quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pescadores maranhenses resgatam barco estrangeiro na Ilha dos Lençois


Barco nº 64 - Moana foi localizado na Ilha dos Lençois, no Maranhão (Foto: Divulgação)Barco Moana foi localizado na Ilha dos Lençois,
no Maranhão (Foto: Divulgação)
Uma embarcação estrangeira à deriva, foi encontrada por pescadores maranhenses na Ilha dos Lençois, cerca de 30 km do município de Apicum-Açu. O barco de competição, a remo, foi resgatado no dia 14 de março.
Oficiais da Marinha, que servem no farol de São João, lacraram o barco. O dono da embarcação, o francês Francis Cerda, foi forçado a abandona-la durante a competição Guiana Bouvet, iniciada em Dakar, noSenegal, no dia 29 de janeiro. Na ocasião, o competidor ficou sem agua potável e desistiu da corrida.
Francis Cerda tenta reencontrar o barco, avaliado em €60.000 (sessenta mil euros), o equivalente a R$ 144 mil. No dia 9 de março, o francês chegou a anunciar em uma página da internet o sumiço da embarcação - equipada com painel para captação de energia solar e utensílio de bordo, como fogão e frigobar.
Foto da embarcação foi divulgada no dia 9 de março no La Repúblique (Foto: La Repúblique)Foto da embarcação foi divulgada no dia 9 de março no La Repúblique (Foto: La Repúblique)

Entenda o caso
O Guiana Bouvet é uma corrida de remo transatlântica entre o Senegal para Guiana e jogado sozinho, sem escalas ou assistência, por um período máximo de 30 remadores em barcos monotipos com 8 metros de comprimento.
No dia 29 de janeiro, os 22 remadores partiram de Dakar (Senegal), na 3ª edição da competição. O capitão Francis Cerda foi o 7º remador a abandonar o remo transatlântica. Segundo o próprio francês, ele estava fraco demais para continuar navegando.
Como o barco não foi rebocado para a linha de chegada da Guiana Bouvet, Francis Cerda teve que abandonar sua embarcação e deixá-la à deriva.
No dia 14 de março, a embarcação nº 64 - Moana foi resgatada, por acaso, pelos pescadores da Ilha dos Lençois, no norte do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário