sexta-feira, 31 de maio de 2013

Copa 2014: Arbitragem brasileira pode ficar fora, veja mais . . .

Zagueiro Gladstone, uma excelente opção para Paulo Porto

31/05/2013 às 09:32 por Marcos Lopes
Walter Minhoca e Gladstone devem se reapresentar ao ABC, e dos dois, entendo que o zagueiro é uma excelente opção para o técnico Paulo Porto, que joga com três zagueiros.
Flávio Boaventura, Gladstone e Lino, formam uma linha de zaga forte e de qualidade. Penso que o ABC deve reintegrar Gladstone imediatamente ao grupo do Brasileiro.
Walter Minhoca, não. Não apenas pela polêmica criada pela sra. Minhoca, que esculhambou com o nordeste na página dela em um site de relacionamento, mas pelo futebol do sr. Minhoca que está em baixa.

Prefeito quer construir Arena municipal e que clubes vendam seus estádios

31/05/2013 às 07:56 por Marcos Lopes
Proposta polêmica apresentada ontem pelo prefeito de Caxias do Sul, no intervalo de Internacional x Criciúma que jogaram no estádio Centenário, da SER Caxias.
Alceu Barbosa Velho, falou sobre o projeto para construir uma Arena municipal em Caxias do Sul para que os dois times da cidade, Juventude e Caxias mandem os jogos nesta nova arena.
O “nó” é o seguinte, o prefeito defende também que a dupla Ca-Ju venda seus respectivos estádios, quitem as dívidas que estão afundando os clubes e comecem do zero, sem estádio, sem dívidas e jogando na Arena Municipal.
Os dois estádios – Centenário e Alfredo Jaconi – estão localizados em áreas super valorizadas de Caxias do Sul, valem uma Babilônia de dinheiro.
A idéia lançada ontem vai gerar muita polêmica e dificilmente vai ser concretizada.

Copa 2014: Arbitragem brasileira pode ficar fora

31/05/2013 às 06:13 por Marcos Lopes
Meira Ricci
O Brasil corre sério risco de não ter representante na arbitragem da Copa do Mundo de 2014. Depois de Wilson Luis Seneme e do gaúcho Leandro Vuaden, na ultima  quarta-feira foi a vez do árbitro Sandro Meira Ricci ser reprovado em teste físico da Fifa, no Rio de Janeiro.
O árbitro mineiro de 38 anos foi oficialmente indicado pela Fifa em substituição a Seneme e Vuaden, mas precisava passar por todos os testes até o Mundial. A sombra de Ricci seria o árbitro Heber Roberto Lopes, que mais uma vez “rodou” no teste do Rio. Héber já tinha sido reprovado em teste realizado em Natal no final do ano passado.
Os dois foram reprovados na prova que mede a resistência dos árbitros. Em um percurso de 40 metros, os juízes têm de dar tiros com velocidade média de 11,5 km/h em pelo menos 20 minutos das repetições.
Os 52 árbitros pré-selecionados para a Copa de 2014, de 46 países diferentes, estão no Rio de Janeiro para participar de seminários e fazer testes físicos e técnicos. As atividades se encerram na sexta-feira. Ainda não há data para confirmação dos escolhidos e do número exato de vagas. Cerca de 30 trios de arbitragem devem trabalhar no Mundial no Brasil.

ABC e América estão no lugar certo

31/05/2013 às 05:00 por Marcos Lopes
Segunda rodada – hoje entramos na terceira – rodada do Brasileiro e já existe uma pressão que vejo como exagerada em cima de ABC, América, Paulo Porto e Roberto Fernandes.
Lógico que começar “arrebentando” em um Brasileiro é fantástico. Seria notável se os nossos dois representantes estivessem cada um com seis pontos e brigando lá em cima já na segunda rodada, que estivesse pontuando bem e acumulando gordura de pontos para a frente, mas o campeonato começou agora. É tiro longo e ainda é cedo para pressionar da forma como está sendo feito em alguns casos.
ABC e América estão investindo dentro daquilo que é permitido pelo que recebem da televisão e pelos patrocínios que tem, e mais uma vez vou dizer que dinheiro não significa montagem de times fortes. O que garante a montagem de um time competitivo é a capacidade de quem contrata, de quem indica, de quem monta o time.
Lembram do ano passado? O América deu uma arrancada de primeira na competição, faltou “bala” e time passou sufoco nas ultimas rodadas, e ainda assim terminou em uma – para mim é sim – honrosa 9ª colocação, como acabou sendo boa a 12ª para o ABC pelos sustos que passou.
Insisto que ABC e América não tem estrutura de briga para subir, não tem estrutura de brigar entre os quatro de cima. Podem até chegar, podem até subir, podem até surpreender, mas não tem estrutura financeira para pensar neste tipo de situação.
A realidade do ABC, a realidade do América, a realidade do nosso futebol é a Série B, onde estamos. Quer um discurso ufanista, vai lá: ” Vamos subir, nosso lugar é na elite do futebol brasileiro! Nós somos fortes e grandes e temos condições de subir!” pronto, fiz uma declaração que até eu gostaria de acreditar, mas sei que não dá. É para inglês ver.
ABC e América são grandes para a realidade do futebol do RN e para a realidade de alguns clubes do Nordeste, mas não é assim em nível de Brasil.
Os dois clubes fazem muito, os dirigentes tão cobrados, execrados por vezes, vem fazendo um esforço danado para manter ABC e América na Série B que eu entendo ser o nosso lugar. Ora, estamos entre os 40 melhores times do Brasil!
Dinheiro da televisão é pouco, patrocínios são escassos e o número de sócios adimplentes então, é uma brincadeira. O ABC tem talvez pouco mais de 3 mil sócios em dia, o América acho que deve seguir o mesmo número, não sei. E mais, o torcedor que quer time forte não vai ao estádio. Contra o Icasa foram menos de mil pagantes no jogo do América no Barrettão.
É uma conta que não fecha meus amigos!

Timemania e a evolução da dívida dos clubes

30/05/2013 às 22:05 por Marcos Lopes
No ano de 2007 foi instituída a Timemania, que permitiu aos  clubes de futebol aderir a um programa de parcelamento de dívidas
tributárias, do FGTS e INSS. Na ocasião, as dívidas desta natureza que estavam em atraso até novembro de 2007  foram parceladas em 240 meses e  vinculadas ao concurso de loterias Timemania.  Desde então, com as  dificuldades em se fazer a Timemania decolar, o estoque da  dívida só faz crescer, atingindo em 2012 o total de R$ 1,41  bilhão na somatória dos 25 clubes de maior faturamento do País,  o que equivale a 43% de suas receitas brutas. Este volume  representa, sozinho, mais de 30% do endividamento dos clubes. Apesar de ser um dos principais alvos do programa de anistia de  dívidas dos clubes que o Ministério dos Esportes está preparando, a  dívida da Timemania está bastante concentrada em um pequeno grupo  de agremiações, sendo os oito maiores devedores  responsáveis por 81,6% da dívida total dos 25 maiores clubes.  Alguns (ou vários) clubes ainda não consolidaram suas dívidas  junto à Receita Federal, o que faz com o que o saldo apresentado em  seus balanços esteja defasado. Botafogo e Flamengo fizeram os devidos  ajustes em 2011 e 2012, respectivamente, o que contribui para que  apareçam nas duas primeiras posições entre os TOP 25.  Novamente o Atlético-PR aparece como um exemplo a ser seguido  em termos de saúde financeira, sendo o clube com menor dívida entre  os 25, R$ 3,4 milhões, o que equivaleu a cerca de 3% de sua receita  bruta em 2012.
Clique aqui e veja o relatório completo da Pluri Consultoria.

Dida no gol,Edvânio e Zé Antonio na zaga, Daniel Resende na intermediária? E no ataque? Quem arrisca o time do América?

30/05/2013 às 21:50 por Marcos Lopes
  Como arriscar na formação que Roberto Fernandes vai começar o jogo desta sexta-feira em Paragominas contra o Paysandu? O certo é que o time vai ter mudanças, e uma delas deve ser mesmo o retorno de Dida para o gol, além de Norberto que  retorna para ala direita e Pedro Henrique na esquerda no lugar de Renatinho que não viajou.
Fabinho e Daniel tiveram uma queda acentuada de rendimento. Entra Daniel Rezende na vaga de um dos dois? E na zaga? Chegou a vez de Edvânio e Zé Antonio? Quem joga ao lado de Júnior Negão? Alex que fez dupla com ele na Tombense ou Tiago Adan?
Roberto Fernandes já tem o time definido, mas leva sigilo até a hora do jogo, afinal de contas ele sabe que pontuar é preciso. São dois jogos fora de casa, e penso que o de terça-feira na Arena em Joinville contra o JEC de Arturzinho é o mais complicado.

Carlos Eduardo: “Bancada federal deve atuar junto à Caixa Federal”

30/05/2013 às 21:26 por Marcos Lopes
Pelo twitter, o prefeito Carlos Eduardo respondeu sobre o papel da Prefeitura do Natal no patrocínio da Caixa Federal para ABC e América, e não sinalizou com a possibilidade de atender exigência da entidade financeira de transferir a conta do município que atualmente é do Banco do Brasil.
Apenas lembrando que entre outros clubes, a CEF patrocina o ASA, Atlético GO, Figueirense e Avaí, todos da Série B.



Na Paraíba, Botafogo conquista o Estadual

30/05/2013 às 19:28 por Marcos Lopes
Marcelo Villar, levou Botafogo ao título, depois de jejum de 10 anos
Depois de um longo e tenebroso inverno o futebol de João Pessoa comemora um título estadual.
O Botafogo sagrou-se campeão, vencendo o Treze por 3 a 0, com  gols de Wanderley, Hércules e Ferreira, de pênalti,  todos no segundo tempo. O time de Marcelo Villar,  jogou e venceu com  Genivaldo, Ferreira, Thuram, André Lima e Celico; Hércules, Zaquel, Fábio Neves depois Thiaguinho e Doda; Thiaguinho e Warley depois Edgard.
Com a conquista o Botafogo garantiu vaga  na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. O Treze já tem vaga garantida na Série C por decisão judicial.

SECOPA diz que contrato com OAS precisa do aval do governo

30/05/2013 às 19:17 por Marcos Lopes
Está na Tribuna do Norte: A proposta da OAS já foi aprovada pelo conselho do América, mas ainda terá de passar pelo crivo do governo estadual. Segundo o secretário da Secopa, Demétrio Torres, o estado é sócio da empresa na Arena das Dunas e pode vetar alguns pontos do contrato, caso suspeite que ocorrerá algum prejuízo ao clube. O motivo, segundo a secretaria seria que o interesse do estado é o de promover o futebol local e não auferir lucro: “Todos os contratos que forem fechados para utilização da Arena das Dunas, os ganhos serão repartidos igualmente com o governo. Esse é um contrato de Parceria Público Privada e no caso do futebol nós não podemos nos fixar apenas nos lucros. O melhor quadro para o governo estadual, seria se todos os filiados da Federação Norte-riograndense de Futebol  tivessem a oportunidade de atuar no novo estádio”.
Pela primeira vez a Secopa menciona a FNF na discussão sobre o uso do Arena das Dunas. Até aqui governo e OAS mantinham um silêncio absurdo sobre o tema, o que motivou inclusive uma ofensiva forte do presidente José Vanildo, preparando uma ação de “obrigação de fazer” onde ele  propõe alguns pontos para condições de uso da Arena das Dunas durante a realização das partidas de futebol. Apesar das demais partes alegarem que ainda há prazo suficiente para formalização do protocolo de intenções, a FNF entende que o acordo deveria ser formulado bem antes de a empresa começar a negociar com os clube: “Em nenhum momento os gestores da Arena das Dunas mostram preocupação com a federação. Existe todo um aparato de pessoas que trabalham numa partida de futebol e quem regula isso é a FNF, promotora do Estadual e representante da CBF nos jogos pelo Brasileiro e Copa do Brasil. Não temos nada definido em relação a isso e não podemos deixar para cima da hora”.

Time vai sortear uma cabrita entre os torcedores

30/05/2013 às 18:57 por Marcos Lopes
 A direção do Santo Ângelo aposta no sorteio de prêmios para atrair os torcedores no estádio da Zona Sul nesta Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. O clube já sorteou no intervalo dos jogos uma ovelha, um barril de chopp, um cavalho tordilho* e agora chegou a vez de sortear  uma cabrita.   Essa não é uma ideia nova. Antigamente os clubes do interior costumavam sortear diversos prêmios, mas a iniciativa tinha saído de cena. Ano passado o Brasil de Pelotas já sorteou um boi. É a forma que os clubes acharam de agraciar seus torcedores.
* Tordilho é a cor de tordo, acinzentado. Em um cavalo tordilho a  pelagem mescla a cor cinza com pêlos brancos, podendo predominar os brancos. Existem variações do tordilho: tordilho escuro ou negro.
Do blog – A noticia está no site peleiafc.com e mostra a realidade dos clubes do interior do Brasil.

Semiárido: estação chuvosa termina com seca extrema


A estação das chuvas está chegando ao fim no sertão do Rio Grande do Norte e, mais uma vez, o quadro é de seca. Não com a intensidade de 2012, considerada a maior dos últimos 50 anos, mas com volume de água insuficiente para garantir a produção agrícola. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), no período janeiro-março,  os registros mostram situação de “seca extrema” nas mesorregiões Oeste e Central, onde estão localizados 99 dos 167  municípios e vivem 1,25 milhão de habitantes, 38% da população do Estado.
Diego MoicanoEm Campo Grande, as chuvas atingiram 654 milímetros, fazendo sangrar a barragem da PepetaEm Campo Grande, as chuvas atingiram 654 milímetros, fazendo sangrar a barragem da Pepeta

“As condições não favoráveis referentes ao campo da temperatura das águas do oceano confirmaram as previsões de chuvas abaixo da média para o período no semiárido”, informa a Emparn. Isso impediu que a Zona de Convergência Intertropical, principal indutor de chuvas na região Norte do Nordeste, se deslocasse até o continente.

Os dados coletados até quarta-feira, dia 28, nas centenas de pluviômetros espalhados pelo interior, colocam todos os 167 municípios,  na condição de seca extrema, isto é, os índices pluviométricos ficaram muito abaixo da média histórica. Foi o caso, por exemplo, de Apodi, um dos municípios com maior área rural do Rio Grande do Norte e onde está encravada a barragem Santa Cruz, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos de água.  Entre 1º de janeiro e 29 de maio foram registrados 400,3 milímetros de chuvas.

A escala meteorológica do município tem a seguinte divisão: até 426 milímetros, quadro “Muito Seco”; de 427 a 562 “Seco”; de 563 a 867 “Normal”, de 868 a 1.068 “Chuvoso”. Acima disso, “Muito Chuvoso”. No semiárido, apenas um município atingiu, até agora, volume de chuva para ser enquadrado como “inverno normal” do ponto de vista do volume de água. Foi Campo Grande, no Médio Oeste, onde já choveu mais de 654 milímetros, levando-se em conta a média dos dois pluviômetros que colhem dados para a Emparn.

As chuvas fizeram sangrar no sábado (20/04), a barragem da Pepeta (no campo de aviação). Outros municípios como Martins (743,4 mm), Serrinha dos Pintos  (737,5) e Major Sales (734,1), todos no Alto Oeste, podem superar a média considerada “normal” com mais  30 milímetros de chuva neste final de temporada.

Bons ventos

O clima mudou em abril, conforme registra a Emparn: “O vento de sudeste diminuiu e o vento de nordeste aumentou. Esse novo cenário  favoreceu a ocorrência de boas chuvas em grande parte do interior do Estado durante a segunda quinzena de abril/2013 e início de maio/2013, com destaque para as Microrregiões de Mossoró, Médio Oeste, Chapada do Apodi, Serra de São Miguel, Pau dos Ferros, Vale do Açu e Seridó Ocidental, enquanto que nas outras microrregiões como são os casos do Seridó Oriental, Agreste Potiguar, Baixa Verde, Angicos, Macau, Borborema, Litoral Nordeste, as chuvas ocorridas, além de serem poucas, apresentaram uma distribuição temporal e espacial bastante irregular.”

O inverno na região Nordeste é regido por dois sistemas: o da Zona de Convergência, que leva chuvas ao sertão, e o sistema de brisas vindas do Atlântico, responsável pela estação chuvosa no Litoral e no Agreste. Para os municípios da Região do Agreste as chuvas deverão variar entre 250mm a 350mm. 

A falta de chuvas no semiárido acarretou uma condição de seca extrema. “Além de serem poucas, as chuvas se apresentaram de maneira muito irregular. A agricultura foi mais prejudicada, embora a criação também tenha sentido prejuízos”, avalia Bristot.

Corpos estão empilhados no pátio



Restos de material biológico e de cadáveres em decomposição  continuam em urnas que ficam expostas e amontoadas no pátio interno do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), na Ribeira. A situação foi constatada ontem pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Mas uma solução para ampliar a estrutura do órgão só deverá ocorrer a partir do segundo semestre deste ano, estima o diretor geral do órgão, Nazareno de Deus Medeiros Costa.

“Infelizmente, não temos onde colocá-los, mas já está sendo aberto um processo de licitação para ampliação do espaço físico do necrotério”, afirmou Nazareno de Deus. Ele disse por telefone, ontem de manhã, a licitação está à cargo da Secretaria Estadual da Infraestrutura e que, por isso, não tinha condições de afirmar qual será o custo financeiro dessa obra, que vai humanizar o local de guardar as urnas e de acessos do “rabecão”, o veículo do Itep usado para recolhimento dos corpos de pessoas que morreram de forma violenta.

Nazareno de Deus afirmou que esse material biológico guardado nessas urnas, são restos mortais, principalmente ossadas em alto estado de decomposição, que precisarão passar por exames laboratoriais, inclusive de DNA, para a sua identificação legal.

“As ossadas, quando são encontradas, a gente não pode colocar na câmara frigorífica para não contaminá-la”, disse nazareno de Deus, a respeito do fato de que é um risco também para os servidores, como peritos, necrotomistas e pessoal de apoio, que manuseiam os cadáveres recolhidos para exames de necrópsia. “As câmaras destinam-se para armazenar corpos frescos, não aqueles que estão em estado de putrefação”, explicou.

Segundo Nazareno de Deus, no Itep também existe um tanque com água para a colocação de cadáveres e restos de mortais que precisam passar pelo processo de maceração. “Quando os ossos ficam limpos, são guardados em algumas urnas para posteriormente haver identificação, saber se a ossada era de homem ou mulher”, exemplificou ele.

Outro problema persistente no Itep é a falta de um laboratório para a realização de exames de DNA. “Nós temos em torno de cem solicitações”, disse o diretor do órgão, para adiantar que esse tipo de exame só é feito duas vezes no ano no laboratório do Instituto de Medicina Legal de Salvador, na Bahia. “A gente solicita uma agenda e o laboratório é cedido para os nossos técnicos, agora mesmo nós temos dois técnicos em Salvador”, disse.

Do mesmo jeito que fez para o governo comprar uma nova câmara fria em 2011, o diretor geral do  Itep disse que vai colocar o processo “debaixo do braço” e mostrar para a área financeira e de planejamento do governo estadual a necessidade de realização da reforma do Itep, sem contar que já está em fase de elaboração um projeto para a construção de um novo Itep na Zona Norte de Natal.

Nazareno de Deus disse que “não seria o ideal”, mas já foi localizado um terreno de seis mil metros quadrados nas imediações do Hospital José Pedro Bezerra, no conjunto Santa Catarina, para se construir o novo prédio nos moldes do Instituto Médico Legal de Fortaleza (CE), tido como referência para o país.

Segundo ele, a ideia é construir um novo Itep com toda a infraesturura mínima para que possa se prestar um serviço de qualidade à população e que também dê conforto e condições detrabalhos aos servidores, como refeitório, dormitório, auditório, além de cartório para registro de óbitos e laboratórios de DNA, balística, toxicologia e químico.


'Descrever em palavras realmente é difícil', comenta o goleiro após garantir vaga do Galo na semi com pênalti defendido aos 48 do segundo tempo


O goleiro Victor deixou o estádio Independência como herói da classificação do Atlético-MG para a semifinal da Taça Libertadores 2013. Aos 48 minutos do segundo tempo, o jogador garantiu o empate por 1 a 1 ao defender com o pé um pênalti cobrado por Riascos. Depois de deixar o gramado, o herói voltou a campo. Ao SporTV, revelou que foi aplaudido pelos companheiros e pela diretoria do clube no vestiário e se emocionou (assista ao vídeo).
- Chegar no vestiário após a partida e ser aplaudido pelos seus companheiros, pela diretoria é algo que nunca passou pela minha cabeça que poderia acontecer na minha carreira. Então, foi emocionante chegar no vestiário e ser aplaudido, ver integrantes da comissão, da diretoria se emocionando. Também cheguei tremendo de emoção, chorando, porque realmente é uma coisa muito forte, num momento delicado que foi crucial para a classificação - disse Victor.
Victor defesa pênalti jogo Atlético-MG Tijuana (Foto: Reuters)Victor revelou que foi aplaudido no vestiário por defesa do pênalti que classificou o Galo (Foto: Reuters)
Victor salvou o Atlético-MG depois que Leonardo Silva fez falta em Aguilar dentro da área. O árbitro chileno Patrício Polic apitou o pênalti. Riascos foi para a cobrança, e o camisa 1 defendeu. Para o goleiro, a noite de quinta-feira ficará na memória.
- Foi algo que não tinha vivenciado na minha carreira, é algo que não lembro ter visto acontecer por esses tempos. Então, é uma noite para ser guardada na memória, em especial por poder ajudar o time a chegar numa classificação que até hoje não tinha chegado. Fico feliz de poder fazer, mas descrever em palavras realmente é difícil pela emoção do momento
O bom momento contrasta com a ausência no grupo de Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações. Porém, o goleiro não desiste de voltar a vestir a camisa da Seleção (assista ao lance da defesa aos 4 minutos e 10 segundos).
- A Seleção é consequência do trabalho no clube, da regularidade, é você poder fazer o melhor pelo seu clube. Não é uma obsessão que eu tenho, mas é algo que ainda almejo na minha carreira. Penso em fazer o melhor aqui no Atlético-MG e, com certeza, as oportunidades aparecerão. O trabalho, quando é bem feito, também é bem observado.
Victor defesa pênalti jogo Atlético-MG Tijuana (Foto: Reuters)
Victor vibra junto aos companheiros de equipe ainda no gramad
o

Governo garante desconto na conta de luz por meio de decreto


31.05.2013 | 08:40
Medida Provisória 609 será votada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira, dia 5. Foto:Divulgação
O governo federal por meio do Decreto 8.020 permitiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza a Eletrobras a repassa R$ 2,8 bilhões às distribuidoras de energia para garantir o desconto na conta de luz do brasileiro. A ação foi adotada pelo governo porque a Medida Provisória (MP) 605, que permite o uso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético para compensar os descontos concedidos pelo governo no custo da energia elétrica, não será aprovada em tempo hábil pelo Senado.
O governo vai incluir a proposta em outra MP, mas até que ela seja aprovada, o decreto garantirá que os recursos sejam antecipados para garantir os descontos, já que a MP 605 vence na próxima segunda-feira, dia 3. O decreto 8.020 foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União, na última quarta-feira, dia 29.
O conteúdo da Medida Provisória 605, aprovada terça-feira, dia 28, pela Câmara dos Deputados, será colocado como emenda à MP 609, que trata da desoneração da cesta básica e pode ser votada até 5 de julho.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Com números como visitante a favor, Flu busca vaga nas semi em Assunção

Do início do ano passado até hoje, o Tricolor foi derrotado apenas quatro vezes em 25 partidas fora do estado do Rio de Janeiro. O time do técnico Abel Braga perdeu para o Boca Juniors, nas quartas de final da Libertadores de 2012, para o Grêmio e para o Atlético-MG na campanha do tetracampeonato brasileiro e para o Emelec, nas oitavas da edição atual do torneio continental.
Esse retrospecto tem ainda 14 vitórias, incluindo cinco fora do país, e sete empates, dois deles fora do território nacional.
Outra estatística favorável ao Flu é seu histórico no Defensores del Chaco, estádio conhecido por ser transformado em "caldeirão" pela torcida paraguaia. O atual campeão brasileiro estava invicto no local até 2010, quando perdeu por 3 a 0 para o Libertad e deixou a Libertadores nas oitavas. Antes, haviam sido obtidos três vitórias e três empates.
"Nossas chances agora são as mesmas que as do Olimpia. Embora seja fora de casa, vamos jogar no ataque. O que temos que fazer é rodar a bola o mais rapidamente possível e tentar surpreender com velocidade", comentou Abel Braga.
A delegação tricolor viajou para Assunção na segunda-feira, e os titulares chegaram ao Paraguai descansados. Abel escalou o time apenas com reservas na vitória sobre o Atlético-PR por 2 a 1 no último domingo, na estreia no Brasileirão.
O Fluminense deverá entrar em campo com a mesma formação do jogo de ida, com um trio de atacantes formado por Rhayner, Wellington Nem e Fred, que faz sua última partida antes de se apresentar à seleção para a Copa das Confederações.
O meia Thiago Neves está recuperado de um edema na panturrilha esquerda, mas provavelmente ficará no banco. O também meia Deco e o atacante Michael continuam fora por doping.
Para estar nas semifinais pela primeira vez desde 2002, ano em que se sagrou tricampeão, o Olimpia conta com a força de sua torcida e também com o estado físico de seus titulares, poupados na derrota por 3 a 2 para o Nacional, no último domingo.
O treinador Éver Hugo Almeida terá dois desfalques importantes, o volante Eduardo Aranda, expulso no Rio, e com o lateral-esquerdo Sebastián Ariosa, com problemas de saúde que o clube não quis divulgar. Já o zagueiro Julio Manzur, com problemas físicos, é dúvida.
Na vaga de Aranda, Almeida pode escalar Alejandro Silva, barrado na ida por indisciplina, ou ser mais ousado e mandar a campo o atacante Juan Carlos Ferreyra.
Prováveis escalações:.
Olimpia: Martín Silva; Manzur, Miranda e Candia; Báez, Caballero, Ortiz, Alejandro Silva (Ferreyra) e Salinas; Salgueiro e Bareiro. Técnico: Éver Hugo Almeida.
Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rhayner, Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga.
Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai), auxiliado por seus compatriotas Miguel Nievas e Carlos Pastorino.
Estádio: Defensores del Chaco, em Assunção. EFE

PR fará apelo para que Tiririca se candidate à reeleição


Às 15h, a executiva do PR se reunirá hoje para fazer um apelo ao deputado Tiririca (SP). O partido precisa que Tiririca, campeão de votos em 2010, concorde em disputar mais um mandato. No mesmo encontro, o PR fará um levantamento de suas possibilidades para a eleição do próximo ano e de seus possíveis candidatos a governador.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Chamado de 'idiota' por Kimi, Pérez ganha defesa de chefe da McLaren


  • Nicolas Bouvy/EFE
    Estilo agressivo faz Pérez colecionar fãs e desafetos na Fórmula 1
    VEJA TAMBÉM
Chamado de 'idiota' por Kimi Räikkönen e capaz de tirar a paciência de Jenson Button, Sergio Pérez continua com prestígio dentro da McLaren. Martin Whitmarsh, chefe da equipe, saiu em defesa do mexicano, um dos protagonistas do GP de Mônaco disputado neste domingo nas ruas de Monte Carlo.
Pérez foi o responsável por alguns dos principais momentos de emoção da corrida, quando forçou ultrapassagens no travado circuito de rua. O arrojo, porém, beirou a imprudência quando o mexicano tentou superar Räikkönen. A manobra rendeu um pneu furado ao piloto da Lotus, obrigado a parar nos boxes, e danos à parte dianteira da McLaren de Pérez, que abandonou. Kimi forçou o ritmo no fim da prova após perder muitas posições e ainda conseguiu terminá-la em décimo lugar.
Ao contrário do finlandês, que ficou muito irritado com a postura de Pérez, Whitmarsh preferiu acalmar os ânimos. "Não acho que exista muito do que se reclamar. Isso é o que acontece em Mônaco, às vezes. Estou feliz com seu espírito e seu desafio. Você pode forçar algumas vezes, mas acho que Pérez fez grandes ultrapassagens. Tenho que ficar satisfeito pelo fato de ele estar aqui, comprometido e correndo", disse o dirigente.
Räikkönen reservou palavras mais ácidas para se referir ao mexicano. Após a corrida, o finlandês fez críticas pesadas ao rival e 'sugeriu' uma medida para colocar Pérez em seu lugar: "Talvez alguém pudesse dar um soco na cara dele", atacou o piloto da Lotus.
Button também já se irritou com seu companheiro de equipe. Durante o GP do Bahrein, Pérez travou intensa disputa por posição com o colega, mas o inglês reprovou a postura do mexicano. "Eu falei bastante no rádio, as emoções estavam fortes, mas eu diria exatamente o mesmo que falei de novo. A corrida estava ótima, a única pessoa que não estava era Checo [Pérez]. Ele foi muito agressivo, eu diria", comentou.
Ampliar

GP de Mônaco19 fotos

11 / 19
Piloto venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, bateu forte no muro, destruiu o carro e obrigou a corrida a ser paralisada Leia mais Luca Bruno / AP