quinta-feira, 25 de julho de 2013

Com som de motor e luzes, Honda reproduz volta de Senna em Suzuka


Montadora homenageia Ayrton em comercial feito no palco dos três títulos do piloto, simulando motor da McLaren em pole do GP do Japão de 1989


Honda faz homenagem a Ayrton Senna (Foto: Reprodução)Honda faz homenagem a Ayrton Senna (Foto: Reprodução)
Luzes, sons, arrepios. Ayrton Sennanovamente dá uma volta rápida no circuito de Suzuka (Japão), palco onde conquistou seus três títulos mundiais da Fórmula 1. Trata-se de um interessante comercial da Honda, que faz uma homenagem ao piloto brasileiro. A montadora japonesa, que voltará a fornecer motor para a McLaren a partir de 2015, aproveitou o frisson causado nos fãs da categoria pela reedição da parceria que fez história na F-1, para lançar uma campanha publicitária exaltando os feitos de Senna, da tecnologia da Honda e do time britânico. Confira o vídeo que reproduz a pole position do brasileiro no GP do Japão de 1989.
  •  
Montadora japonesa Honda distribuiu caixas de som por todo circuito de Suzuka em homenagem a Ayrton Senna (Foto: Reprodução)Montadora japonesa Honda distribuiu caixas de som por todo circuito para reproduzir volta (Foto: Reprodução)
Vídeo reproduz pole de Senna em 1989
A partir dos dados de telemetria recolhidos da volta anotada por Ayrton Senna no treino classificatório do GP do Japão de 1989, no qual o piloto anotou o recorde da pista na ocasião (1m38s041), a Honda reproduziu a façanha do brasileiro nos dias de hoje. Para isso, distribuiu alto-falantes e holofotes por todo o circuito. O ronco do motor da McLaren MP4/5, carro com o qual o brasileiro foi vice-campeão de 1989, percorre a pista, acompanhado por feixes de luz, que representam a passagem do carro.
Show de luz e som na homenagem da Honda a Ayrton Senna (Foto: Reprodução)Show de luz e som no comercial que faz homenagem a Ayrton Senna (Foto: Reprodução)
Comercial exalta revolução imposta pela telemetria
A peça chamada “Sounds of Honda” (Sons da Honda) relembra que o sistema de telemetria - tecnologia que coleta e analisa dados, como aceleração, frenagem e motor - revolucionou o automobilismo e foi introduzido na F-1 pela montadora japonesa na década de 1980, mudando os paradigmas da categoria. O vídeo termina com o seguinte slogan: “A tecnologia que um dia apoiou Senna, agora para sua perfeita experiência de dirigir”.
Palco não poderia ser melhor para tributo da Honda: Suzuka, onde Ayrton Senna conquistou seus três títulos mundiais (Foto: Reprodução)Palco não poderia ser melhor para tributo: Suzuka, onde Senna conquistou seus três títulos (Reprodução)
Suzuka, em 1989, foi palco de batida polêmica entre Prost e Senna
Curiosamente, a corrida deste GP do Japão de 1989 foi marcada por uma das maiores polêmicas da história da Fórmula 1, em um episódio envolvendo o tetracampeão Alain Prost. O brasileiro tentava se manter na briga pelo título daquele ano, enquanto o francês poderia se tornar campeão antecipado. Disputando a ponta, Prost fechou a porta e forçou um choque com Senna, tentando tirar os dois da prova e garantir a taça. Ajudado por fiscais, Ayrton conseguiu voltar à pista, foi para os boxes trocar o bico, ultrapassou todos os competidores e venceu. Entretanto, foi excluído pela direção de prova, que alegou ilegalidade no corte da chicane no momento do incidente.
Ayrton Senna e Alain Prost em um dos lendários duelos da Fórmula 1 em 1989 (Foto: Getty Images)GP do Japão de 1989 foi marcado por polêmica entre Alain Prost e Ayrton Senna (Foto: Getty Images
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário