quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Veja como planejar os estudos para concursos do magistério

Do G1, em São Paulo



Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como planejar a rotina de estudos para concursos do magistério.
"Sou graduada em licenciatura plena de matemática e vou fazer um concurso para magistério. O concurso é para professor de matemática da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e gostaria de algumas sugestões para ficar entre os 20 primeiros colocados", solicita a internauta Miriam Carmo.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
"A minha sugestão é distribuir as matérias considerando seis horas de estudo por dia, sendo três pela manhã e três na parte tarde, deixando um intervalo de 15 minutos durante o turno. Não coloquei nenhuma programação de estudo nem para a noite e nem para o fim de semana. Fiz uma tabela para você poder guiar os seus estudos", afirma Lia Salgado.

Segunda-feira
Terça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo
9h às 10h30conhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicosLivre
10h45 às 12h15conhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicosLivre
14h às 15h30portuguêsportuguêsportuguêsconhecimentos da áreahabilitação profissionalLivre
15h45 às 17hportuguêsportuguêsconhecimentos da áreaconhecimentos da áreahabilitação profissionalLivr


A indicação da especialista é que a candidata comece a estudar com pouco tempo e depois aumente esse período. "Inicie com 1h30 e vá aumentando até chegar a 3 horas pela manhã e pela tarde e com o passar do tempo se você sentir que realmente tem condições pode fazer um turno da noite ou estudar no sábado também, mas deixa o domingo para descansar e se recuperar para retomar os estudos na semana seguinte", afirma.
TerceirizadosA dúvida da internauta Maria Coimbra é sobre funcionários terceirizados que ocupam vagas destinadas a candidatos concursados. "Fui aprovada em um concurso para cadastro de reserva de um tribunal e sou a próxima a ser nomeada. Mas ao visitar a comarca verifiquei que tem pessoas terceirizadas desempenhando a função para a qual fui aprovada. Como posso proceder?", pergunta.
De acordo com Lia, o candidato aprovado dentro das vagas do edital tem direito a posse dentro do prazo de validade do concurso. "Quem ficou em cadastro de reserva tem apenas uma expectativa de direito se as vagas surgirem durante o prazo de validade, mas essa expectativa se transforma em direito a posse se houver terceirizado ocupando a vaga que deveria ser preenchida por concurso público e havendo candidato aprovado."
A especialista aponta algumas decisões que foram favoráveis aos concursados. "Há uma decisão com relação ao TJ de Santa Catarina em que um agente de serviços gerais foi aprovado em cadastro de reserva e provou que havia contratação de terceirizados durante a validade, mas a decisão não aconteceu na primeira instância."
Ela também lembra os casos do TRT de São Paulo que garantiu a um candidato aprovado que ele fosse contratado na própria vaga de terceirizado que ele ocupava em Furnas e da 5ª Turma do STJ  que confirmou uma decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho e garantiu nomeação de uma candidata ao cargo efetivo de oftalmologista na Universidade Federal Fluminense. "Você precisa ter fôlego e buscar os seus direitos", recomenda.


Concentração"Decidi há pouco tempo me tornar concurseiro e para aumentar a concentração uso tapadores auriculares e escuto música clássica durante os estudos. Contudo, no dia da prova não poderei usar esses artifícios. Isso poderá comprometer meu desempenho?", questiona o internauta Eduardo Cardoso.
"Recursos desse tipo são muito úteis no início para você construir o hábito de estudo e ter uma boa concentração. Mas com o tempo acho que é importante você ao menos alternar estudar com e sem os tapadores e música clássica até você conseguir manter uma boa concentração sem esses recursos", afirma a especialista.
Segundo a especialista, diversas situações podem tirar a concentração dos candidatos durante a prova e eles precisam estar preparados para não perder o foco.  "Sei de alguns casos extremos de que havia uma obra próxima ao local com serra elétrica e com todo o tipo de barulho e outro caso pior que tinha churrasco com música alta. O candidato tem que saber lidar com isso porque esses casos são extremos, mas é muito comum ter algum candidato perto de você abrindo um pacote de biscoito, espirrando ou assoando o nariz e você tem que estar preparado para não ficar irritado e não perder a concentração."
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário