domingo, 12 de outubro de 2014

Polêmica da carne vira esquete de humor no programa de Aécio Neves


O programa de Dilma já recorreu ao humor para chamar a atenção do telespectador

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Com Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) cumprindo uma agenda apertada nos quatro cantos do país, os marqueteiros não dispõem de muito tempo dos candidatos para gravar os programas do horário político.
A solução é escalar atores para ocupar a maior parte da propaganda eleitoral. Eles acabam atuando como porta-vozes, principalmente para atacar o adversário.
A dramaturgia também possui papel importante nesta campanha do segundo turno. No sábado (11), o programa de Aécio Neves exibiu um esquete para tirar proveito eleitoral de uma frase polêmica do secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.
“Há uma série de outros produtos substitutos (para a carne) como frango, ovos e aves”, declarou, ao comentar a contribuição do preço da carne para o aumento da inflação.
O programa do PSDB mostrou dois funcionários do açougue de um supermercado comentando a notícia.
Uma cliente se aproxima do balcão e pede um 1 kg de carne. O açougueiro entrega uma cartela de ovos.
“Eu pedi carne”, insiste a mulher.
O rapaz explica que o atual governo sugere a substituição de carne por ovos e questiona se ela não prefere fazer a troca.
“Vou trocar é de governo”, ironiza a consumidora.
A encenação de situações do cotidiano costuma ser um recurso eficiente para facilitar a comunicação com o eleitorado. Especialmente com a parcela com dificuldade em compreender o ‘economês’ falado pelos governantes e o ‘burocratês’ dos políticos em geral.
O programa de Dilma já recorreu ao humor para chamar a atenção do telespectador. O fantoche Pessimildo protagonizou alguns esquetes debochando dos “críticos de plantão” da gestão petista.
Quando os presidenciáveis apelam à comédia para cutucar um ao outro, quem sai ganhando é o telespectador. Esse deboche deixa a propaganda eleitoral menos intragável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário