terça-feira, 10 de abril de 2012

Pelé, sobre Olimpíadas: 'Não ganhamos pois nunca joguei'

Por Marcelo HazanSantos, SP
Evento Lançamento livro centenário, Pelé (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Pelé, no evento de lançamento do livro do Santos
(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)
O Brasil já conquistou cinco Copas do Mundo, mas nunca ganhou uma Olimpíada. Por quê? Segundo Pelé, o motivo é ele nunca ter disputado a competição. O Rei do Futebol afirma que, se tivesse jogado, o Brasil teria sido campeão olímpico - sem contar seu período no Cosmos, já em fim de carreira, Pelé poderia, em tese, ter participado das Olimpíadas de 1960 (Roma), 64 (Tóquio), 68 (Cidade do México) e 72 (Munique). Mas, naquela época, jogadores profissionais não disputavam a competição.
- Sabe por que exatamente não temos um ouro? Quando eu comecei a jogar, tinha 16 anos. Nessa época, quem era profissional não poderia jogar uma Olimpíada. Eu nunca joguei uma Olimpíada. Por isso não ganhamos - disse o Rei, sorrindo, durante evento de lançamento do livro oficial do centenário do Santos, na Vila Belmiro, na noite desta segunda-feira.
Principais responsáveis por tentar conseguir o inédito título para a Seleção, Neymar, 20 anos, e Ganso, 22 anos, ambos do Santos, além de Lucas, do São Paulo, com 19, são vistos como as promessas brasileiras. Pelé ressalta justamente a idade destas revelações.
- Nossos melhores jogadores estão nessa faixa de idade (até 23). É uma medalha que o Brasil precisa ter - cobra o Rei do futebol.
Mano Menezes, técnico da Seleção, será o responsável por comandar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em julho. A Argentina não estará na competição, mas Pelé voltou a falar sobre os "hermanos". Questionado sobre Messi, o Rei exaltou Neymar e lembrou a comparação que faziam entre ele e Maradona.
- Nunca fui rival do Maradona. Quando eu comecei a jogar, tinha o Di Stéfano no Real e todos diziam que ele era melhor do que o Pelé. Passou um pouco e veio o Maradona. Alguns dizem que o Messi é melhor do que o Pelé. Primeiro, ele tem de ser melhor do que o Neymar, coisa que não é ainda - afirmou o Rei, arrancando aplausos de todos no Salão de Mármore da Vila.
Esta não é a primeira vez que o Rei coloca o camisa 11 do Peixe à frente do meia argentino. Messi foi eleito em 2011 pela terceira vez consecutiva melhor do mundo, feito também alcançado por ídolos como Ronaldo e Zidane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário