quinta-feira, 27 de junho de 2013

Diabetes atinge 28 mil só em Cuiabá e cresce a cada ano.




  
Da Redação
No Brasil, cerca de 5% da população tem diabetes, uma doença silenciosa que altera o funcionamento do pâncreas e também pode afetar os rins e até os olhos. Em Cuiabá, a estimativa é de que existam 28 mil portadores da doença e destes, aproximadamente 15 mil estão cadastrados junto à Prefeitura.
Hoje é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Diabetes, uma iniciativa do Ministério da Saúde para reduzir as estatísticas da doença que aumenta na população brasileira. Todos os anos, cerca de 240 mil pessoas morrem no Brasil por causa da diabetes ou de suas complicações.
Muita sede e alteração de peso brusca são os sintomas mais comuns. Em crianças é mais comum a perda rápida de peso, mas em adultos também pode acontecer uma maior retenção de líquidos, o que leva a pessoa a “inchar” e parecer ter engordado muito. Uma das formas de descobrir a doença é medir a glicemia, ou seja, o açúcar presente no sangue, de preferência durante a manhã.
Na maioria das vezes o diabetes não apresenta sintomas, porém, alguns sinais podem aparecer e devem ser acompanhados por um médico. Além da sede intensa, cansaço sem motivo, fraqueza, fome excessiva e infecções regulares podem ser manifestações da doença.
Apenas no projeto “Ser Solidário é Ser Chick”, da Droga Chick, já foram realizados mais de 60 mil testes em 4 anos, sem nenhum custo para o paciente. O coordenador desse projeto, Eudes Gomes Favalessa, explica que em menos de um minuto é possível retirar uma gota de sangue para o exame rápido. “O normal é que a glicemia esteja entre 70 e 99. Também é importante realizar o teste no período matutino, quando o corpo sofre menos com a ação dos hormônios, e o risco de uma alteração no resultado é menor”.
Entre os fatores de risco para adquirir a doença estão pressão alta, sobrepeso, sedentarismo, antecedentes familiares e doenças cardiovasculares. Mas as chances de ter diabetes podem ser reduzidas com um estilo saudável de vida, o que inclui alimentação balanceada, atividade física regular, pouca ingestão de gorduras e manutenção do peso.
Favalessa informa que existem 2 tipos de diabetes, no tipo 1, que ocorre até os 17 anos de idade, e o tipo 2, que é adquirida ao longo da vida por problemas como sedentarismo e estresse. Na maioria dos casos, as complicações da doença, como cegueira e amputações, ocorrem pela descoberta tardia do problema. “A diabetes é silenciosa, as pessoas vão negligenciando a saúde e até ignoram os primeiros sintomas por anos, até que já seja tarde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário