sexta-feira, 22 de março de 2013

GP da Malásia deve mostrar verdadeiro panorama da temporada da F1



Estadão Conteúdo

A abertura da temporada 2013 da Fórmula 1, no último fim de semana, na Austrália, já provocou surpresas, com a vitória do finlandês Kimi Raikkonen. Na segunda etapa do campeonato, que acontece neste domingo, com a largada do GP da Malásia marcada para as 5 horas (horário de Brasília), será possível avaliar o que representou realmente o resultado da corrida no circuito de Melbourne, seja com mais novidades no pódio ou seja com o domínio das tradicionais forças da categoria.
Para os pilotos, a pista de Sepang é o primeiro teste realmente “representativo” do campeonato. “Este circuito é mais representativo do que a Austrália para avaliar o desempenho do carro e, então, é importante entender aqui se as sensações positivas que tivemos na pré-temporada não eram apenas ilusão”, explicou o espanhol Fernando Alonso, que espera evolução da sua Ferrari após ter conseguido o segundo lugar em Melbourne, quando ficou atrás apenas do finlandês da Lotus.
A Ferrari está satisfeita com o desenvolvimento do seu carro neste começo de temporada, como também atestou Felipe Massa, o outro piloto da equipe. “O carro respondeu bem em ambas as sessões e me senti mais confortável”, contou o brasileiro, após os treinos livres de sexta-feira, quando a escuderia italiana andou sempre entre os primeiros colocados - fez o terceiro e o quinto tempos.
Por isso, a expectativa ferrarista é de brigar novamente pela vitória. Enquanto a Ferrari está confiante, a Red Bull tenta se recuperar da decepção na etapa de abertura do campeonato. Atual tricampeã da Fórmula 1, a equipe conseguiu as duas primeiras posições do grid de largada na Austrália, mas o resultado na corrida não foi o esperado: terceiro lugar com o alemão Sebastian Vettel e sexta posição com o australiano Mark Webber.
Agora na Malásia, portanto, a ordem é mostrar que ainda tem o melhor carro da categoria e chegar à vitória. “Os pneus não duraram muito. Precisamos acertar algumas coisas para evoluir e dar alguns passos à frente”, avaliou Vettel, após os treinos livres de sexta-feira, quando fez o segundo melhor tempo, atrás apenas de Raikkonen.
“Ainda temos que melhorar algumas coisas. Os pneus não suportaram as condições. Eles ainda são a coisa mais importante no momento, é tudo sobre eles” completou Webber, que, assim como todos os outros pilotos, espera chuva na corrida deste domingo.
Diante da pressão que deve sofrer dos principais adversários no circuito de Sepang, Raikkonen tenta manter a tranquilidade e espera outro grande resultado neste domingo, para, assim, continuar na liderança do campeonato. “Posso dizer que o nosso carro é bom, nosso time está fazendo um trabalho fantástico e eu quero seguir ocupando a primeira posição do Mundial. Vamos ver onde esses fatores vão nos levar na corrida”, afirmou o piloto finlandês da Lotus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário