terça-feira, 15 de outubro de 2013

Estudo do Datafolha tenta traçar perfil do eleitor




Segundo Datafolha, brasileiro é de direita, mas isso não se reflete nas urnas
A pouco menos de um ano das próximas eleições, o instituto Datafolha acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa que tenta traçar o perfil do eleitor brasileiro. O levantamento, realizado no dia 11 deste mês, ouviu 2.517 pessoas, em 154 municípios. A conclusão a que se chegou, ponderando todas as variáveis, foi de que a maior parte dos brasileiros é de conservadores (de direita, como consta no estudo). A posição ideológica, no entanto, não se reflete nas urnas.

Para chegar a essa conclusão, o Datafolha perguntou a opinião dos entrevistados sobre diversos temas polêmicos, que dividem (na opinião do instituto) as pessoas de direita das de esquerda. Com relação à posse de armas, por exemplo, 69% acham que deve ser proibida e 29% que deve ser permitida. A primeira opinião é atribuída aos esquerdistas e a segunda aos direitistas.

Quando o assunto é homossexualidade, 68% dizem que é algo que deve ser aceito. Outros 26% disseram que deve ser “desencorajado em toda a sociedade”.

Quando os assuntos são drogas, religião e maioridade penal, as posições consideradas de direita vencem. O estudo afirma que 74% dos entrevistados acham que adolescentes devem ser punidos como adultos, 83% são contra a legalização das drogas e 85% acham que acreditar em Deus torna as pessoas melhores. Os favoráveis à liberação das drogas e os que afirmam que acreditar em Deus não torna, necessariamente, um indivíduo melhor são apenas 14%. Os que defendem a atual maioridade penal (18 anos) são 24%.

Pena de morte e sindicatos dividem opiniões. No primeiro caso, são 50% contra e 46% a favor. No segundo, 47% acham que são importantes e 48% afirmam que servem mais para fazer política.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário