sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ibope: Dilma tem 40%, Aécio 20% e Campos 11%.

A corrida presidencial teve nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22). A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece na liderança, com 40% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves (PSDB) tem 20%, Eduardo Campos (PSB) aparece com 11% e o pastor Everaldo (PSC) com 3%. Com os números, Dilma venceria no primeiro turno.
Arquivo/TN
Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos são os principais candidatos na disputa presidencialDilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos são os principais candidatos na disputa presidencial

Como a soma das intenções de votos de todos os nove candidatos chegaria a 36%, Dilma teria mais da metade dos votos válidos, o que representaria vitória no primeiro turno.

Com base nos dados do Ibope coletados em março e abril, Dilma passou de 40% para 37% e, agora, recuperou os 40%. Aécio Neves saltou de 13% em março para 14% em abril, subindo para 20% neste mês, enquanto Eduardo Campos teve 6% em março e abril e saltou para os atuais 11%, e Pasto Everaldo permaneceu com 3%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios do Brasil entre 15 e 19 de maio. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Confira os percentuais de todos os candidatos:

Dilma Rousseff (PT) - 40%
Aécio Neves (PSDB) - 20%
Eduardo Campos (PSB) - 11%
Pastor Everaldo (PSC) - 3%
Eduardo Jorge (PV) - 1%
José Maria (PSTU) - 1%
Eymael (PSDC) - 0%
Levy Fidelix (PRTB) - 0%
Mauro Iasi (PCB) - 0%
Randolfe Rodrigues - 0%
Brancos e nulos - 14%
Não sabe/não respondeu - 10%

Cresce desaprovação do governo federal

São Paulo (AE) - Um em cada três eleitores considera o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo, segundo a pesquisa Ibope É a primeira vez desde o início do mandato que o índice supera o total que avalia a gestão como regular (33% a 30%). Os entrevistados que aprovam o governo (bom/ótimo) somam 35%. O índice de ruim/péssimo subiu 3 pontos em relação a abril. O grupo com maior crescimento é o mais crítico à gestão petista: 20% dos entrevistados classificam o governo como péssimo - eram 16% no mês passado. Na comparação com abril, o grupo que considera a gestão regular caiu de 34% para 30%. O índice de ótimo/bom do governo Dilma era de 34% em abril, sendo 6% de ótimo e 28% de bom. Os números quase não mudaram: 7% e 28%, pela ordem.
A pior avaliação do governo está entre os mais jovens (de 16 a 24 anos) e entre quem tem ensino superior e renda familiar acima de 5 salários mínimos. No recorte regional, a gestão petista é mais criticada no Sudeste: 1 em cada 4 eleitores a consideram péssima e 16%, ruim. O governo Dilma vai melhor entre os eleitores acima de 55 anos e entre os que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental. A maioria dos entrevistados que recebem até 1 salário mínimo (51%) considera a administração boa ou ótima. A gestão é mais bem avaliada no Nordeste, com 44% de ótimo/bom.

O Ibope também fez o recorte de intenções de voto de acordo com a avaliação do entrevistado em relação ao governo. Entre os que consideram a gestão ruim/péssima, 59% declaram voto em Aécio Neves (PSDB) e 48% em Eduardo Campos (PSB). O ex-governador de Pernambuco lidera entre quem avalia o governo como regular (39%), seguido pelo senador mineiro (31%) e por Dilma (24%). A petista tem boa folga entre quem aprova sua administração: 72%, ante 12% de Campos e 8% de Aécio.


PT, PSDB e PSB repercutem a nova pesquisa

A+A-São Paulo (AE) - Partidos e pré-candidatos à Presidência da República utilizaram sites e perfis nas redes sociais para comentar os resultados da pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope ontem. O site oficial do PT destacou que a presidente Dilma Rousseff “aumentou sua vantagem sobre os principais adversários para as eleições deste ano” após ter atingido 40% das intenções de voto no cenário mais provável para o primeiro turno, que considera as candidaturas de partidos nanicos. No entanto, a diferença para o segundo colocado na pesquisa, o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu. Horas depois, o PT atualizou o texto. Tirou a referência ao aumento da diferença e disse que o resultado mantém a presidente “com folga no primeiro lugar se as eleições fossem hoje”.
Segundo texto divulgado no site oficial do PSDB, o resultado da pesquisa aponta “tendência de segundo turno nas eleições”. Sem se referir a nenhum adversário, o pré-candidato e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, postou um texto em sua página oficial no Facebook no começo desta tarde afirmando que nenhuma pesquisa reflete cenários eleitorais, mas o sentimento da população no momento. “O desejo de mudança se apresenta mais forte que nunca no coração das pessoas de todos os recantos do Brasil”, disse. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário