segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia do Homem: fique atento!


Comemora-se hoje, 15 de julho, o Dia Internacional do Homem. A data foi criada há quase 14 anos com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde masculina e a igualdade de gênero. Apesar de a causa ser mundialmente celebrada e ter o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), muitas pessoas desconhecem a comemoração e, principalmente, seu significado.
Segundo dados divulgados pela Divisão da Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde, de cada três adultos mortos entre 20 e 59 anos, dois são do sexo masculino. Já entre as faixas de 18 a 30 anos, de cada cinco mortes quatro são de homens. Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico, principalmente na área da saúde, os homens continuam morrendo mais cedo quando comparados às mulheres, cerca de sete anos e meio a menos. Tudo isso pode ser reflexo da falta de consciência da maior parte dos homens em zelar pela própria qualidade de vida, assumindo hábitos mais saudáveis e realizando exames preventivos pelos menos uma vez ao ano.
Por isso, aproveito a data para deixar um alerta aos homens: façam check ups com frequência, pois eles garantem diagnósticos precoces em caso de doenças graves, pratiquem atividades físicas regularmente, evitem exagerar nas bebidas alcoólicas e tentem deixar o stress do dia a dia de lado. Cuidados básicos como esses podem fazer toda a diferença para uma vida feliz e muito mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário