terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aula de matemática, quem sobe e quem desce.


Passadas 25 rodadas da série B do Brasileiro, chegou a hora dos clubes começarem a fazer as contas que precisam, seja para brigar pelo acesso a série A de 2013 ou para escapar do rebaixamento para a série C do próximo ano. Se o Vitória/BA, com 54 pontos, está cada vez mais próximo de retornar a elite do futebol brasileiro, o Barueri, na parte de baixo da tabela, com apenas 14 pontos, já vê a queda para a terceira divisão como um fato quase consumado. Mas, os outros 18 clubes da competição ainda precisam somar mais pontos, para atingir seus objetivos.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE comparou dois sites especializados em probabilidades esportivas para mostrar o que os clubes do estado, ABC e América, precisam fazer para escapar do rebaixamento, no caso do alvinegro ou brigar para conseguir o acesso a série A, atual situação do alvirrubro.
Atualmente com 36 pontos, o América ocupa a 10ª posição, com 10 pontos a menos que o São Caetano, quarto lugar, com 46 pontos e último clube a conquistar uma vaga para a primeira divisão, caso o campeonato terminasse hoje.
De acordo com o site Chance de Gol, o time que atingir 85 pontos, garante, matematicamente vaga na primeira divisão de 2013.  Números um pouco diferentes do site mat.ufmg.br, do departamento de matemática da universidade federal de Minas Gerais.  Para os mineiros, a pontuação necessária para se assegurar na série A da próxima temporada é de 75 pontos, oito a menos que o Chance de Gol.
Na visão mais otimista, que é a do site mineiro, o América tem  2,9% de chances de acesso. O clube rubro precisaria vencer todos os seus jogos restantes. Assim, alcançaria os 75 pontos e dependeria de alguns resultados para garantir o acesso.
Se levarmos em consideração o site Chance de Gol, a missão do América seria um pouco mais complicada. Com apenas 1.3% de chances de subir, o alvirrubro teria que vencer todos os seus jogos e torcer por derrotas de quase todos os seus concorrentes, que estão à sua frente.
"O América chega em um momento da competição em que temos que jogar a máquina de calcular e as projeções fora. Temos que jogar jogo-a-jogo. Não estamos livres do rebaixamento, nem fora da briga do acesso, mas não adianta fazer projeção", afirmou o técnico americano, Roberto Fernandes, logo após a derrota para o São Caetano.
Em relação ao rebaixamento, ambos os sites apontam que o América tem menos de 1% de chance de cair para a série C.
O Chance de Gol afirma que, o clube que atingir menos de 36 pontos, tem 80% de chances de ser rebaixado. Já só site mineiro eleva essa pontuação para 40 pontos. Para se livrar, é seguro dizer que, o time que fizer mais de 45 pontos, praticamente escapa de disputar a série C de 2013.
O ABC ocupa a 15 ª posição, com apenas 28 pontos e precisa, de no mínimo, de seis vitórias para não depender de nenhum outro resultado contra o rebaixamento. O alvinegro potiguar, de acordo com a matemática do Chance de Gol, tem 6.9% de chances de ser rebaixado. 
Essa probabilidade aumenta, se for levado em consideração o site mineiro, que aponta um risco maior, de 16.1% de chances do ABC disputar a série C do brasileiro na próximo temporada.

ABC faz novas investidas. América não reforça mais
A janela para inscrições de novos jogadores para as equipes que disputam a série B se encerra na próxima sexta-feira, o ABC que luta para fugir da zona de desconforto na tabela, anunciou a contratação do lateral-direita Raulen, que estava no Juventude e irá se juntar a Esquerdinha, Rafael e Baiano como os últimos reforços do alvinegro. O América, que briga num patamar acima, não jogou sua última cartada, mas embora com tempo para agir, o presidente Alex Padang afirmou não pretender trazer mais ninguém.
O dirigente americano chegou a provocar uma grande expectativa ao lançar um desafio para torcida, ressaltando que contrataria um jogador de nível de série A, caso o clube recebesse 400 novas adesões no projeto de Sócio Dragão. "Não vamos realizar mas nenhuma contratação, não temos dinheiro para isso. A promessa realmente estava de pé, mas não atingimos o número de novos sócios desejados, ficaram faltando 134 adesões", alegou o dirigente.
O presidente do ABC, Rubens Guilherme também afirmou que a chegada dos quatro novos reforços fechou o elenco que irá encerrar a disputa do Brasileirão. Ele fez questão de ressaltar que nenhum dos contratados foi indicado pelo treinador Ademir Fonseca, justamente para evitar certos tipos de comentários dando conta de que elas teriam sido feitas para favorecer algum grupo de empresários.
"Dessa vez o nosso treinador apenas indicou as posições que considerava carente no grupo. Eu mesmo fui atrás de informações e acertei pessoalmente com esses novos jogadores", afirmou o dirigente alvinegro.
O atacante Baiano, que teve a contratação confirmada ontem, foi artilheiro do Campeonato Paranaense e já passou pelo Metropolitano, Chapecoense e pelo Veranópolis. Ele chega para ocupar o lugar de Bombinha, que sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo e não atua mais na série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário