domingo, 15 de abril de 2012

Sarney correu risco de infarto, diz médico que atendeu senador



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), 81 anos, correu risco de um infarto depois que se sentiu mal na noite da sexta-feira (13), em Brasília, informou o médico Roberto Kalil Filho, coordenador da equipe médica que atende o senador no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. "Ele correu sério de risco de infarto", afirmou Kalil.
Sarney está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde se submeteu na madrugada deste domingo (15) a um cateterismo seguido de uma angioplastia. Segundo boletim médico das 12h30, o estado de saúde do senador é "estável". Ele ficará na  UTI até esta segunda (16), mas, segundo Kalil, deve permanecer internado durante uma semana.
O cateterismo é um exame feito por meio da introdução de um cateter em um vaso sanguíneo para chegar ao coração. Já a angioplastia é o desentupimento do vaso sanguíneo com o implante do “stent”, uma espécie de "molinha" colocada dentro do vaso.
O presidente do Senado, José Sarney, é recebido ao chegar ao hospital Sírio-Libanês, em SP (Foto: Eduardo Carvalho / G1)Sarney ao chegar ao hospital, na tarde de sábado
(Foto: Eduardo Carvalho / G1)
Ao chegar ao hospital, na tarde deste sábado (14), Sarney fez os exames detectaram o entupimento de uma artéria.
“[Sarney] sentiu um sintoma estranho a ele e me ligou. Pedi para que ele viesse aqui para exames, que constataram um entupimento da artéria descendente anterior, uma das principais do coração”, afirmou Kalil, que também foi o responsável pelo tratamento contra o câncer, no mesmo hospital, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo ele, o stent, uma espécie de mola que é colocada para “abrir” a artéria durante a angioplastia, procedimento para desentupir o vaso sanguíneo, foi "muito bem colocada". O procedimento, entre o exame e a angioplastia, levou cerca de uma hora, de acordo com o médico.
Kalil afirma que Sarney deve sair da UTI na manhã desta segunda-feira (16), mas deve ficar internado durante uma semana. “Não há nenhuma restrição alimentar ou de esforço físico para o senador após a alta hospitalar”, disse.
O médico afirmou que, há quatro anos, o senador realizou um cateterismo e que ele tem hipertensão, “o que exige atenção, já que o coloca entre indivíduos de fator de risco”.
Kalil disse que o senador chegou bem ao hospital, “sem dores”, mas que a dor clássica de infarto, “uma dor forte no peito” ocorreu quando ele já estava no hospital.
Depois que se sentiu mal, segundo a assessoria do senador, Sarney decidiu viajar para São Paulo e antecipar o check-up que estava marcado para quinta (19).
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula telefonaram para o hospital para saber do estado de saúde de Sarney.
Leia abaixo a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital.
"BOLETIM MÉDICO
15/04/2012
12h30
O senador José Sarney permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde deu entrada no final da tarde de ontem (14/4).
Seu estado de saúde é estável. Após passar por um cateterismo e uma angioplastia com a colocação de stent, permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica até amanhã.
A equipe médica que assiste o senador José Sarney é coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira, Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão, Diretor Clínico"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário