sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Luxemburgo é demito do Flamengo

O que parecia inevitável desde o início do ano finalmente se concretizou nesta quinta-feira. No centro de uma crise interminável no Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido pela presidente Patrícia Amorim, menos de 24 horas depois que o time conquistou a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores com uma vitória por 2 a 0 sobre o Real Potosí, da Bolívia, no Engenhão.  Mas o desgaste de Luxemburgo com nomes fortes da alta cúpula decretaram a sua queda. Em uma reunião na manhã desta quinta, Patrícia Amorim foi pressionada pelo vice-presidente geral Hélio Ferraz, o vice de finanças, Michel Levy, e Maurício Gomes de Mattos, presidente do Conselho de Administração, a demitir o treinador.
Junto com Luxemburgo, deixam o clube o supervisor Isaías Tinoco - figura próxima da presidente, mas que sofria rejeição de Ferraz - e os membros de sua comissão técnica fixa: o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Antônio Lopes Júnior. O diretor executivo Luiz Augusto Veloso, um ex-presidente, vai ser remanejado para outra área.
Ainda segundo a fonte, a demissão foi motivada muito mais por questões políticas do que por suas decisões técnicas ou a alardeada cisão com o meia Ronaldinho Gaúcho. O mau ambiente entre técnico e jogadores foi um fator secundário. Luxemburgo manteve a posição de não pedir demissão, mesmo diante da antecipação de sua saída ainda na última quarta. O técnico, que recebia R$ 700 mil mensais, não queria abrir mão da multa rescisória de R$ 4 milhões. Caberá a Levy procurar meios de arcar com a vultuosa indenização.
Assume, provavelmente, o clube Joel Santana, atualmente no Bahia A esperança dos dirigentes é que o veterano treinador consiga um acordo amistoso para deixar o clube baiano sem a necessidade do pagamento da multa.
JOGO
Menos de quarenta e oito horas depois de ter derrotado o Real Potosí, da Bolívia, por 2 a 0, e se garantido na fase de grupos da Copa Libertadores, o Flamengo volta a campo para enfrentar o Olaria hoje, às 16h (no RN), no  Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro soma quatro pontos e precisa vencer para seguir firme na zona que levará para as semifinais. Já o Olaria sequer conseguiu pontuar e segura a lanterna da chave.

Botafogo joga mal e apenas empata
O Botafogo voltou a mostrar os erros do fim de semana e tropeçoiu novamente na Taça Guanabara. Os alvinegros ficaram no empate por 2 a 2 com o Madureira, nesta quinta-feira, em Conselheiro Galvão. Com o resultado, o time de General Severiano chega a cinco pontos, ainda na zona de classificação para as semifinais. Já o Tricolor Suburbano está com um ponto a menos, na esperança de conseguir uma vaga às finais do primeiro turno. O Madureira foi quem abriu o placar no primeiro tempo com Thiago Medeiros. Somente na etapa final, o Botafogo virou a partida com gols de Herrera, de pènalti, e Rodrigo, contra. No entanto, pouco antes do fim, Alex Silva igualou o marcador e sacramentou o resultado.

Na próxima rodada, o Botafogo terá que se recuperar na competição no clássico contra o Flamengo, no domingo. Já o Madureira terá o confronto contra o Olaria, na Rua Bariri, no mesmo dia.

O Botafogo iniciou a partida pressionando o Madureira em seu campo e por pouco não abriu o placar na primeira boa chance de gol, aos dois minutos. Maicosuel recebeu a bola na entrada da área, passou por um marcador e finalizou colocado, mas a direita do gol de Márcio. No entanto, os alvinegros só tiveram esta oportunidade no começo do confronto, pois pecava muitos nos passes no setor ofensivo. Aos poucos, o Madureira passou a conseguir atacar.  Para piorar, o alvinegro viu os donos da casa abrirem o placar aos 27 minutos, quando Thiago Medeiros aproveitou falta cobrada na área e subiu mais que a zaga alvinegra para cabecear sem chance para Jefferson.

De tanto insistir, o Botafogo conseguiu chegar ao empate aos 30 minutos do segundo tempo. Caio foi derrubado na área por Gilson e o árbitro apontou pênalti após marcação do assistente que fica na linha de fundo. Herrera cobrou com categoria, sem chance para Marcio. Depois do empate, os alvinegros foram com tudo em busca da virada e conseguiram aos 40 minutos. Renato cobrou falta para a área, o volante Rodrigo tentou cortar e acabou colocando para a própria rede.

Quando parecia que o Botafogo conseguiria a vitória, acabou sofrendo a igualdade aos 44 minutos. Em um contra-ataque rápido, Rodrigo cruzou para Alex Silva, livre, cabecear para o gol de Jefferson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário