segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Maioria das agências bancárias volta a funcionar hoje em pelo menos 11 Estados


Categoria decidiu encerrar a paralisação após aceitar proposta de reajuste salarial de 8%
Bancários também encerraram a greve em Curitiba, Londrina, Belo Horizonte e Campo GrandeCris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo
Com fim da greve dos bancários, as agências bancárias voltam a funcionar normalmente nesta segunda-feira (14) em pelo menos 11 Estados. 
Segundo balanço da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), a paralisação terminou após 23 dias em grande parte dos bancos de São PauloRio de Janeiro (continua greve apenas da Caixa), Pernambuco, Bahia (continua greve na Caixa e BNB), Ceará (continua greve doBanco do Brasil, Caixa e BNB), Piauí, Paraíba (continua greve no BNB), Sergipe (continua greve no BNB ), Mato Grosso (continua greve na Caixa), Rondônia e Amapá.
No Paraná, os bancários também encerraram a greve nas cidades de Curitiba e Londrina, assim como nas capitais Belo Horizonte (Minas Gerais) e Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
A decisão foi tomada em assembleias realizadas na última sexta-feira (11). A categoria queria um aumento salarial de 11,9%, mas aceitou a proposta de reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. Os pisos serão reajustados em 8,5%, com ganho real de 2,29%.
Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, a categoria também conquistou um dia de folga no ano, vale-cultura e a proibição de receber torpedos em seus celulares particulares com cobranças de metas.
De acordo com Juvandia, a negociação representou um avanço para categoria. "Os bancários têm muitos motivos para comemorar. Conseguimos avançar numa campanha em que os bancos, desde o início, alegavam não ter condição de aumentar os ganhos dos trabalhadores'', disse ela por meio de sua assessoria. 
Pela nova proposta, a participação nos lucros e resultados será de 90% do salário mais o valor fixo de R$ 1.694. O vale-cultura será de R$ 50 por mês e a folga será remunerada. Também foi aprovada a criação de um grupo para debater as razões dos afastamentos dos funcionários por motivos de saúde.
Outras assembleias
Nesta segunda-feira (14), ainda acontecem assembleias em Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Pará, Acre, Guarulhos, Blumenau, Santa Maria (RS), Pelotas (RS) e litoral norte (RS).
Essa foi a segunda maior paralisação nacional dos bancários desde 2004. Naquela época, a categoria cruzou os braços durante 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário