sexta-feira, 17 de maio de 2013

Tarifa de ônibus passa para R$ 2,40 em Natal/RN.



Alex RégisElequicina explica: ter qualidade exige equilíbrio financeiroElequicina explica: ter qualidade exige equilíbrio financeiro


A tarifa de ônibus em Natal será de R$ 2,40 a partir do dia 18 de maio (sábado). O reajuste corresponde a um aumento de 9,09% em relação a tarifa atual, R$ 2,20. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) confirmou  o reajuste na tarde desta sexta-feira. O novo valor das passagens de ônibus e transporte alternativo foi aprovado pelo Conselho de Mobilidade Urbana de Natal, formado por membros da sociedade civil. De acordo com a informação divulgada pela Semob, o reajuste é menor do que o percentual de inflação acumulada durante 28 meses, que teria sido de 15,54%. O valor praticado é menor que o pedido pelos empresários, que era de R$ 2,75.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos, espera que a população receba a notícia de forma pacífica. “Vamos mostrar a situação e explicar que precisamos de um equilíbrio financeiro. Nós lamentamos o reajuste tarifário, mas temos que fazer para poder trabalhar. Hoje está difícil atender algumas demandas das comunidades pois a situação do sistema de transporte público de Natal que encontramos quando assumimos a secretaria era muito grave. Não podemos exigir linhas a mais se não há equilíbrio financeiro. O valor de R$ 2,20 não cobre o sistema atualmente”, afirmou. Nenhuma exigência foi feita às empresas de transporte de Natal, no momento.
O aumento de R$ 0,20 foi aprovado depois da apresentação de um estudo sobre a tarifa feita por técnicos do Departamento de Estudos e Projetos da secretaria. A alta carga tributária e o reajuste do preço do combustível motivaram a mudança da tarifa, explicou a Semob. Segundo os técnicos, uma das dificuldades para a formação do preço da passagem de ônibus está no alto valor do imposto cobrado no combustível pelo Governo do Estado. De acordo com levantamento feito pela própria Semob em João Pessoa, onde a tarifa é R$ 2,30, o ICMS do diesel é de 2%, enquanto em Natal a alíquota do ICMS é de 25%, a mais alta do país. 
A única forma de redução do valor cobrado pelas passagens de ônibus seria a implantação de uma política de subsídios para o transporte público. “Uma das nossas lutas no Fórum de Secretários de Mobilidade do Brasil é pedir aos governos federal e estadual que subsidiem o transporte público para que seja possível praticar uma tarifa mais baixa”, disse.
Além do alto valor tributário e do reajuste do preço do combustível, o terceiro fator que implica na alta da tarifa cobrado à população, explicou a Semob, são os custos operacionais, ou seja, pagamento de pessoal. O aumento tarifário é anunciado logo depois da confirmação do reajuste de 7,5% aos rodoviários,  negociado entre os sindicatos patronal e da categoria, que elevou de R$ 1.350,00 para R$ 1.451,00 o salário-base do motorista e de R$ 810,00 para R$ 870,00 o salário base do cobrador de ônibus.
A tarifa mais cara é praticada em Salvador e custa R$ 2,80, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O valor de R$ 2,40 é o mesmo que foi revogado em setembro de 2012 após diversos protestos de manifestantes nas ruas de Natal, onde ônibus foram queimados e as ruas interrompidas pelo movimento batizado de "Revolta do Busão".
 A partir do dia 18, o valor da passagem de ônibus em Natal será o segundo mais alto entre as nove capitais nordestinas. A tarifa mais cara é praticada em Salvador e custa R$ 2,80. As tarifas mais baixas são praticadas nas cidades de São Luiz (MA) e Teresina (PI), R$ 2,10, segundo dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). Das nove capitais, só três reajustaram tarifas este ano. A tarifa média praticada nas cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes é de R$ 2,61. O último reajuste tarifário de Natal foi no dia 20 de janeiro de 2011. O valor cobrado passou de R$ 2 para R$ 2,20, um aumento de 10% sobre o preço anterior. 
Alex RégisPassageiros criticam aumento da tarifa e lembram que trechos são curtos, ônibus estão velhos e serviço não tem confortoPassageiros criticam aumento da tarifa e lembram que trechos são curtos, ônibus estão velhos e serviço não tem conforto

Um dos argumentos utilizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), na época foi a instalação de sistemas de localização via satélite (GPS) em toda a frota e a incorporação de novos ônibus às linhas que circulam na capital. Desta vez não existe previsão de melhorias, a revelia da expectativa da população. “A qualidade do serviço é péssima, principalmente na zona Norte. Lá os ônibus demoram para passar e quando passam, estão lotados. Um desempregado não vai poder sair de casa para procurar emprego com esse valor da passagem”, reclama o soldador aposentado Demorisvaldo Félix.

A secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, destaca que as empresas estavam em uma situação muito desfavorável depois de 28 meses sem reajuste de tarifas, com reajustes de combustíveis e três dissídios coletivos dos empregados. “Agora é a hora de equilibrar o sistema para podermos começar a trabalhar. Mesmo com todas as dificuldades encontradas, conseguimos reorganizar e trazer de volta linhas que eram oferecidas na nossa antiga gestão e tinham sido desativadas quando voltamos”, destaca.

Integração

E em meio às discussões sobre aumento de tarifas, a prefeitura anuncia a reativação das estações de transferências. Elas deverão operar a partir do ano que vem e irão funcionar junto com o passe livre. A ideia é que beneficiem usuários que estão longe do destino para fazer a integração e os que não utilizam cartão de passagem. De acordo com a Semob, cerca de 30% dos usuários de transporte coletivo não utilizam o serviço.

As duas primeiras novas estações  devem ser instaladas na área de lazer do conjunto Panatis, integrando 10 linhas que circulam na zona Norte, e na loja do Carrefour de Candelária, integrando 11 linhas que saem da zona Norte para a zona Sul.

O projeto prevê a construção de quatro estações de transferências dentro da cidade. Os equipamentos não vão inviabilizar o sistema de cartões, que continuará em vigor. A estrutura prevê catraca para controle de entrada e saída, presença de cobrador, acessibilidade para pessoas com deficiência, painéis digitais com tecnologia touch screen integrados com um sistema que informará ao usuário o tempo de espera dos ônibus, entre outros benefícios. 

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