segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Capitania dos Portos abre inquérito sobre incêndio


Publicação: 2014-09-28 00:00:00 | Comentários: 0
Um barco carregado de pescados pegou fogo na noite da última sexta-feira (26) em Natal e até o início da tarde de ontem o incêndio não havia sido completamente debelado pelo corpo de Bombeiros. 

Batizado Miomar, o barco  estava atracado no cais da rua Chile, no bairro da Ribeira. O incêndio já durava mais de 12 horas. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte abriu  inquérito, com prazo de 90 dias, para apurar as circunstâncias. “Não houve vítima e nem há indício de poluição hídrica no local”, informou o Comando do 3º Distrito Naval, em nota enviada à imprensa.
Emanuel AmaralO barco atracou sexta-feira com 90 toneladas de atum e meca. Desse total, 25 toneladas foram desembarcadas antes do incêndioO barco atracou sexta-feira com 90 toneladas de atum e meca. Desse total, 25 toneladas foram desembarcadas antes do incêndio

Diretor da Pesqueira Nacional, empresa dona embarcação, Agerson Barbosa Júnior explicou que o barco atracou na sexta-feira com 90 toneladas de atum e meca. Desse total, 25 toneladas haviam sido desembarcadas até o início do incêndio. Não foi revelado em quanto está avaliada a carga.

O diretor da empresa disse, no entanto, acreditar que ela não foi afetada pelo incêndio porque o fogo, até ontem, continuava concentrado na casa de máquinas.  

A Pesqueira Nacional é uma empresa local que tem três barcos pesqueiros, incluindo o Miomar. A produção é voltada para o mercado nacional e exportação.

Causas
Até o início da tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros  não sabia o que motivou o incêndio. Segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, houve dificuldade maior para acabar com o fogo porque a espuma, com o nome de LGE, é o material ideal para uso em incêndio envolvendo combustível. No entanto, a quantidade usada pelo Corpo de Bombeiros na noite de sexta-feira não foi suficiente e a equipe não dispunha de mais estoque. “Nós tínhamos a espuma, foi usada, mas não foi suficiente. Esse foi um incêndio de grande porte”, explicou o tenente Christiano Couceiro, assessor de imprensa.

No final da manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros conseguiu uma carga de 60 litros de espuma com a Base Aérea de Natal. O material seria usado para tentar acabar com o incêndio. “Essa é uma quantidade não muito elevada, mas vamos usar para tentar acabar com o incêndio”, disse o tenente Rafael Barreto, que coordenou as atividades de combate ao incêndio. 

Segundo informações de populares, que presenciaram o início do incêndio, a embarcação estava sendo descarregada quando as primeiras chamas de fogo apareceram na casa de máquinas. Os barcos que estavam no cais e próximos foram retirados do local.

Na manhã de ontem, era visível que o Miomar estava em uma posição propensa a afundar. “Há risco de afundar e nós já comunicamos aos órgãos de defesa do meio ambiente para que possam adotar providências de contenção. A embarcação tem 5 mil litros de óleo e é feita de fibra de carbono. Com o incêndio pode ter vazamento (para o rio Potengi)”, explicou o tenente Rafael Barreto. Em nota,  o Comando do 3º Distrito Naval disse, no entanto, não haver risco de poluição.

O barco Miomar havia passado 80 dias no mar, com uma tripulação de 14 pessoas, e atracou na manhã de sexta-feira. A tarde começou o trabalho de desembarque do pescado. O incêndio começou próximo às 23h, quando o processo de retirada do pescado ainda estava em curso. Não houve vítimas fatais. Os funcionários da Pesqueira Nacional, quando viram o incêndio, se afastaram do local, segundo a empresa.

O Comando do 3º Distrito Naval informou, em nota, que tomou conhecimento do incêndio, na noite de sexta-feira (26). Equipes da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, da Base Naval de Natal e do Centro de Intendência da Marinha em Natal estiveram no local dando apoio técnico e de material, com caminhões cisterna e líquido gerador de espumas, aos Bombeiros, de acordo com a assessoria de imprensa do Comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário