terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vice apela ao tapetão

23/09/2014 - 00:15

Fábio Cortez / NJ
Vice-governador Robinson Faria não pede direito de resposta acerca do assessor da Câmara que trabalha na sua campanha
Conforme o NOVO JORNAL noticiou domingo recente, o vice-governador e candidato do PSD ao Governo, Robinson Faria, deu entrada dia 17 passado com processo por abuso no qual tenta – duas semanas antes da eleição – cassar o candidato do PMDB, Henrique Eduardo; e vai contra o NOVO JORNAL e a Tribuna do Norte, jornais impressos, acusando-os de favorecer o presidente da Câmara.

E ainda no domingo, Robinson Faria entrou com dois pedidos de resposta contra o NOVO JORNAL: um para a reportagem sobre a tentativa de censura e outro com relação à dívida milionária que ele possui com a Receita Federal. Não há registro de pedido de resposta para a reportagem sobre Hudson Pereira, o assessor de Fábio Faria (PSD) que – conforme noticiou o Jornal de Hoje, após o NOVO JORNAL – estava trabalhando na campanha de Robinson Faria, mas permanecia recebendo salário na Câmara Federal.

As representações foram impetradas no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Robinson Faria quer, através dos processos 1128-06.2014.6.20.0000 e 1130-73.2014.6.20.0000, direito de resposta pela manchete e as matérias publicadas na edição de domingo (21), que tratavam do processo aberto pelo candidato que envolve o NOVO JORNAL e a Tribuna do Norte, informação dada pela blogueira Thaísa Galvão em seu blog.

O pedido de resposta do vice-governador também se estende à reportagem sobre a dívida milionária que ele possui com a Receita Federal por conta de transações imobiliárias.O jornal foi notificado das representações através de mandado entregue na tarde de ontem. A relatoria das duas representações foi dirigida ao juiz Cícero Martins de Macedo Filho, magistrado auxiliar do TRE-RN.

As petições assinadas pelos advogados Ronald Castro de Andrade e Fábio Cunha Alves de Sena pedem que o direito de resposta, já encaminhado junto ao documento, seja no mesmo “espaço, local, página, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa”. Ainda é exigido que os textos encaminhados pela assessoria jurídica de Robinson Faria sejam publicados em uma edição de domingo, assim como foram as matérias, além da divulgação nos perfis do jornal no Facebook, Instagram e Twitter.

A petição inicial do processo contra o NOVO JORNAL acusa o periódico de difamá-lo ao divulgar justamente a informação de que o vice-governador teria entrado com processos contra o NOVO e a Tribuna do Norte, além da cobrança de uma dívida de R$ 5 milhões do candidato por parte da Receita Federal devido a transações imobiliárias.

A reportagem publicada domingo recente pelo NOVO JORNAL, com base na informação da blogueira Thaísa Galvão e que não foi negada pela assessoria jurídica da campanha de Robinson Faria, refere-se ao pedido de abertura de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) endereçada à desembargadora Zenaide Bezerra e que tem como requerido o presidente da Câmara dos Deputados e coloca o NOVO JORNAL e a Tribuna do Norte como litisconsortes (figurando no processo como coautor ou corréu), por terem publicado matérias sobre Henrique Alves entre julho e setembro. 

A assessoria jurídica de Robinson Faria chegou a negar que a informação veiculada no blog de Thaísa Galvão seria correta, o que foi desmentido ontem. “A assessoria jurídica fala o que quiser”, disse a jornalista, consultada sobre o que achava da assessoria ter negado a informação publicada por ela.

Robinson Faria alega que há desproporção na divulgação de matérias sobre o presidente do legislativo nacional e que os jornais “não podem atuar partidariamente em momento algum”.Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica do candidato afirmou à reportagem que não comentaria o caso. A assessoria de imprensa do candidato não atendeu as ligações, nem deu retorno até o fechamento desta reportagem.


- See more at: http://www.novojornal.jor.br/noticias/politica/2708#sthash.pX8qU3n4.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário