quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Na Arena Fonte Nova, Bahia se impõe, entra no G-4 e empurra o Flamengo para a Z-4.


Tricolor foi superior durante os 90 minutos e não deu chances para os cariocas


Em ritmo de axé, carnaval e muita festa, o Bahia atropelou o Flamengo na noite desta quarta-feira (31), em jogo realizado na Arena Fonte Nova. Se os cariocas apostavam em uma recuperação fora de casa, Fernandão, Wallyson e Marquinhos Gabriel trataram de chamar o Rubro-Negro pra dançar e, com o gingado de Salvador, aplicarem sonoros 3 a 0.

O confronto entre dois dos times mais populares do país foi também um encontro de opostos: iniciando a rodada com 16 pontos, o Tricolor Almejava o G-4 e até mesmo a vice-liderança da competição. Já o Flamengo, marcando 10 pontos, vislumbrava deixar para trás a parte debaixo da tabela, querendo se afastar ao máximo do z-4.

No fim, a boa fase do Esquadrão de Aço ficou mais do que consolidada. Na segunda posição, o time de Cristóvão Borges mostrou mais uma vez que os bastidores do clube não afetam em nada a atuação dentro das quatro linhas. Pelo lado do Mais Querido, os erros da partida servem de reflexão para o momento e de estímulo para o trabalho de Mano Menezes, que terá uma missão dura pela frente para fazer o time voltar a vencer.

Bahia sai na frente e amplia em lance polêmico

Bem postado em sua defesa, o Flamengo começou a partida valorizando a posse de bola e esperando a criação de espaços na defesa do Bahia para atacar de supresa. Já os baianos vieram com uma postura mais ofensiva, armando suas principais chnaces com Marquinhos Gabriel e Fernandão. E foi o centroavante, aos 11, que quase abriu o placar, não fosse o verdadeiro milagre operado por Felipe. Aos 20, novamente o artilheiro teve grande chance de fazer 1 a 0.

Aos 28, contudo, não teve jeito: o faro de gol de Fernandão deu o ar da graça. Depois de chute de fora da área de Hélder e de falha na defesa de Felipe, o atacante aproveitou sobra na área para colocar os donos da casa na frente e fazer a torcida do Esquadrão soltar o grito nas arquibancadas. O lance acabou com o jejum de Fernandão, que não marcava há quatro jogos.

Sem conseguir explorar as laterais e bloqueado pela boa linha de marcação montada por Cristóvão Borges, os cariocas tinham suas ações frustradas no setor ofensivo. Aos 38, o duelo particular entre Felipe e Fernandão teve outro capítulo, favorável novamente ao goleiro do Rubro-Negro.

Antes do intervalo, o Tricolor ainda achou tempo para fazer 2 a 0 com Wallyson, em uma jogada polêmica: após cobrança de falta de Marquinhos, a zaga do time da Gávea rebateu a bola para fora da área. Na sequência, o meia aproveitou chute de primeira para estufar as redes, mesmo com Fahel e Fernandão em posição de impedimento. O gol, irregular, foi motivo de protesto por parte dos cariocas, muito por conta de o assistente ter levantado a bandeira e depois ter voltado em sua decisão, revalidando o gol.

Tricolor fecha a conta com três

Na volta dos vestiários, Mano Menezes sacou Carlos Eduardo e Paulinho para as respectivas entradas de Fernandinho e do meia Gabriel, que fez sua primeira partida contra o clube que o revelou. Fora isto, o panorama do duelo não se modificou: principais armas ofensivas do Tricolor, Marquinhos e Wallyson continuaram a infernizar a vida dos zagueiros flamenguistas.

Precisando reverter o placar, os cariocas se jogaram para a frente, mesmo apresentando pouca organização. O primeiro lance de real perigo para a meta baiana só foi ocorrer aos 24, quando Marcelo Moreno, cara a cara com Lomba, desperdiçou um gol claro.

A segurança na atuação do Bahia na Arena Fonte Nova foi coroada e retificada aos 31, quando Marquinhos Gabriel, de canhota, deu números finais ao confronto, fazendo 3 a 0 e decretando a vitória maiúscula dos baianos na noite desta quarta-feira. Com a torcida gritando 'olé', o Bahia fez sua melhor partida em sua nova casa.

Com os três pontos, o Esquadrão chegou aos 19, assumindo provisoriamente a segunda colocação no Campeonato Brasileiro. Já o Rubro-Negro, que não sabe o que é vencer há três partidas, continou com seus 10 pontos, agora abrindo a zona de rebaixamento, na 17ª posição. Os baianos folgam na próxima rodada, já que tiveram o duelo contra o São Paulo adiantado, quando venceram os paulistas por 2 a 1. O Flamengo tenta se recuperar recebendo o Atlético-MG no Mané Garrincha, domingo (4), às 16h.

Ficha técnica:

Bahia 3 X 0 Flamengo

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 31/07 (quarta), às 21h50
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC)

Público pagante: 23.321
Público total: 29.013
Renda: R$ 1.131.520,00

Gols: Fernandão, aos 28'/1ºT, Wallyson, aos 46'/1ºT e Marquinhos Gabriel, aos 31'/2ºT (Bahia)

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Titi, Rafael Donato e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson e Fernandão. Técnico: Cristóvão Borges.

Flamengo:  Felipe, Léo Moura, Wallace, Gonzales e João Paulo, Luis Antonio, Elias, Paulinho e Carlos Eduardo; Adryan e Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário