quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Primeiro debate do segundo turno repercute na Internet


Nas redes sociais a disputa entre Dilma Roussef e Aécio Neves também foi acirrada

Jornal do BrasilFernanda Távora
O primeiro debate do segundo turno entre Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB), na noite desta terça-feira (15), transmitido pela Bandeirantes, pegou fogo na TV e nas redes sociais. O enfrentamento direto entre os dois candidatos, após o primeiro turno, teve grande repercussão. Durante o debate, os nomes de Dilma e Aécio eram os termos mais citados no Twitter - a petista foi mencionada 103 mil vezes na última hora do embate da Band, enquanto o tucano teve seu nome citado 102 mil vezes.
A BBC Brasil fez a medição de palavras e expressões usadas pelos candidatos durante o debate nas redes sociais.  Em reportagem, a BBC Brasil descreveu o clima do estúdio da Band  como "um octógono" e os presidenciáveis protagonizaram "uma luta de UFC" .  Entre os internautas a impressão sobre o debate pareceu ser a mesma, gerando diversos memes (conceito transmitido através de imagens e/ou frases pelas redes sociais).
As declarações dos candidatos e os principais assuntos discutidos, também foram temas de imagens e piadas nas redes sociais. O Bolsa Família foi um dos mais mencionados, principalmente porque, durante o debate, a “paternidade” do programa foi discutida entre Dilma e Aécio. De forma irônica, os jornais destacaram os discursos dos presidenciáveis. "Se fizermos um DNA do Bolsa Família, candidata, o pai será o presidente Fernando Henrique e a mãe será D. Ruth Cardoso", provocou Aécio. E Dilma rebateu: "Chegamos à fabulação, ao perigoso terreno da lenda. Vocês jamais aplicaram recursos em grandes programas sociais”.
1 / 7
Além disso, alguns veículos de comunicação consideraram que os termos mais usados no debate pelos presidenciáveis foi “leviandade”, “mentira”, “desinformação” e “falta de memória”. No entanto, no final do debate os candidatos trocaram beijos de despedida.
O discurso do 'medo' é outro tema de destaque na repercussão desta quarta. Segundo o Diário Estado de Minas, Dilma fez a primeira menção à palavra, já usada em sua campanha e destaca trechos do debate: "Acho que o povo brasileiro tem de ter muito medo, porque está em questão se vai ou não vai haver emprego". Ao que Aécio respondeu: "Realmente, há medo na sociedade brasileira hoje. Há medo do PT governar por mais 4 anos".
O EM considera que esta foi a primeira vez que os dois trocaram ataques frontais, com a petista citando corrupção e nepotismo para atingir o candidato tucano, que, por sua vez, fazia questão de trazer para o PSDB os méritos da criação de programas sociais, como o Bolsa Família.
Infográfico do portal de notícias UOL acompanha quantas vezes o nome de Dilma Roussef e Aécio Neves são citados no facebook. Após o debate a candidata do PT aparece na frente
Infográfico do portal de notícias UOL acompanha quantas vezes o nome de Dilma Roussef e Aécio Neves são citados no facebook. Após o debate a candidata do PT aparece na frente
No UOL, um infográfico acompanha em tempo real quantas vezes o nome dos candidatos é mencionado no Facebook. Nas últimas 24 horas, em mais de seis mil menções, a petista Dilma apareceu em 62% das vezes, enquanto o candidato do PSDB, Aécio Neves, 38%.
Ex-candidatos a presidência são relembrados nas redes sociais
Os ex-candidatos à presidência, presentes no debate do primeiro turno, também foram relembrados nas redes sociais. Alguns memes mostraram saudosismo às presenças de Eduardo Jorge, candidato pelo PV, e Luciana Genro, pelo Psol. Os outros candidatos apareceram em imagens que lembravam a final do Big Brother, reality show transmitido pela TV Globo. Entre outras piadas que circularam nas redes sociais durante e depois do debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário