quarta-feira, 22 de maio de 2013

Mudanças nos pneus geram divisão na Fórmula 1




Pneus Fórmula 1 (Foto: Boris Horvat/AFP)
As equipes da Fórmula 1 estão reunidas em Mônaco para a sexta etapa do Mundial de 2013. Mas boa parte das conversas da quarta-feira no principado giraram em torno de algo que vai acontecer apenas na corrida seguinte, no Canadá: a mudança nos pneus Pirelli. Ouvindo os pilotos, apenas uma coisa fica clara: ninguém está totalmente certo que as alterações estão ocorrendo por uma questão de segurança, já que as corridas recentes trouxeram alguns pneus que dechaparam na pista, ou se elas vêm por pressão política de algumas equipes.
- A discussão política sempre existiu na Fórmula 1. Não importa o regulamento, sempre vai ter uma equipe reclamando de alguma coisa. Eu já passei por tantas regras distintas que trouxerem diferentes dinâmicas para as corridas. Isto faz parte da categoria. Só sou a favor de mudarem os pneus se for por causa da segurança, porque isto é imprescindível para nós que sentamos nos carros - disse o brasileiro Felipe Massa ao LANCE!Net.
Adrian Sutil foi ainda mais veemente na defesa dos compostos atuais. O alemão da Force Índia não vê nenhum motivo para que eles mudem.
- Só podem mudar os pneus se for por uma questão de segurança. É o que diz o regulamento. E eu não vejo um problema de segurança nos pneus atuais. Eles são bons para pilotar, funcionam na classificação e permitem estratégias diferentes nas corridas. Há um desafio para fazê-los funcionar bem, alguns carros conseguem isto melhor do que outros. Faz parte, se fosse fácil para todo mundo não seria Fórmula 1.
A equipe que mais vociferou contra os compostos atuais foi a Red Bull. Ou não. Para Sebastian Vettel esta impressão só acontece por uma questão seletiva da mídia.
- Quando vocês jornalistas tem a alternativa de citar o que diz a Red Bull ou a Marussia, por exemplo, vocês escolhem citar a Red Bull. Por isso fica parecendo que só nós reclamamos. Mas eu escuto os outros pilotos e até mesmo os da Lotus reclamam, mesmo com o argumento do carro deles lidar melhor com os pneus atuais. Podem reclamar menos, mas também não estão satisfeitos. É difícil para vocês ter uma ideia do quanto tivemos de mudar a nossa pilotagem com estes pneus.
Daqui a duas semanas em Montreal, já com as mudanças efetivadas, a discussão promete esquentar novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário