sábado, 14 de abril de 2012

Conselho de Ética pede terça ao STF acesso ao inquérito de Demóstenes



O senador Humberto Costa na tribuna do Senado (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)O senador Humberto Costa na tribuna do Senado
(Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)
O senador Humberto Costa (PT-PE), relator no Conselho de Ética do processo que investiga o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), afirmou neste sábado (14) aoG1 que integrantes do conselho irão ao Supremo Tribunal Federal na próxima terça (17) para entregar ao ministro Ricardo Lewandowski pedido de acesso às informações do inquérito aberto para investigar o senador no STF.
Demóstenes Torres responde a inquérito no Supremo em razão de investigação da Polícia Federal que aponta envolvimento dele com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso desde o dia 29 de fevereiro por suspeita de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás.
No Conselho de Ética do Senado, ele responde a um processo por quebra de decoro parlamentar, que pode levar até mesmo à perda do mandato. Os integrantes do conselho querem acesso ao inquérito do STF para aproveitar as informações apuradas pela Polícia Federal como subsídio para o relatório final.
Devido às denúncias, o parlamentar anunciou a desfiliação do DEM. Na última quinta, osenador esteve na reunião do Conselho de Ética do Senado e afirmou que irá "provar" a inocência. A defesa prévia do senador será entregue ao conselho no dia 25, segundo o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
De acordo com Humberto Costa, os parlamentares vão levar ao relator do caso no STF, ministro Ricardo Lewandowski, um requerimento de autoria do senador Wellington Dias (PT-PI) que pede o acesso às informações sigilosas que envolvem o senador.
Segundo Costa, as informações são importantes para o andamento do processo no conselho. "Vamos tentar junto ao STF as informações. Acreditamos que por ser um pedido do Conselho de Ética, o ministro não vá nos negar [o acesso]", disse o senador.

Na semana passada, o STF negou um pedido de informações ao corregedor do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB). De acordo com Vital do Rêgo, o Supremo negou o pedido porque o inquérito tramita em segredo de Justiça e informou que, por conta disso, somente uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) poderia receber as informações.

Defesa
A próxima reunião do Conselho de Ética do Senado deverá ocorrer no dia 25 de abril, quando se encerra o prazo para o senador Demóstenes Torres apresentar sua defesa prévia para o conselho.
Neste sábado, o advogado do senador, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que a defesa prévia de Demóstenes já começou a ser elaborada.
A defesa do senador, segundo Kakay, será entregue por escrito. O advogado deve ler o conteúdo da defesa aos integrantes do Conselho de Ética, na reunião marcada para o próximo dia 25. "Temos uma questão jurídica a resolver que é a defesa do senador no Conselho de Ética. Estamos nos detendo nesta questão neste momento", afirmou Kakay.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário