quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Brasil sobe uma posição e assume 13ª colocação


Zurique (AE) - A seleção brasileira conseguiu subir uma posição no ranking da Fifa, após a atualização mensal realizada ontem. Assim, o Brasil conseguiu deixar o 14º lugar, seu pior posto desde que a lista foi criada em 1993, e aparece agora na 13ª colocação com 994 pontos - bem longe da líder Espanha, atual campeã mundial e bicampeã europeia, que soma 1.564 pontos.

Ao divulgar o novo ranking, a Fifa destacou que o Brasil vem perdendo espaço por não estar disputando competições oficiais, como as Eliminatórias da Copa, pois já assegurou lugar no Mundial de 2014 por ser o país-sede. Mesmo assim, o time do técnico Mano Menezes saltou uma posição por causa das vitórias que acumulou no mês passado nos amistosos contra Iraque e Japão

O principal destaque do novo ranking, no entanto, foi a ascensão da Argentina, que saiu do quarto lugar e tirou Portugal da terceira posição, depois de ter vencido o Uruguai e o Chile nos jogos que teve pelas Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial. Agora com 1.349 pontos, os argentinos estão atrás apenas da Espanha e da segunda colocada Alemanha (1.421 pontos).

Enquanto a Argentina subiu, as duas últimas rodadas das Eliminatórias foram ruins para uruguaios e chilenos. O Uruguai caiu quatro posições no ranking e deixou o Top 10, figurando agora em 11º lugar. E o mesmo ocorreu com o Chile, que também despencou quatro postos na atualização de novembro e aparece apenas em 21º.

Assim como a Argentina, outros dois destaques do novo ranking foram a Itália e a Rússia, que saltaram três colocações cada uma e agora estão respectivamente em quinto e nono lugares. Os russos, inclusive, não faziam parte do Top 10 desde outubro de 2010. Com a ascensão da Itália, Inglaterra e Holanda caíram um posto cada uma e agora aparecem nas respectivas sexta e sétima posições, enquanto a Colômbia subiu para oitavo lugar. A Croácia, que também avançou um posto, fecha o Top 10, logo atrás da Rússia.

Já México e França traçaram rotas inversamente proporcionais, pois os mexicanos saltaram de 19º para 14º lugar, enquanto os franceses amargaram a queda da 13ª para a 18ª colocação. Assim, o Top 20 foi fechado por duas seleções que tiveram evoluções significativas: a Argélia galgou cinco postos e agora é a 19ª no geral, enquanto a Bélgica saltou 10 e aparece em 20º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário