quarta-feira, 26 de junho de 2013

Maternidade Januário Cicco suspende atendimento da urgência por falta de pediatras.


A urgência da Maternidade Escola Januário Cicco amanheceu fechada nesta quarta-feira (26). O motivo é a falta de pediatras para o atendimento a bebês de partos normais e cesarianas. As mães que chegam à unidade estão sendo atendidas do lado de fora e encaminhadas para outros hospitais da capital.
Rafael Barbosa/ celularMaternidade Januário Cicco parou o atendimento na manhã de hoje (26)Maternidade Januário Cicco parou o atendimento na manhã de hoje (26)

Segundo a obstetra Maria da Guia, diretora-médica da maternidade, o problema da falta de profissionais na pediatria é recorrente. "Na semana passada ficamos dois dias sem pediatra", relatou. Isso acontece porque o número de pediatras é insuficiente. "No caso da ausência deles, o diretor-médico assume essa função. Eu cheguei a tirar dois plantões", contou Maria da Guia.

A diretora-médica disse que a suspensão do atendimento ocorrerá quando não houver pediatra de plantão, mas nos turnos que profissionais estiveram na maternidade, o atendimento será feito normalmente. Ela reforça também que, em casos urgentes, a paciente será atendido devido à necessidade e ao risco de vida para a mãe e o bebê.

A obstetra afirmou que até o dia 30 ainda haverá mais dois dias em que a escala vai ficar sem médicos nessa especialidade. "Na sexta não temos pediatras para a madrugada, assim como também não há para o plantão 24h do sábado", explicou a médica.

Mensalmente, a Maternidade Escola Januário Cicco realiza cerca de 450 partos e mais 300 internações de mulheres por outros motivos relacionados à gestação, de acordo com informações da direção-médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário