sábado, 6 de abril de 2013

Coréia do Norte – Hackers do grupo Anonymous invadem sites do governo norte coreano


O regime norte coreano recomendou durante a sexta-feira (5) que as embaixadas que existem na capital Pyongyang sejam esvaziadas, devido a escalada de tensão junto à Coreia do Sul e aos Estados Unidos. Entre os países que foram notificados está o Brasil, o Reino Unido, a Rússia, e até a China, que é uma das maiores aliadas deste regime ditatorial da Coréia do Norte.
Segundo comunicado, o governo  chegou a informar que só vai poder garantir a provisão de um apoio logístico para que ocorra a retirada de diplomatas do país até a próxima quarta-feira (10). Fontes diplomáticas dizem que o movimento pretende que seja assegurado o cumprimento do que diz a Convenção de Viena, que aponta que o país que hospeda as embaixadas necessita cuidar pela integridade delas e de seus diplomatas. O Itamaraty após ser consultado disse que não há confirmação se a missão brasileira irá acatar o que foi recomendado pelo governo norte-coreano e se vai de fato deixar a capital Pyongyang.
Um pouco mais cedo, o chanceler Sergei Lavrov da Rússia, apontou que todas as embaixadas tinham sido comunicadas, e que quer esclarecer esta situação. Ele diz que era necessário fazer diversas perguntas sobre este caso para os vizinhos da Coréia do Sul.
A Rússia foi o primeiro país a fazer algum tipo de comentário sobre este assunto. Segundo o porta-voz Denis Samsonov da embaixada russa na cidade de Pyongyang afirmou à agência de notícias Interfax, o corpo diplomático teve a visita de representantes da Coréia do Norte, que chegaram a fazer o pedido por causa do agravamento da tensão que ocorre atualmente na península das coréias.
Pouco após, a agência de notícias Xinhua da China afirmou usando fontes que não tinham sido identificadas, que este pedido tinha sido feito para todas as delegações estrangeiras que contam com embaixadas naquele país. O governo norte-coreano não chegou a confirmar esta informação.
Guerra Coreia do Norte
Guerra Coréia do Norte – O poder de penetração dos hackers hoje em dia é cada vez maior. É preciso proteger a vida no mundo virtual para não ter dados pessoais roubados ou expostos. Nesta quinta-feira o grupo de hackers, conhecido mundialmente como Anonymous, invadiu o Site e a rede social Twitter do governo da Coreia do Norte e zombou do líder de governo, Kim Jong-un.

O ataque foi claramente uma forma de protesto em um momento em que as duas Coreias se enfrentam em uma guerra, por enquanto, técnica. O grupo de hackers invadiu 15 contas de usuários governamentais e travou a comunicação do Twitter do governo norte-coreano.
O ataque mais significativo, porém, foi o Anonymous vincular uma foto que tira sarro do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. A montagem mostra o líder coreano com nariz e orelhas de porco, além da imagem do Mickey Mouse no peito. O texto da imagem traz a discussão de que o líder não consegue nem alimentar a população do norte e fica declarando guerra ao sul.
O Anonymous é um grupo bem forte que atua na invasão de bancos de dados de sites de governos, instituições financeiras e qualquer outro poder que estiver em seu caminho. O grupo realiza as invasões sempre em forma de protesto. Os ataques do grupo mostram como a internet tornou frágil o conceito de soberania que os poderosos do mundo conheciam.

Entenda o confronto

O impasse entre as duas Coreias (norte e sul) está estabelecido desde o final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os Estados Unidos tomaram conta do Sul e a União Soviética do Norte.
O conflito ficou mais forte em março deste ano, quando os Estados Unidos e a Coreia do Sul reuniram seus exércitos. Ao se sentir ameaçado pela união no sul o líder norte coreano, Kim Jong-un, que recentemente substituiu seu pai no poder, ameaçou a produção e o lançamento de mísseis nucleares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário