sábado, 6 de julho de 2013

Gripe mata 32 pessoas em Minas Gerais.



Na próxima semana Uberaba recebe mais dez mil doses da vacina contra Influenza
 Maria das Graças Salvador
Município imunizou 6.893 pessoas em dois dias contra o vírus Influenza H1N1 e H3N2, conhecido como gripe suína. As doses foram aplicadas através das vacinas adquiridas pela Prefeitura de Uberaba. Ao todo foram adquiridas 30 mil doses, divididas em três lotes de 10 mil. Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a comprar vacinas com recurso próprio.

O Comitê Permanente de Gerenciamento de Crise definiu que a prioridade de vacinação eram crianças de 6 meses a 5 anos, idosos e doentes crônicos comprovados. A vacinação ocorreu nas três unidades matriciais, localizadas nos bairros Abadia, Volta Grande e Boa Vista, sendo: Abadia (3.310), Volta Grande (1.763) e Boa Vista (1.820).

Na próxima semana o comitê irá redefinir os grupos e a logística de vacinação, lembrando que as doses não darão para toda a população, por isso a priorização dos grupos mais suscetíveis à doença. 

Durante o período regular da campanha, com vacinas vindas através do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, foram vacinadas quase 70 mil pessoas. A expectativa, com esta nova campanha, é atingir 100 mil.
Vale lembrar que as crianças devem levar a carteira de vacinação e todos os doentes crônicos devem comprovar com atestado médico ou receita para comprovar a enfermidade. Também foram adquiridos mais de mil testes rápidos para diagnosticar a H1N1. A vantagem do teste rápido é medicar o paciente dentro das primeiras 48h, evitando a evolução da doença, bem como fazer a profilaxia das pessoas que tiveram contato com o paciente cujo teste der positivo.

Dados – Subiu para 32 o número de pessoas que morreram por Influenza neste ano em Minas Gerais, segundo dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde. Somente do vírus H1N1 foram 28 óbitos, sendo que quatro casos foram confirmados nesta semana. Ao todo já foram confirmados 153 casos da doença neste ano no Estado.

Em Uberaba não houve alteração nos dados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No último balanço os números apontam para 49 coletas. De Uberaba são 34 casos, sendo cinco casos positivos e sete negativos. Outras 15 pessoas de municípios vizinhos, com três casos positivos e cinco negativos.

Falta o resultado de mais 27 coletas, 19 em Uberaba e oito de outros municípios. Dessas 49 coletas, foram registrados 19 óbitos. São 12 de Uberaba, sendo três positivos, três negativos e seis que estão aguardando resultado, e sete de outros municípios, sendo dois positivos, dois negativos e três aguardando resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário