quinta-feira, 21 de março de 2013

Saiba mais sobre o GP da Malásia, segunda etapa da temporada


A Fórmula 1 terá 19 etapas em 2013, uma a menos em relação à temporada anterior - estavam previstas 20 corridas, mas a prova de New Jersey foi cancelada por problemas de organização. O Mundial se iniciou no último fim de semana, com o GP da Austrália. Apesar do domínio da Red Bull durante todas as sessões de classificação, no domingo quem brilhou foi o finlandês Kimi Raikkonen, que se utilizou de uma tática com uma parada a menos nos boxes e surpreendeu a todos com a Lotus. Agora, o circo ruma para Sepang, onde acontecerá a segunda etapa da temporada, o GP da Malásia.

GP da Malásia – Sepang – 24 de março
AFP/Philippe LopezCirco da Fórmula 1 já monta suas estruturas no autódromo de Sepang
O GP da Malásia entrou no calendário da Fórmula 1 em 1999, iniciando a expansão da categoria ao continente asiático. No autódromo de Sepang desde seu início, a prova malaia tem como principal característica as mudanças bruscas de clima: um calor muito forte, alternado por tempestades, o que deixa qualquer prognóstico para a corrida difícil. Disputada no início da temporada, a prova de Sepang apresenta resultados que nem sempre apontam para como o campeonato se finalizará. Com curvas de alta velocidade, um carro com boa aerodinâmica terá grande vantagem.

Desde 2008, há rumores de que a prova, para agradar à audiência europeia, passaria a ser disputada durante a noite – mas, na prática, o que se adotou foi um horário local diferenciado, próximo do fim da tarde. O que gerou um problema grande em 2009, pois uma chuva muito forte causou uma bandeira vermelha – e a corrida acabou interrompida em definitivo, pois não havia luz natural necessária para seguir. Nos anos seguintes, o horário foi antecipado em uma hora, para evitar esses problemas.
ReproduçãoTraçado asiático é considerado versátil, e o risco de chuva sempre existe
No último ano, a pole ficou com Lewis Hamilton, mas quem saiu de Sepang com 25 pontos foi Fernando Alonso, seguido de perto pelo surpreendente Sergio Pérez, da Sauber. O inglês da McLaren teve que se contentar com o terceiro lugar. Os maiores vencedores da prova são o alemão Michael Schumacher e o espanhol Fernando Alonso, que subiram no lugar mais alto do pódio em três oportunidades (2000, 2001 e 2004 no caso de Schumi, e 2005, 2007 e 2012 para o asturiano). Dos outros pilotos na ativa, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel venceram duas vezes cada, com uma vitória para Jenson Button. Nenhum brasileiro venceu o GP da Malásia até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário