Goleiro já deu a entender que não continuará jogando na próxima temporada
POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO
Se não mudar de ideia da aposentadoria no fim do ano, o clássico contra o Corinthians, às 16h, no Morumbi, pela 28º rodada do Brasileirão, será o último Majestoso do capitão e ídolo Rogério Ceni com a camisa do São Paulo.
O goleiro, que tem contrato com o Tricolor até 31 de dezembro, já deu a entender que não continuará jogando em 2014 e, portanto, deverá escrever o último capítulo de uma história de títulos, recordes e derrotas decisivas contra o Alvinegro.
O Corinthians foi o adversário que Ceni mais enfrentou. Em 60 clássicos contra o rival, o capitão são-paulino ganhou 19, empatou 18 e perdeu 23.
TÍTULOS E RECORDES
Antes mesmo de atuar no time profissional, Rogério Ceni conquistou o seu primeiro título sobre o Corinthians. A decisão da Copa São Paulo de Juniores de 1993 terminou com vitória do Tricolor por 4 a 3.
Também foi contra o rival que o goleiro ganhou seu primeiro título como titular do São Paulo. Na final do Campeonato Paulista de 1998, o time do Morumbi venceu por 3 a 1.
Entre 2003 e 2007, o São Paulo sustentou uma invencibilidade de 14 jogos sobre o time do Parque São Jorge e Ceni brilhou em diversos momentos, como na goleada por 5 a 1, quando, de pênalti, marcou seu primeiro gol sobre o rival. Aquele jogo marcou a estreia de Autuori, que naquele ano conquistaria a Libertadores e o Mundial pelo Tricolor.
Em 2011, Rogério Ceni comemorou uma de suas principais glórias. No dia 27 de março daquele ano, na Arena Barueri, o ídolo são-paulino marcou o centésimo gol na carreira sobre o Corinthians. O goleiro cobrou falta com perfeição, sem chances para Julio Cesar.
CORINTHIANS: O MAIOR ALGOZ DE CENI

Ao longo da sua carreira, Rogério Ceni também teve diversos pesadelos com o Corinthians. Nenhuma equipe marcou mais gols no goleiro do que o Timão: 88.
Além dos gols, o Alvinegro levou a melhor na grande maioria dos confrontos decisivos. Como profissional, Ceni perdeu nove dos 12 mata-matas que disputou contra o time do Parque São Jorge. Entre eles, estão a semifinal do Paulistão e do Brasileirão de 1999, e da Copa do Brasil de 2002, além da decisão do Rio-São Paulo do mesmo ano.
A partir de outubro de 2007, o Corinthians passou um longo período de quatro anos sem perder do time do Morumbi. Em 11 partidas, foram sete vitórias e quatro empates.
Em 2013, as duas equipes já se enfrentaram cinco vezes e o Corinthians segue invicto. No Paulistão, o Timão venceu na fase de classificação por 2 a 1 e na semifinal eliminou o rival nos pênaltis após empate por 0 a 0 no tempo normal. Campeões da Libertadores da América e da Copa Sul-Americana em 2012, os dois times voltaram a se encontrar na decisão da Recopa e o Corinthians levou a melhor nos dois confrontos. No Morumbi, vitória por 2 a 1. Na volta, no Pacaembu, outro triunfo alvinegro: 2 a 0. Já no primeiro turno do Brasileirão, o duelo terminou sem gols.
Amado pelos são-paulinos e odiado pelos adversários, Rogério Ceni terá a chance de neste domingo aliviar esse retrospecto negativo e, se vencer, ainda ver o São Paulo ultrapassar o rival na tabela.