quarta-feira, 23 de abril de 2014

Real e Bayern fazem final antecipada da Champions.


O Real Madrid, clube mais vitorioso da história da Liga dos Campeões, com nove títulos, recebe nesta quarta-feira o atual campeão, Bayern de Munique, em um duelo de gigantes por uma vaga na final da mais prestigiosa competição de clubes da Europa.
O choque tem cara de decisão antecipada e os 'Merengues' esperam dar o troco da eliminação nas semifinais da edição de 2012, quando perderam nos pênaltis para os bávaros.
"Esta semifinal seria digna de uma final", resumiu o capitão do Bayern, Philip Lahm.
Na busca por 'La Décima', a décima 'taça orelhuda', que escapa desde 2002 e virou obsessão do clube, os comandados do técnico italiano Carlo Ancelotti já conseguiram romper a 'sina alemã'.
Também eliminado por um clube da Bundesliga nas semifinais do ano passado, o Borussia Dortmund, o Real conseguiu vencer na Alemanha pela primeira vez desde setembro de 2000 ao aplicar uma goleada de 6 a 1 no Schalke 04 nas oitavas de final.
Bayern e Guardiola, carrascos do Real
Real e Bayern protagonizam um verdadeiro clássico europeu, sendo os dois clubes que mais se enfrentaram na história das competições do velho continente (20 vezes).
Os bávaros levam a melhor no retrospecto particular, com 11 vitórias conta 7 dos 'Merengues' e quatro empates. Nos cinco confrontos em semifinais de Champions, o Bayern avançou para decisão quatro vezes (1976, 1987, 2001 e 2012).
Juntos, os dois clubes somam 17 títulos em competições europeias (9 Champions e duas Copa da Uefa para o Real, 5 Champions e uma Copa da Uefa para o Bayern).
"Em Madri, nos chamam de 'bestia negra' (carrasco). Vamos ter que mostrar isso mais uma vez", pediu o diretor do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge.
Além da rivalidade já existente entre 'Merengues' e bávaros, há outro fator que traz ainda mais tempero no confronto, a presença no comando do time alemão do técnico espanhol Josep Guardiola, grande símbolo da fase mais vitoriosa do arquirrival Barcelona.
Enquanto 'Pep' tem como trunfo o fato de nunca ter perdido no Bernabéu como técnico (cinco vitória e dois empates no comando do Barça), Ancelotti nunca foi eliminado por uma equipe alemã.
CR7 e Marcelo de volta
Às vésperas do grande confronto, ambos os treinadores esperam poder contar com o retorno de jogadores importantíssimos, o astro português Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo e grande destaque do Real, e o alemão Manuel Neuer, considerado o melhor goleiro do planeta.
"Cristiano treinou bem nos últimos dias. Amanhã (quarta-feira) ele fará novos testes, e depois tomaremos uma decisão", declarou Ancelotti em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira.
CR7 não joga desde o dia 2 de abril, quando sofreu uma lesão no joelho na vitória por 3 a 0 sobre o Borussia Dortmund, na partida de ida das quartas de final.
O português tem uma motivação extra para balançar as redes: com 14 gols marcados, basta anotar mais um para se tornar o artilheiro absoluto em uma única edição da competição, deixando para trás seu grande rival, o argentino Lionel Messi, e o ítalo-brasileiro José Altafini, o Mazzola.
Com o retorno de Cristiano, Ancelotti deve voltar ao esquema 4-3-3. Na ausência do craque, o Real jogou com meio de campo reforçado, com o jovem Isco no lugar de CR7, e foi assim que se sagrou campeão da Copa do Rei na semana passada, com vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, equipe com estilo de jogo parecido com o Bayern.
O lateral brasileiro Marcelo também está recuperado de lesão e deve ter condições de jogo. O meia galês Gareth Bale, que chegou a ser dúvida para a partida, treinou normalmente nesta terça-feira.
Já Neuer, que foi herói da disputa de pênaltis que eliminou o Real há dois anos, é praticamente a única opção do Bayern, já que seu substituto Tom Starke também se lesionou e deve ficar fora até o fim da temporada.
O Bayern terá um desfalque de última hora, o zagueiro belga Daniel Van Buyten, que acabou voltando para a Alemanha poucas horas depois de desembarcar em Madri para acompanhar o parto da mulher, que está prestes a dar à luz seu terceiro filho.
De qualquer forma, o veterano de 36 anos tinha poucas chances de ser titular e Guardiola deve optar por escalar o brasileiro Dante e Jerôme Boateng na zaga.
- Possíveis escalações:
Real Madrid: Casillas - Carvajal, Ramos, Pepe, Marcelo (ou Coentrão) - Xabi Alonso, Modric, Di María - Bale, Cristiano Ronaldo, Benzema. T: Carlo Ancelotti.
Bayern de Munique: Neuer - Lahm, J. Boateng, Dante, Alaba - Javi Martínez, Robben, Kroos, Schweinsteiger, Ribéry - Müller (ou Mandzukic). T: Josep Guardiola
Árbitro: Howard Webb (ING)

Nenhum comentário:

Postar um comentário