quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tire dúvidas sobre idade e outros requisitos para assumir cargo público

Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre idade mínima e máxima e quais são os requisitos que os candidatos devem preencher para assumir um cargo público após conseguir a aprovação em um concurso. Assista ao vídeo ao lado.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
O internauta Renato Medeiros é formado no curso de tecnologia em gestão de negócios e quer saber se pode fazer o concurso da Polícia Federal. "Sou formado em gestão de negócios, em um curso de dois anos de duração. O edital da PF para agente informa que o candidato tem que ter curso de graduação. Posso fazer o concurso da PF? Qual o procedimento quando for chamado para comprovar a escolaridade?"
Segundo Lia, o curso de tecnólogo é uma graduação de nível superior e por isso o internauta possui os requisitos necessários indicados no edital para assumir o cargo. "Você preenche o requisito exigido tanto para os cargos de agente e papiloscopista. Mas, você também preenche o requisito para o cargo de escrivão e estamos aguardando um concurso a qualquer momento com 350 vagas de escrivão, 150 de delegado e 100 de perito".
Os candidatos com graduação tecnológica não precisam passar por nenhum procedimento específico para comprovar sua especialidade. "Essa informação está no site da Polícia Federal. Se você for aprovado, só terá que apresentar o diploma registrado", diz a especialista.
saiba mais
VEJA COLUNAS ANTERIORES
Veja dicas para se preparar para concursos de 2012 em 7 áreas
Confira respostas a 10 dúvidas frequentes sobre concursos
Limite de idade
"Tenho 54 anos e estou encontrando dificuldades para conseguir um emprego nas empresas privadas. Queria saber se posso fazer concurso público? Quais são as minhas reais possibilidades?", questiona Celso Barros.
De acordo com Lia, os concursos públicos exigem que os candidatos tenham 18 anos completos para assumir o cargo. Já para a idade limite é considerada a idade de aposentadoria compulsória, que é de 70 anos. Na área policial a idade máxima é de 65 anos.
"Alguns cargos da área policial colocam uma idade máxima limite, mas para cargos administrativos em tribunais, bancos e na área de fiscalização isso não existe", aponta Lia.
Para o candidato já começar a se preparar, a especialista indica as colunas sobre escolha de uma área de concursos, organização de estudo e como manter a concentração.
Idade mínima
O internauta Fabian Fabiani, de 17 anos, quer saber se pode prestar um concurso público mesmo sem ter completado 18 anos. "Posso fazer algum concurso com 17 anos? Faço 18 anos no ano que vem, no dia 2 de abril."

Lia sugere que ele comece a estudar e as fazer as provas, mas caso seja aprovado, ele não poderá tomar posse se não tiver completado 18 anos. "Existem alguns casos, mas são exceções, em que a administração pública permite que você vá para o fim da fila dos aprovados e se até sair a convocação o candidato tiver completado 18 anos, ele pode assumir o cargo. Caso contrário, o candidato perde a vaga.", lembra.
Para o internauta, Lia indica que ele concentre seus esforços no estudo para que ele fique preparado e consiga um cargo público logo após completar 18 anos.
Nível superior incompleto
"Estou cursando o 6º período do curso de ciências da computação e quero fazer um concurso de nível superior. Caso seja aprovado, posso assumir? É verdade que posso entrar com um processo administrativo que me permite concluir o curso de graduação e assumir a vaga conquistada?", pergunta Arture Brandão.
Segundo a especialista, os candidatos aprovados em concursos públicos só podem assumir o cargo se preencherem todos os requisitos exigidos no edital de publicação. "Nunca ouvi falar de um processo para que você possa aguardar enquanto conclui a graduação. Também não seria razoável a administração fazer um concurso, um sinal de que ela precisa de servidores, e ser obrigada a aguardar para que algum candidato conclua uma faculdade para poder assumir."
Lia sugere que o internauta continue estudando já que os concursos de nível superior exigem um tempo maior de preparação para a aprovação. "Caso você seja aprovado e ainda não tenha o diploma, você vai perder a vaga, mas isso já é um sinal de que você tem condições de ser aprovado em todos os concursos que aconteçam dali pra frente, desde que sejam na mesma área", finaliza.
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário