domingo, 5 de outubro de 2014

Fátima, do PT, é eleita senadora pelo Rio Grande do Norte


Professora Fátima Bezerra teve 54,90% dos votos válidos.
Vilma Maria de Faria foi a segunda mais votada, com 43,23%.

Do G1 RN
Deputada Federal Fátima Bezerra, do PT, foi ao Colégio Atheneu dar apoio a Carlos Eduardo, do PDT  (Foto: Igor Jácome/G1)Fátima Bezerra, do PT, é eleita senadora pelo
Rio Grande do Norte (Foto: Igor Jácome/G1)
O Rio Grande do Norte elegeu Fátima Bezerra (PT) para o Senado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, com 95% dos votos válidos apurados, ela teve 54,90% dos votos válidos, o que equivale a 762.250 votos. A candidata Vilma Maria de Faria (PSB) foi a segunda mais votada com 43,23% dos votos válidos (600.157 votos).
O RN teve quatro candidatos ao Senado. Além de Fátima e Vilma, concorreram a uma vaga Ana Célia (PSTU) e Lailson de Sousa (PSOL). O candidato Roberto Ronconi (PSL) teve o registro da candidatura cassado no dia 22 de setembro após a renúncia do candidato a 1º suplente, Ricardo Farias, a menos de 20 dias das eleições.
 Fátima Bezerra nasceu em Nova Palmeira, na Paraíba, e se mudou para Natal para continuar os estudos, no início da década de 70. Fátima é professora e pedagoga. Iniciou sua trajetória política quando era estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participou do congresso que marcou a reconstrução da UNE, em Salvador, e do Encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizado no Rio de Janeiro, que celebrou a volta de alguns exilados ao Brasil. Entrou para o magistério em 1980 e 1982 como professora da rede estadual e da prefeitura de Natal.
Filiada ao PT desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual por dois mandatos, em 1994 e 1998. Ela exerce o mandato de deputada federal desde 2002, quando foi eleita a deputada federal mais votada do RN. Em 2005, foi presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e é membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados desde o seu primeiro mandato federal.
Campanha
Desde o início da campanha e com a divulgação de pesquisas de intenção de votos, ficou claro que a disputa pela vaga do Rio Grande do Norte no Senado Federal ficaria entre Fátima e Vilma. Durante um bom tempo, Vilma liderou as pesquisas.

Mas, nas últimas divulgações, já se previa um empate técnico, com vantagem para a candidata petista. Mesmo com essa bipolarização da disputa, a campanha no Rio Grande do Norte não foi de polêmicas, com Fátima e Vilma se respeitando a todo o momento.
Confira votação dos candidatos
Fátima (PT): 54,90%
Vilma Maria de Faria (PSB): 43,23%
Professor Lailson (PSOL): 1,00%
Ana Celia (PSTU): 0,87%
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário