quarta-feira, 30 de abril de 2014

Exército da Ucrânia está em “alerta total” para possível invasão russa.

As Forças Armadas da Ucrânia estão em “alerta total” para uma possível invasão das tropas da Rússia que estão na fronteira, disse hoje (30) o presidente interino, Oleksandr Turchinov, durante reunião ministerial em Kiev. “As nossas Forças Armadas estão em alerta de combate total”, acrescentou. “A ameaça de a Rússia iniciar uma guerra contra a Ucrânia continental é real”.

O presidente interino faz a afirmação no momento em que a polícia e o Exército ucranianos parecem fazer poucos progressos na operação lançada no Leste do país para conter as forças pró-russas que têm tomado edifícios administrativos em várias cidades.

A Rússia pôs, em março, cerca de 40 mil soldados na fronteira com a Ucrânia. Moscou indicou inicialmente que essas forças tinham sido mobilizadas para exercício militares mas, na semana passada, informou que elas estão prontas para responder à ofensiva ucraniana contra as forças pró-russas.

O presidente russo, Vladimir Putin, considera que tem “o direito” de enviar forças para a Ucrânia, mas que não o fez até o momento. O governo de Kiev e os Estados Unidos asseguram que a insurgência no Leste do país é liderada por forças russas.

Oleksandr Turchinov lembrou na reunião que “a tarefa prioritária é impedir que o terrorismo se espalhe das regiões de Donetsk e Lugansk para outras regiões ucranianas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário