terça-feira, 8 de outubro de 2013

O DEM vai decidir em 2014’, afirma Rosalba Ciarlini


A governadora Rosalba Ciarlini vê com naturalidade a decisão do Democratas de começar a discussão sobre composição de aliança pela chapa proporcional. Embora evitando dar declarações detalhadas sobre as eleições do próximo ano,  na entrevista coletiva que concedeu ontem, ela disse não acreditar que o seu partido possa negar legenda, caso decida concorrer à reeleição. Rosalba Ciarlini é reticente ao falar sobre as articulações e credita a “especulação” a informação, de assessores próximos aos principais líderes do Democratas no Estado, de que o partido não está interessado em um possível projeto favorável à reeleição.
Alex RégisRosalba Ciarlini apresenta o programa RN Sustentável, que será executado com o empréstimoRosalba Ciarlini apresenta o programa RN Sustentável, que será executado com o empréstimo

Na semana passada, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, reuniu os deputados estaduais da legenda (José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira) e comunicou que, no Rio Grande do Norte, primeiro serão negociadas as alianças proporcionais.

Ontem à tarde, Rosalba Ciarlini concedeu entrevista coletiva para apresentar os detalhes do programa RN Sustentável, por intermédio do qual serão aplicados 360 milhões de dólares, provenientes de financiamento do Banco Mundial.   A governadora se mostra empolgada com o projeto e destaca que esse é o maior programa de desenvolvimento feito no Rio Grande do Norte. Sobre a possibilidade de enviar um novo pedido de empréstimo à Assembleia, no valor de R$ 600 milhões, ele nega que esteja em curso o pedido, mas enaltece a capacidade de envidamento do Estado. Acompanhe os principais trechos da entrevista concedida pela governadora.

DEM 

“Com relação à política eleitoral eu só falo no próximo ano. E você sabe muito bem que especulação teve, mas o presidente [do DEM, senador José Agripino] disse que só vai decidir em 2014”.

Articulações

“Foi sempre assim [primeiro as articulações da aliança para a chapa proporcional]. Qual a diferença de uma eleição para outra? Como foi na eleição passada? Teve primeiro o diálogo sobre a chapa proporcional. No sistema brasileiro pluripartidário, é assim que acontece”.

Reeleição

“Eu só falo de política e eleições em 2014”.

Salário

“Quando eu disse que no dia 30 iria pagar 92% e no dia 10 os outros 8%, foi um anúncio com firmeza e garantia. Talvez até antes apareça dinheiro. Mas no dia 10 todo mundo vai estar com dinheiro no bolso”.

Atrasos

“Pode normalizar o pagamento. Esse mês nós tivemos que honrar as nossas dívidas, não poderíamos ficar inadimplentes para firmar um convênio desse porte. Vamos trabalhar para isso, para manter o pagamento em dia. Mas precisamos estar com cinto apertado”.
Proadi

“Estamos analisando o projeto do novo Proadi. Vai ser enviada a proposta para a Assembleia Legislativa, mas os detalhes não podem ser apresentados agora. No momento oportuno, passaremos as informações necessárias”.

Orçamento 

“A Assembleia é importante para ter esse debate, esse  diálogo sobre o orçamento de 2014. É preciso sentar e discutir com toda clareza. Como você pode aumentar sem fundamento? E aí não falo só dos Poderes [Ministério Público, Tribunal de Justiça e Legislativo], mas também das secretarias... Se um órgão quer aumentar o recurso em 80%, mas a inflação e o crescimento da receita não passou de 10%, como eu posso fazer uma expansão? Colocar apenas no papel? O orçamento precisa ser algo dentro da realidade .”

Empréstimo

“Conseguimos esse empréstimo sem ter que negociar nenhum centavo financeiramente, sem contrapartida. Nós estamos dando como contrapartida, e o Banco Mundial aceitou, outras ações que se interligam com sustentabilidade. Na área do Turismo, por exemplo, nós vamos fazer um acesso a determinada área. É preciso também que possamos fazer a sinalização, ter o esgotamento sanitário, a água, as condições para que o turismo possa se desenvolver naquela localidade. Como o Estado está fazendo o Sanear RN, que entrou como contrapartida. Na Educação. teremos reforma de 90 escolas, equipamentos para interligar, informatizar, modernizar”.

Recurso 

“O recurso do empréstimo é para investimento que leve ao desenvolvimento econômico. Tudo isso vai fazer com que o Estado passe a ter mais receita, mais divisas, que vai alavancar o seu desenvolvimento. Por isso o recurso não pode ser usado para custeio e pagamento de pessoal. O recurso  é para fazer o desenvolvimento através do investimento nas cadeias produtivas”.

Resultados

Nós vamos ter todo acompanhamento para vermos  os resultados da aplicação do empréstimo. E também terá uma parte significativa que vai ficar, exatamente, para o acompanhamento socioeconômico e para que se mostre o resultado da aplicação”.

Investimentos vão ser aplicados em cinco anos 

A expectativa da governadora Rosalba Ciarlini é que as ações do programa RN Sustentável comecem nos próximos meses. A meta é executar o projeto em cinco anos. Durante entrevista coletiva, ontem a tarde, a governadora explicou que além dos 360 milhões de dólares, já liberados pelo Bando Mundial, outros 180 milhões de dólares estão sendo analisados. “O foco (do programa) é desenvolvimento sustentável, fazer com que possamos ir medir resultado e gerar oportunidade para o Estado. Combate a pobreza e sustentabilidade em recursos hídricos”, destacou a chefe do  Executivo.

Rosalba Ciarlini se mostrou empolgada com o programa e definiu como o maior projeto do Rio Grande do Norte. As ações do RN Sustentável serão divididas em cinco grandes regiões do Estado. A prioridade 1 é a região do Mato Grande, com 76 municípios. É essa área que detém as maiores preocupações dos índices de pobreza do Estado. Em segundo está a região do Alto Oeste, com a problemática da falta de água, e em terceiro o Seridó. A gerente operacional do RN Sustentável, Ana Cristina Guedes, ressaltou que o novo programa têm metas bem definidas. “Não é apenas uma linha de financiamento, é um projeto. O objetivo do RN Sustentável é apoiar os esforços do RN. Não estamos tentando resolver todos os problemas, mas fortalecer ações que sejam prioritárias para o Governo do Estado”, disse.

As ações do RN Sustentável são focadas em três pilares: desenvolvimento sustentável regional, melhoria dos serviços públicos e a melhoria da gestão do setor público. No caso dos serviços públicos, a gerente operacional ressaltou ações voltadas para saúde e educação. Uma das metas é aumentar em 3,9% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já no incentivo as cadeias produtivas, Ana Cristina Guedes destacou  o incentivo a projetos de agricultura irrigada, cajucultura, apicultura, leite e derivados, psicultura, turismo, artesanato, têxtil, economia solidária, pequenos negócios e projetos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário