O final de semana mostrou que era de Nico Rosberg. Com um grande tempo no classificatório, o piloto da Mercedes temia que os pneus não suportassem bem o ritmo de corrida e não esperava brigar pela vitória. Mas não foi o que aconteceu. O piloto optou por fazer apenas duas paradas, contou com o erro da McLaren na parada de Jenson Button e foi tranquilo para conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1.
Com o erro nos boxes, Button precisou remar muito para chegar na segunda colocação. Já prevendo que teria que fazer uma corrida de recuperação, Lewis Hamilton não perdeu tempo em nenhum momento da corrida e acabou na terceira colocação pela terceira corrida seguida.
Mark Webber e Sebastian Vettel, da Red Bull, e Romain Grosjean, da Lotus, completaram os seis melhores na China.
Com mais uma boa prova, Bruno Senna, da Williams, terminou na sétima colocação. Já Felipe Massa, da Ferrari, foi apenas o 13º colocado.
A Fórmula 1 volta na próxima semana, no GP do Bahrein.
Confira a corrida em detalhes
A largada do GP da China não foi problema para Nico Rosberg, que manteve a primeira colocação, com Michael Schumacher em segundo. Quem se deu bem foi Jenson Button, que pulou para terceiro e tomou a posição de Kamui Kobayashi, da Sauber.
Lewis Hamilton também fez boa largada e pulou de sétimo para quinto colocado. Quem começou muito mal foi Sebastian Vettel, que caiu de 11º para 15º e teria que remar bastante se quisesse chegar aos pontos. Felipe Massa ganhou duas posições e era o 10º na segunda volta, já Bruno Senna se manteve na 12ª colocação.
A prova caminhou sem grandes novidades até a primeira rodada de troca de pneus e Hamilton, na estratégia, conseguiu ganhar a posição de Räikkönen, que foi ultrapassado por Mark Webber e acabou perdendo duas posições em uma volta. Na volta 14, com um problema, Schumacher abandonou e acabou com o sonho da Mercedes de conquistar a dobradinha em Xangai.
Com a parada de Rosberg, Sergio Pérez assumiu a ponta até a volta 15, quando também foi para os boxes e o alemão reassumiu a primeira colocação ao ultrapassar Massa. E a McLaren mostrava força ao colocar Button e Hamilton atrás apenas de Rosberg.
Um erro na estratégia fez com que Massa fosse para aos boxes e voltasse apenas na 14ª colocação. Webber abriu a segunda rodada de paradas, optou pelos pneus médios, deixando o macio para o último terço da corrida e fez a volta mais rápida da prova na segunda volta com o novo jogo.
Hamilton também parou e conseguiu voltar exatamente à frente de Webber, mas atrás de Massa e o inglês teve que brigar pela 12ª posição. Sem perder tempo, Button ultrapassou Senna, Maldonado e já visava Pérez, o sexto colocado.
Por conta de estratégias diferentes, a Ferrari pediu e Massa deixou Alonso fazer a ultrapassagem e ganhar a 11ª posição. E o espanhol não perdeu tempo, passou Paul di Resta, da Force India, e assumiu o 10º lugar.
Em uma boa disputa, Pérez conseguiu segurar Hamilton e Alonso, e só perdeu a posição quando entrou para fazer sua parada. Na ponta, Rosberg foi para os boxes e Button teria que fazer voltas muito rápidas para tirar o alemão da primeira colocação. E até que ele fez isso, mas o piloto da Mercedes conseguiu andar mais de 0s5 mais rápido que o inglês, que ainda teve problemas nos boxes, quando perdeu 6s por conta de um problema no pneu traseiro direito.
Tentando a ultrapassagem em Maldonado, Alonso cometeu um erro e perdeu duas colocações. Com uma corrida muito equilibrada, vários carros faziam uma imensa fila no circuito de Xangai e Grosjean, Maldonado, Alonso e Pérez tiveram uma boa briga pela oitava colocação. E o espanhol conseguiu ultrapassar o mexicano da Sauber e assumiu a 10ª posição.
Räikkönen perdeu rendimento nas voltas finais e perdeu oito posições em três voltas. Com isso, Vettel assumiu a segunda colocação e Rosberg se mantinha na ponta – os dois pararam apenas duas vezes. Mas o alemão da Red Bull acabou sendo ultrapassado por Button e perdeu a segunda colocação.
Rosberg foi tranquilo até o final e comemorou sua primeira vitória na Fórmula 1. Button foi o segundo e Hamilton completou o pódio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário