Publicação: 17 de Fevereiro de 2012 às 00:00 para o CA
Com a confirmação do clássico ABC e América na final do primeiro turno, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), junto com as autoridades de Segurança do Estado e mais os representantes do Ministério Público decidiram tomar algumas medidas apontadas como importantes. A primeira delas foi a confirmação do adiamento do dia do confronto, que sai da Quarta-Feira de Cinzas, para quinta-feira, dia 23, sendo mantidos a hora (20h30) e o local do jogo (Nazarenão). Outra decisão é que está liberada a presença das duas torcidas no estádio.
Assessoria da Prefeitura de Goianinha
Promotor Luiz Marinho se preocupa com isolamento dos alvinegros

As decisões ocorreram após a visita de uma comissão formada pelo presidente da FNF, José Vanildo, do promotor Luiz Eduardo Marinho e do coronel Alarico Azevedo e representantes do América a Goianinha, onde foi realizada uma vistoria em toda área do estádio. Depois a Polícia Militar garantiu as condições de segurança necessárias para realização do espetáculo no local.
Levando em consideração que, na Quarta-Feira de Cinzas, ainda existem muitas programações carnavalescas no estado e que neste dia as tropas da PM - deslocadas para o interior -estarão regressando para Natal, bem como ocorrerá um grande fluxo de veículos na BR-101 fazendo o mesmo trajeto, José Vanildo afirmou que resolveu atender o apelo das autoridades e baixar resolução adiando o confronto.
Com relação a segurança, o coronel Alarico disse que a estrutura do clássico será a mesma utilizada nos jogos em Natal. "Vamos contar com um efetivo de 400 homens e com auxílio da Polícia Rodoviária Federal. O policiamento interno do Nazarenão será realizado pelo Batalhão de Choque, o externo ficará a cargo da Cavalaria e dos homens do 8º Batalhão, sediado em Nova Cruz e que também possui companhias em Goianinha e Canguaretama. Integrantes do batalhão feminino também vão integrar esse efetivo", adiantou Alarico Azevedo.
O policial fez questão de dar um conselho a quem pretende prestigiar o espetáculo. "É melhor não beber e ir para o Nazarenão apenas com intuito de torcer e apoiar o seu time. Quem for lá pensando em brigar ou praticar desordens, na certa terá problema com a Polícia. Aquela região estará muito bem vigiada", disse.
O presidente do América, Alex Padang, ressaltou que o estádio Nazarenão passará por um grande teste, ele que inicialmente se mostrava contrário a realização de um clássico no local aberto para as duas torcidas, agora aposta na força policial para conter a onda de violência.
"A maioria absoluta dos integrantes das torcidas de América e ABC são de cidadãos de bem, que trabalham e têm no futebol um meio de diversão. Não podemos deixar que um grupo de 20 ou 30 indivíduos mal intencionados acabe com a diversão de milhares de pessoas", destacou Padang.
ABC não faz objeções às mudanças e se diz satisfeito
Se em princípio a diretoria do ABC se mostrava contrária ao adiamento da primeira partida da final do 1º turno do Estadual, pode-se dizer que o ato baixado pela Federação Norte-Riograndense de Futebol - passando o jogo para o próximo dia 23 - já não é visto da mesma forma. O vice-presidente de futebol do alvinegro, Flávio Anselmo, confessou ter mudado de ideia: "acredito que a decisão foi melhor para todos", ressaltou.
O dirigente disse ter ficado satisfeito não só com a alteração, que permitirá aos clubes darem um dia de folga aos atletas durante o Carnaval, bem como com a quantidade de ingressos que a diretoria americana decidiu colocar a disposição do ABC.
"Não temos do que reclamar, pela lei eles teriam de nos passar apenas 600 ingressos. Como estarão nos passando mil, o ABC irá contar com um bom efetivo de representantes em Goianinha. Mas peço aos nossos torcedores que procurem garantir logo os seus ingressos, pois não será permitida a venda no dia do jogo no estádio", frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário