sexta-feira, 8 de março de 2013

F-1 inicia 2013 com Massa no topo.



Brasileiro da Ferrari fecha os testes de pré-temporada da F-1 em Jerez de la Frontera como o único dos 23 pilotos que treinaram a andar em 1m17s


Jerez de la Frontera, que já foi palco de sete GPs de F-1 entre 1986 e 1997, incluindo uma vitória inesquecível de Ayrton Senna, recebeu durante esta semana os primeiros testes de pré-temporada da Fórmula 1 em 2013. Sobre o abrasivo asfalto do circuito espanhol, 23 pilotos experimentaram ao longo de quatro dias os modelos que disputarão corridas neste ano – com exceção da Williams, que optou por usar o carro de 2012. E o novo ano começou bem para o Brasil: o melhor tempo da semana foi de Felipe Massa, responsável por guiar a Ferrari F138 nos três primeiros dias.
Felipe Massa Ferrari testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a Ferrari F138, Massa foi o mais rápido nos testes da F-1 em Jerez (Foto: Agência Getty Images)
Único a andar na casa de 1m17s, Felipe conquistou sua marca na quinta-feira, em sua última aparição em Jerez com o carro vermelho. A vantagem para o segundo melhor tempo, conquistado no dia seguinte por Kimi Raikkonen, da Lotus, foi de cerca de três décimos de segundo. Já para a RBR de Vettel, principal rival da Ferrari na disputa do título nos últimos anos, a diferença ficou na casa dos sete décimos.
- É difícil julgar por apenas três dias de testes, mas pelo que vi a McLaren está muito rápida. Vi um “long run” do Jenson (Button) que me impressionou bastante, bem como a volta dele no primeiro dia de treinos, com a pista ainda pouco emborrachada e com pneus duros. A Lotus também parece ter um carro constante – avaliou o piloto brasileiro ao fim de seus trabalhos em Jerez de la Frontera.
kimi raikkonen lotus  testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Melhor do último dia, Raikkonen não superou a marca do brasileiro com a Lotus (Foto: Agência Getty Images)
Melhores tempos dos testes de Jerez – por piloto
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879 (quinta)
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148 (sexta)
3 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175 (sexta)
4 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1m18s218 (quarta)
5 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565 (sexta)
6 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669 (sexta)
7 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760 (sexta)
8 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766 (quinta)
9 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m18s861 (terça)
10 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1m18s905 (sexta)
11 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – 1m18s944 (sexta)
12 – Paul di Resta (ESC/Force India) – 1m19s003 (quarta)
13 – Daniel Ricciardo (AUS/STR) – 1m19s134 (quarta)
14 – James Rossiter (ING/Force India) – 1m19s303 (quinta)
15 – Mark Webber (AUS/RBR) – 1m19s338 (quarta)
16 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – 1m19s502 (quarta)
17 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851 (sexta)
18 – Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari) – 1m20s316 (sexta)
19 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – 1m20s693 (quarta)
20 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105 (sexta)
21 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226 (sexta)
22 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m21s269 (quinta)
23 – Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) – 1m21s311 (quarta)
Muitos ajustes e poucas conclusões
O primeiro lugar de Massa é um início promissor, mas que não traz muitas conclusões. Afinal, nos testes de pré-temporada os carros andam com configurações diferentes, já que as equipes trabalham no acerto das máquinas, e não necessariamente no quesito velocidade. De qualquer maneira, vale destacar as constantes aparições da Force India entre os primeiros colocados em todos os dias. A equipe terminou os testes com o terceiro melhor tempo no geral. A marca foi obtida pelo francês Jules Bianchi, que briga por uma vaga ao lado do escocês Paul di Resta, já confirmado como titular para 2013.
Mesmo cientes de que bater as grandes equipes é uma tarefa muito difícil, Sauber e STR marcaram tempos consistentes ao longo dos quatro dias. Na escuderia suíça, quem brilhou foi o estreante mexicano Esteban Gutierrez, que fez o sexto melhor tempo no resultado combinado. Ele ficou logo à frente do francês Jean-Eric Vergne, que vai para sua segunda temporada na F-1 pelo time italiano, que é uma espécie de trampolim para a formação de jovens pilotos para a coirmã RBR, atual tricampeã de pilotos e construtores.
Sem aprontar a tempo o carro de 2013, a Williams levou a Jerez o modelo do ano passado, usando a confiabilidade do bólido para testar componentes e avaliar os novos pneus da Pirelli, que possuem maior área de contato com o solo e são mais aderentes, porém menos duráveis. A única preocupação do time com o visual foi uma mudança na pintura e a colocação de um painel no bico, para disfarçar o degrau característico do antigo projeto. Em termos de velocidade, a Williams não mostrou grandes avanços. O estreante finlandês Valtteri Bottas ficou a cerca de dois segundos do melhor tempo da semana em sua volta mais rápida.
Esteban Gutierrez sauber testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Com a Sauber, Esteban Gutierrez foi outro destaque entre os times médios (Foto: Agência Getty Images)
Melhores tempos dos testes de Jerez – por equipe
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879 (quinta)
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m18s148 (sexta)
3 – Jules Bianchi (FRA/Force India) – 1m18s175 (sexta)
4 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m18s565 (sexta)
5 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m18s669 (sexta)
6 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m18s760 (sexta)
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m18s766 (quinta)
8 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s861 (terça)
9 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m19s851 (sexta)
10 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m21s105 (sexta)
11 – Luiz Razia (BRA/Marussia) – 1m21s226 (sexta)
Já no duelo entre as “nanicas”, equipes de menor estrutura e orçamento, Marussia e Caterham tiveram desempenhos próximos, com ligeira vantagem para o time anglo-malaio, que a partir deste ano adotou um verde metálico, diferente do tom escuro dos anos anteriores. Segundo o francês Charles Pic, que trocou a Marussia pela Caterham nesta temporada, o motor Renault que equipa seu carro e o do estreante holandês Giedo van der Garde é o principal trunfo do time, em comparação ao Cosworth que impulsiona os carros do inglês Max Chilton e do brasileiro Luiz Razia.
Giedo van der Garde caterham testes jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)A Caterham, do estreante Giedo van der Garde, lidera o 'duelo das nanicas' (Foto: Agência Getty Images)
Primeiro nordestino na Fórmula 1, o baiano de 23 anos iniciou bem os trabalhos no time britânico, que é comandado por uma montadora russa. Nas duas vezes em que guiou o modelo MR02, Razia baixou o tempo estabelecido no dia anterior pelo seu companheiro, causando boa impressão na equipe. O brasileiro já havia testado pelas equipes Caterham, STR, Force India e pela própria Marussia nos dois últimos anos, mas esta foi a primeira vez que guiou depois de ser confirmado como titular.
- São muitos comandos, e isso ajuda muito em termos de pilotagem e performance. Já o tratamento para um piloto titular é bem diferente. Senti todo mundo mais aberto a trocar informações, sem esconder dada.  Tratamento VIP mesmo – brincou Razia, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM.
Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Luiz Razia destacou o 'tratamento VIP' da Marussia ao testar como titular (Foto: Agência Getty Images)
A Fórmula 1 voltará à pista na segunda bateria de testes coletivos, prevista para os dias 19 a 22 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. A temporada 2013 começará no dia 17 de março, com o GP da Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário