A vitória ampliou a boa vantagem do tricampeão da Fórmula 1 no campeonato; Vettel chegou aos 132 pontos e agora vê Alonso como novo vice-líder
Estadão Conteúdo
Sem sofrer ameaças, Sebastian Vettel venceu o GP do Canadá de ponta a ponta, neste domingo, no Circuito Gilles Villeneuve. O alemão chegou na frente em Montreal pela primeira vez, pois nunca havia faturado a corrida canadense, com boa vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso e o inglês Lewis Hamilton, respectivos segundo e terceiro colocados. O brasileiro Felipe Massa cruzou a linha de chegada em oitavo, após fazer uma prova de recuperação.
A vitória ampliou a boa vantagem do tricampeão da Fórmula 1 no campeonato. Vettel chegou aos 132 pontos e agora vê Alonso como novo vice-líder. O espanhol superou Kimi Raikkonen, da Lotus, e atingiu os 96. O piloto finlandês ocupa o terceiro posto, com 88. Ele se manteve entre os líderes ao terminar corrida no nono lugar. A posição lhe rendeu um feito histórico. Ao encerrar a prova dentro da zona de pontuação, o piloto da Lotus igualou recorde de Michael Schumacher de pontuar em 24 corridas consecutivas. Massa é o sétimo colocado geral, com 49 pontos.
A CORRIDA
Sob tempo nublado, mas com pista seca, Vettel e Hamilton mantiveram suas posições na largada, sem maiores ameaças. Valtteri Bottas, por outro lado, teve péssima saída e logo de cara perdeu três colocações. Webber, Alonso e Rosberg aproveitaram a brecha e entraram na briga pela liderança logo na primeira volta. Mas o trio não conseguiu ameaçar os postos de Vettel e Hamilton.
O alemão não demorou para disparar na corrida, abrindo até 18 segundos de vantagem sobre o inglês. A disputa na ponta, então, passou a se resumir ao terceiro posto. Webber, Rosberg e Alonso protagonizaram boa disputa a partir da 30ª volta. O espanhol acabou levando a melhor. Ele ultrapassou os dois rivais, depois que Rosberg cedeu à pressão de Webber. O australiano perdeu tempo após sofrer um dano no bico dianteiro, por conta de um choque com o holandês Giedo Van der Garde, da Caterham.
Enquanto Alonso se aproximava dos líderes, Massa fazia uma boa corrida de recuperação. Após largar em 16.º, ele ganhou posições com facilidade nas voltas iniciais. Antes da primeira parada, já aparecia em oitavo. Depois das paradas, o brasileiro voltou em 14.º, mas não demorou para recuperar as posições, emplacando ultrapassagens sobre a McLaren de Button, a Force India de Sutil e a Lotus de Grosjean. Massa coroou sua grande reação na prova ao deixar Raikkonen para trás, na disputa pelo oitavo lugar, nos instantes finais.
No pelotão dianteiro, Vettel seguia guiando sua Red Bull, sem ameaças. Afora uma vacilada, que quase levou seu carro ao muro, na 53.ª volta, o alemão administrava a liderança com tranquilidade. Em sua traseira, Alonso e Hamilton passaram a protagonizar grande duelo pelo segundo lugar. Os dois trocaram ultrapassagens e se revezaram na colocação até o espanhol fazer a última delas, na 64.ª volta, e abrir mais de um segundo, garantindo a segunda posição no pódio. Só ficou atrás do distante Vettel, que confirmou a vitória de ponta a ponta.
Os carros da Fórmula 1 só voltam à pista daqui a três semanas para o GP da Inglaterra, no Circuito de Silverstone. A corrida está marcada para o dia 30 deste mês. Confira o resultado final do GP do Canadá:
1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h32min09s143
2.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 14s408
3.º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 15s942
4.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 25s731
5.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min09s725
6.º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), a 1 volta
7.º - Paul Di Resta (ESC/Force India), a 1 volta
8.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
9.º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 1 volta
10.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
11.º - Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 1 volta
12.º - Jenson Button (ING/McLaren), a 1 volta
13.º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 1 volta
14.º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1 volta
15.º - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), a 2 voltas
16.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 2 voltas
17.º - Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 2 voltas
18.º - Charles Pic (FRA/Caterham), a 2 voltas
19.º - Max Chilton (ING/Marussia), a 3 voltas
Não completaram a prova:
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
Giedo Van der Garde (HOL/Caterham)
Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)
Nenhum comentário:
Postar um comentário