quinta-feira, 12 de abril de 2012

Lançamento de foguete da Coreia do Norte fracassou, diz CNN

O polêmico lançamento de um foguete pela  Coreia do Norte fracassou nesta quinta-feira (12) - sexta-feira (13) no horário local -, informou durante a noite a CNN citando uma fonte oficial do Pentágono. Segundo as informações da TV, o foguete teria apresentado problemas ainda dentro da atmosfera e se despedaçou.
A Presidência da Coreia do Sul anunciou que faria uma reunião de emergência às 9h locais (21h desta quinta em Brasília) por conta do lançamento.A notícia do lançamento, passada primeiro por uma TV e uma agência de notícias da Coreia do Sul, havia sido confirmada pelo ministro da Defesa da Coreia do Sul e por um oficial dos Estados Unidos que pediu anonimato. O ministro sul-coreano informou ainda que o lançamento ocorreu às 7h39 da manhã de sexta-feira (13), no horário local (19h39 em Brasília).
Uma fonte diplomática informou à AFP que o Conselho de Segurança das Nações Unidas convocaria uma reunião de emergência na sexta-feira (13) para discutir a situação na península coreana depois que Pyongyang lançou o foguete de longo alcance.
A fonte explicou que os 15 membros do Conselho se reunirão "para decidir seus próximos passos" após a atitude norte-coreana.
A Coreia do Norte havia anunciado sua intenção de lançar o foguete Unha-3 entre os dias 12 e 16 de abril, entre as 7h e as 12h locais (19h e 0h de Brasília), para por em órbita um satélite de observação terrestre.
O ministério da Defesa sul-coreano informou mais cedo que estava "observando de perto" a situação.
O regime norte-coreano afirma que o satélite é de uso civil, mas os Estados Unidos e seus aliados na região, Coreia do Sul e Japão, acusam a Coreia do Norte de preparar um teste de míssil balístico.
Soldado faz vigília em frente ao local de lançamento do Unha-3, em visita guiada para a mídia, no domingo (8) (Foto: Reuters)Soldado faz vigília em frente ao local de lançamento do Unha-3, em visita guiada para a mídia, no domingo (8) (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário