segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Receita começa a receber declaração do IR a partir desta quinta-feira

Os primeiros serão os primeiros e os últimos serão os últimos. Quando se trata de Imposto de Renda (IR), a ordem é direta. Por isso, quanto antes se declara, mais cedo se recebe a restituição. Os primeiros lotes são disponibilizados entre junho e julho. Por esse motivo, a cientista econômica Luciana Souto aproveitou as primeiras horas de sexta-feira e logo que o programa foi disponibilizado na internet baixou e instalou o software do IR para tirar as poucas dúvidas que restavam em relação ao do ano passado. Acostumada a fazer a própria declaração – e a do marido –, ela sempre envia o formulário para a base de dados da Receita Federal nos primeiros dias, o que lhe garante a restituição nos primeiros lotes. “Desta vez não teve a versão de testes, mas em outros anos eu fazia o download do programa que ainda não era o definitivo”, afirma Luciana.

Tanto a declaração dela quanto a do marido são feitas no modelo simples. Em menos de uma hora, Luciana Souto consegue enviar todos os dados, pois guarda os formulários antigos. Assim, o programa já carrega boa parte do espaço preenchido, sendo necessário apenas atualizar alguns números. “Quem está acostumado a fazer a declaração não terá problema este ano. Mudou muito pouco”, diz a cientista econômica. Ela baixou o programa e conferiu, mas como viu que estava bem parecido com os anteriores, nem nem se preocupou em “fuçar” muito.

Além de receber da restituição antes da maioria dos contribuintes, outro motivo que leva Luciana a ser uma das primeiras a prestar contas ao Leão é a repetição de problemas costumeiros de quem deixa para a última semana. “Fica aquela loucura. O congestionamento dos últimos dias deixa o sistema lento”, diz. Isso quando o site não sai do ar.

Por isso, novamente a dica da cientista econômica e de especialistas é aproveitar que o programa foi disponibilizado (www.receita.fazenda.gov.br) na sexta-feira para fazer a declaração o quanto antes. O formulário, no entanto, só pode ser efetivamente enviado a partir de quinta-feira, quando a Receita começa a receber o acerto de contas com o Leão.

Uma das novidades do programa neste ano é o fato de a declaração poder ser feita no Programa Gerador de Declarações (PGD), onde o cidadão preenche as informações. “Antes a declaração era preenchida em um programa próprio do Imposto de Renda”, diz Alexandra Assis, gerente operacional responsável pelo departamento de Imposto de Renda da MG Contécnica Consultoria & Contabilidade.

O primeiro passo antes de fazer a declaração, segundo Alexandra, é resgatar o documento do ano anterior, assim como o informe de rendimentos das fontes pagadoras. “A pessoa deve ter em mãos ainda os comprovantes de despesas médicas, escolas, convênios e empregadas domésticas. As movimentações de bens, como compra ou vendas de imóveis e veículos, devem estar documentadas”, ressalta Alexandra. No caso das domésticas, é possível deduzir o gasto com pagamento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), limitado a R$ 810,60.

Alexandra destaca que é preciso observar se houve algum ganho de capital na venda dos bens e que a apuração deve ser feita independentemente de ter imposto a recolher ou não. “E essas informações devem ser importadas depois para o programa”, diz.

Nas regras do ajuste de contas com o Leão há outra novidade neste ano: o contribuinte que teve renda superior a R$ 10 milhões ao longo de 2011 terá de usar o certificado digital para enviar a declaração do Imposto de Renda 2012. A vantagem está na segurança no ambiente eletrônico e integridade das informações durante o procedimento.

Outra mudança é o fato de o contribuinte com imposto a pagar e que quiser parcelar em até oito vezes, limite permitido pelo Fisco, não poder imprimir todas as guias de recolhimento (as Darfs) de uma única vez, como era possível até o ano passado. Para que a parcela da cobrança venha corrigida pela taxa básica de juros (Selic), o cidadão vai ter que entrar todos os meses no site da Receita para emitir a guia do próximo vencimento, com valor atualizado do imposto devido. “Antes, como o contribuinte imprimia as oito cotas de uma única vez, muitas vezes esquecia de incluir a correção da Selic”, observa Janir Adir Moreira, advogado tributarista e diretor da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt)

Publicação: 27/02/2012 09:02 Atualização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário