sábado, 4 de outubro de 2014

Líderes nas pesquisas disputam votos de indecisos na Região Sudeste


Dilma esteve em São Paulo, Aécio, em Minas, e Marina Silva, no Rio de Janeiro

Jornal do BrasilFernanda Távora
Os principais candidatos à Presidência priorizaram a Região Sudeste nesta sexta-feira para conquistar os votos dos indecisos. A presidente Dilma Rousseff (PT) fez campanha em São Paulo. Na cidade de São José dos Campos, a candidata à reeleição falou sobre o debatepromovido pela Rede Globo nesta quinta-feira e comentou sobre o segundo turno das eleições presidenciais.
Já o candidato Aécio Neves (PSDB) fez campanha em Minas Gerais, sua terra natal. O tucano também falou sobre as alianças para o segundo turno e criticou, mais uma vez, o quadro econômico do país.
Já a candidata do PSB, Marina Silva, fez carreata na tarde desta sexta-feira (3), pelo bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela destacou as metas de campanha do seu governo.  Junto com seu vice, Beto Albuquerque, Marina percorreu as ruas da Tijuca em um carro aberto, acompanhada por uma pequena multidão.
Na altura da Praça Saens Peña, um dos principais pontos do bairro, o vice, Beto Albuquerque destacou a participação espontânea da população e falou sobre a questão dos escândalos da Petrobras, assunto que surgiu na pauta do último debate antes da eleição, na Rede Globo. “O povo do Rio de Janeiro bateu no peito muitas vezes por ser o estado sede da Petrobras, agora a Petrobras está tomada pela corrupção. Nós podemos reverter esse quadro”.
1 / 8
Do alto do carro aberto, usado para percorrer as ruas do bairro da zona norte, Marina Silva destacou a participação popular e falou sobre seu programa de governo. A candidata do PSB destacou as propostas de educação em tempo integral, adequação do salário dos professores, a necessidade estabelecer um projeto de educação continuada, passe livre para os estudantes.
Além disso Marina destacou também as propostas para a saúde e afirmou: “´No segundo turno vai ser diferente. O tempo de TV  é igual, o debate vai ser em cima de ideias e programas de governo”. A candidata destacou ainda o apoio popular e o desejo de mudança, mas ressaltou que é uma “mudança que preserva o que já conquistou”, se referindo a manutenção dos programas sociais, como o Bolsa Família, implantado durante o governo do PT.
Perguntada sobre a declaração dada por Fernando Henrique Cardoso nesta quinta-feira, para o Estado de S. Paulo, de que, havendo um segundo turno as oposições deveriam se unir contra a candidata do PT, Dilma Roussef – que aparece a frente das pesquisas – Marina respondeu: “Segundo turno se discute no segundo turno. Agora, nós estamos na batalha do primeiro turno. A manifestação espontânea dos brasileiros sustentou a nossa campanha, porque viram que nós somos a mudança e apresentamos um programa de governo em respeito. Coisa que nossos adversários não fizeram.
A candidata do PSB ainda alfinetou Aécio Neves, candidato a presidência pelo PSDB. “O Aécio deixou pra apresentar seu programa nos últimos minutos da prorrogação e ainda pela metade”, destacou. Marina ainda ressaltou a proposta do décimo terceiro salário aplicado ao programa do Bolsa Família, lembrando a proposta feita pela candidata durante o debate desta quinta-feira (2). “Não se vai mais votar na velha ideia do vermelho e do azul, agora vai votar em quem tem respeito pelo brasileiro e quem apresenta um plano de governo. Chega de candidatos que querem ganhar a eleição com um cheque em branco agora tem que ser compromisso, compromisso e um programa de governo”, afirmou.
Perguntada ainda sobre se o empate técnico entre ela e Aécio Neves, apontado na ultima pesquisa do Data Folha, seria resultado das contradições do seu programa de governo, Marina se esquivou.  “A mobilização espontânea da sociedade vai surgir no dia 5 de outubro quando a pesquisa é definitiva. E nós estaremos no segundo turno, e quem vai nos dar essa vitoria é o povo brasileiro.  Não serão as estruturas, o dinheiro o  tempo de televisão o marketeiro é o povo brasileiro que decidiu  que Marina silva e Beto  estarão no segundo turno”.
A candidata do PSB criticou ainda os partidos de Dilma Roussef e Aécio Neves.  “O PT quer o PSDB, e o PSDB quer o PT, porque eles já se acostumaram a se enfrentar durante 20 anos”, afirmou.   “No nosso programa e no nosso projeto a forma de mudar com respeito aos brasileiros, mantendo as conquistas, mas não tendo uma atitude de complacência com a corrupção e a atitude de avançar, porque é para frente que se anda”, concluiu Marina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário