quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Bebê macaco que parece Einstein é visto na Malásia


  • Agência O Globo - 3 horas atrás
Um bebê macaco, da espécie Macaca arctoides, foi visto no parque nacional de Taiping, na Malásia e foi imediatamente comparado ao físico Albert Einstein. (Veja foto abaixo)

Bebê macaco que parece Albert Einstein é visto na Malásia. (Foto: The Grosby Group)

O pequeno estava acompanhado da mãe e foi fotografado pelo professor Mihail Nazarov. "Assim que vi o bebê macaco, meu primeiro pensamento foi que parecia o Einstein e que eu precisava tirar umas fotos para provar isso", contou Nazarov ao jornal "The Sun".

Albert Einstein.

Fotos falsas da supertempestade Sandy circulam nas redes sociais


Com a chegada do ciclone Sandy aos EUA, fotos dos estragos causados pelo fenômeno começam a circular nas redes sociais. Mas não acredite em tudo o que vê: algumas dessas imagens são falsas, montagens sobre fotos antigas ou imagens de filme.



A imagem mais divulgada da tragédia em Nova York é a Estátua da Liberdade com uma tempestade se formando sobre a sua cabeça. O site americano apurou que a foto é uma montagem sobre uma imagem de uma tempestade em New York, tirada em 2004 pelo fotógrafo Mike Hollingshead.
Foto falsa

Foto original da tempestade
Em outra foto, a estátua estaria sendo atingida por ondas gigantes. Na verdade, é uma cópia da imagem utilizada na promoção do filme "The Day After Tomorrow" ("O Dia Depois de Amanhã", em Português). (dica da Karla Belmonte)

Montagem feita com a imagem de divulgação do filme

Havelange chama Mano Menezes de ‘imbecil’, corneta Dilma e elogia Olimpíada nazista

 

Apesar de a entrevista ter sido feita em março deste ano, só agora as declarações do presidente de honra da FIFA, João Havelange vieram à baila. O conteúdo foi revelado pelo "UOL" e faz parte de um projeto do Museu de Futebol em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Havelange foi o único cartola ouvido na série de entrevistas do projeto.O dirigente foi ouvido na época em que a seleção brasileira venceu a Bósnia por 2 a 1 com fraca atuação e falha do goleiro Júlio César. Em meio a considerações sobre sua carreira como gestor esportivo, ele questiona o entrevistador sobre a partida contra a Bósnia e corneta: "gostou do gol da Bósnia? Foi um frangaço, está certo? Com quantos anos ele (Júlio César) está? Está com mais de 32. Então nosso goleiro já não poderia estar lá, no meu entender".
Ele ainda critica duramente Mano Menezes. "Acho que o técnico fez uma análise, alguma coisa nesse sentido, mas é um imbecil, me perdoe a expressão. E tudo isso, se não modificar, nós não vamos chegar a nada. Eu, se fosse presidente, o meu técnico seria o Scolari, com o Parreira em cima. Experiência total, dois homens de personalidade, retos e corretos. Eu não tenho nada a dizer desse porque não o conheço, mas não está conseguindo nada, o senhor me perdoe, e nós estamos em cima do lado."
Havelange faz questão de exaltar Scolari e Parreira e se disse decepcionado com os rumos do futebol profissional. "Às vezes fico triste, porque todo mundo só vê o futebol hoje para ver onde é que pode ganhar uns trocados. Quantos técnicos e dirigentes têm os contratos do jogador no bolso! Depende deles. Vendem e depois: Não, é o clube. Agora, o Scolari não tem isso, é reto. O Parreira não tem isso, o Dunga não tem isso. Mas os outros todos eu tenho minhas dúvidas. O sujeito faz o time de acordo com o interesse do bolso dele", argumenta.
Sobraram críticas até a presidenta Dilma. "Ainda há pouco, no governo dessa senhora, por nenhuma razão, me retiraram o passaporte diplomático. Eu entreguei. 'O senhor vai receber outro'. Estou esperando até hoje", reclamou.
O leitor desavisado pode até se identificar com as críticas de Havelange. Vale a pena lembrar que ele renunciou a cargo no Comitê Olímpico Internacional justamente para fugir de sanções que seriam impostas por causa do escândalo com a ISL que culminou na saída de Ricardo Teixeira da CBF. Não se trata de suspeita, a Suprema Corte da Suíça aponta pagamentos de propina da ISL em troca de facilidades no direito de televisão de competições esportivas. Havelange teria recebido 1,5 milhão de francos suíços, equivalente a R$ 3 milhões.
Outra declaração polêmica do cartola é sobre a Olimpíada de Berlim de 1936 na qual competiu como nadador e que foi organizada pelo regime nazista de Hitler. "Não entro na questão do regime da época porque nunca fiz política na minha vida, mas me lembro da organização. Até hoje é uma das melhores que já assisti."
Depois dessas críticas. Sugiro que todos pensem duas vezes ao cornetar o trabalho de Mano Menezes. A insatisfação de João Havelange com o trabalho de alguém só joga a favor do criticado.

Alonso teve momentos de fúria na Índia

 

A Ferrari passou por um momento quente neste domingo em Buddh, na Índia. Além do calor na temperatura ambiente, o clima azedou dentro dos boxes entre o engenheiro Pat Fry e o piloto Fernando Alonso.
Segundo o jornal La Stampa, o inglês teria colocado a culpa tanto no espanhol quanto no brasileiro Felipe Massa pelo fraco desempenho do time de Maranello no treino de classificação, quando largou atrás dos carros da Red Bull e McLaren, ocupando a quinta e sexta colocações.
“O resultado reflete nosso atual potencial. No entanto, para chegar onde éramos capazes, teríamos de ser perfeitos hoje [no sábado] e não fomos”, declarou o engenheiro.
Alonso não recebeu bem essa crítica e, furioso, provocou uma acalorada discussão na garagem da equipe até 1h (horário local). A situação chegou ao ponto de necessitar uma intervenção do chefe do time, Stefano Domenicali.
Até mesmo o Twitter foi usado pelo piloto para desabafar e destilar sua ira contra Fry.
“Quero que meus 1,2 milhão de seguidores saibam que os principais componentes aerodinâmicos na parte traseira da Ferrari ainda são os mesmos de maio”, fuzilou Alonso.
A frase foi posteriormente retirada, com muita dificuldade, pois tanto Domenicali quanto os mecânicos convenceram Alonso a retroceder de sua posição.
De acordo com o jornal Gazzetta dello Sport, o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, manifestou seu apoio ao espanhol.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

CANDIDATA AGRADECE INDO AO MONTE DE SANTANA:

CANDIDATA AGRADECE INDO AO MONTE DE SANTANA:


a senhora Robenice Ribeiro, ao lado do  Prefeito João de Deus (atual) e seu marido Chagas Ribeiro juntamente com correligionários, fizeram uma caminhada da cidade ao Monte Sant'Ana onde foram agradecer a Deus pela vitória alcançada nas eleições municipais/2012, no Município de São Pedro RN.
Finalmente agradecer nos termos da palavra, fica um pouca vazio. Até porque foi uma campanhana  onde se viu de tudo, como  baixarias, descumprimento da lei, metiras e calunias, e mais,  o que surpreendente é que muitas dessas pessoas que  hoje vai ao monte de Santana agradecer, passam até anos sem comparecer à igreja para rezar sequer um terço de orações.
isto não é um sacrilégio ou heresia ?



Hamilton é o melhor no 1º treino livre na Coreia do Sul


TNOnlineAgência Estado: AE PCA

No treino oficial de classificação para o GP da Coreia do Sul de Fórmula 1, neste sábado, o inglês Lewis Hamilton tentará a pole position para seguir na luta pelo título. Nesta sexta-feira (noite de quinta no Brasil), o piloto da McLaren teve um bom início no circuito de Yeongam com o melhor tempo na primeira sessão de treinos livres. Com 1min39s148, Hamilton ficou na frente do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que cravou a marca de 1min39s450.

A terceira colocação do treino livre ficou com o australiano Mark Webber, da Red Bull, que fez o tempo de 1min39s575. Em quarto, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu a marca de 1min39s854. Na sequência veio o bicampeão Sebastian Vettel, também da Red Bull. O inglês Jenson Button não teve um bom desempenho e terminou na 10.ª posição. O piloto da McLaren cravou 1min40s480.

O brasileiro Bruno Senna, da Williams, como sempre acontece nesta temporada, não participou da primeira sessão de treinos livres - foi substituído pelo finlandês Valtteri Bottas, que ficou apenas na 18.ª colocação.

Confira a primeira sessão de treinos livres para o GP da Coreia do Sul:

1.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min39s1482.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min39s450
3.º - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min39s575
4.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min39s854
5.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min40s088
6.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min40s221
7.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min40s396
8.º - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min40s422
9.º - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min40s440
10.º - Jenson Button (ING/McLaren) - 1min40s480
11.º - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1min40s929
12.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min41s048
13.º - Jules Bianchi (FRA/Force India) - 1min41s140
14.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min41s220
15.º - Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min41s514
16.º - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min41s596
17.º - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min42s021
18.º - Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min42s027
19.º - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min42s104
20.º - Timo Glock (ALE/Marussia) - 1min42s175
21.º - Charles Pic (FRA/Marussia) - 1min42s706
22.º - Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - 1min42s820
23.º - Pedro de la Rosa (ESP/Hispania) - 1min44s517
24.º - Dani Clos (ESP/Hispania) - 1min45s735 

O estado da Bahia, legaliza casamento gay a partir de novembro.



Uniões homoafetivas passarão a ser legais em todo o estado

Lucas Esteves/ Portal Terra para o CA
O Estado da Bahia instituiu, nesta quarta-feira, que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal. Com a medida, casais com uniões homo afetivas poderão dar entrada nos processos para união matrimonial a partir do dia 26 de novembro, quando a permissão passa a valer. O anúncio foi feito no Diário Oficial do Estado.
Confira direitos conquistados pelos homossexuais
A permissão foi assinada pela desembargadora Ivete Caldas, corregedora- geral da Justiça, e pelo desembargador Antônio Pessoa Cardoso, corregedor das comarcas do interior do Estado. Os cartórios de toda a Bahia agora estão autorizados a fazer o processo e emitir a certidão de casamento civil.
De acordo com a magistrada, a base da deliberação foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, além da necessidade de atualizar a concepção familiar na comunidade. A desembargadora explica, também, que a permissão apenas institui o que diversos juízes pelo Estado já vinham aplicando

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 35 milhões no sábado


Ninguém acertou os seis números do concurso 1.432 da Mega-Sena, sorteados na noite desta quarta-feira. A Caixa Econômica Federal (CEF) estima prêmio acumulado em R$ 35 milhões para o próximo sábado. Confira as dezenas de hoje:

16 - 24 - 25 - 42 - 45 - 59
Segundo a CEF, 124 apostas fizeram a quina e ganharão R$ 24.792,19 cada uma. Outras 10.268 tiveram quatro acertos e vão receber R$ 427,71.

Barbosa diz que votou no PT, cobra 'mensalão tucano' e vê racismo


Primeiro negro nomeado ao Supremo Tribunal Federal, por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, Joaquim Barbosa, afirmou que votou no PT nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2010, mesmo já trabalhando como relator do processo do mensalão nas duas últimas - e concluindo que vários membros da alta cúpula do partido devem ser condenados. "Eu não me arrependo dos votos (em Lula em 2002 e 2006), não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma", analisou, em declaração publicada na Folha de S. Paulo deste domingo.

Barbosa disse ter, inclusive, votado em Lula contra Collor, em 1989, e defendido o ex-presidente no exterior no início do seu primeiro mandato. "Vou te confidenciar uma coisa, que o Lula talvez não saiba: devo ter sido um dos primeiros brasileiros a falar no exterior, em Los Angeles, do que viria a ser o governo dele. Havia pânico. Num seminário, desmistifiquei: 'Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas'", relatou.
Barbosa já disse que a imprensa "nunca deu bola para o mensalão mineiro (também chamado de "mensalão tucano" por envolver membros do PSDB)", ao contrário do que faz com o do PT. O ministro acredita que a mídia, como as forças dominantes do país em geral, é racista e conservadora: "a imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem. Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras", disse. O racismo se manifesta em "piadas, agressões mesmo". "O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas", acusa.
Ele diz já ter discutido com vários colegas do STF, porém considera que polêmicas "são muito menos reportadas, e meio que abafadas, quando se trata de brigas entre ministros brancos". "O racismo parte da premissa de que alguém é superior. O negro é sempre inferior. E dessa pessoa não se admite sequer que ela abra a boca. 'Ele é maluco, é um briguento'. No meu caso, não sou de abaixar a crista em hipótese alguma...", defende. Barbosa, que já escreveu um livro sobre ações afirmativas nos EUA, diz que o racismo apareceu em sua "infância, adolescência, na maturidade e aparece agora".

Banco do Brasil lança agência para brasileiros nos EUA


Brasília - O Banco do Brasil (BB) vai iniciar nova fase de atuação nos Estados Unidos. Amanhã (12), no 204º aniversário da instituição financeira, será lançado o Banco do Brasil Américas, em Miami, nos Estados Unidos.

No início do ano, o BB concluiu o processo de compra do Eurobank, banco de varejo que operava no estado norte-americano da Flórida. O BB remodelou o banco para ser lançado agora como uma subsidiária.
O Banco do Brasil Americas tem três agências, localizadas nas regiões de Coral Gables, Pompano Beach e Boca Raton. Segundo o BB, o público atualmente atendido pela instituição compreende clientes norte-americanos, portugueses, hispânicos e uma pequena parcela de brasileiros.
Os serviços oferecidos são conta-corrente, cartão de débito, cartão de crédito e poupança, além de 50 mil pontos de terminais de autoatendimento (em rede compartilhada) distribuídos por diversos estados, serviços de mobile banking e internet banking.
“A estratégia do BB para o mercado norte-americano está voltada a atender integralmente à demanda por produtos e serviços financeiros dos mais de 1,5 milhão de imigrantes brasileiros residentes naquele país, além de dar suporte a empresas brasileiras com atividades nos Estados Unidos e clientes do segmento atacado”, informa o BB.
O BB pretende inaugurar, nos próximos cinco anos, cerca de 20 agências em regiões com concentração de imigrantes brasileiros.

Kaká faz bom retorno e se entende com os 'novatos'


São Paulo (AE) - É verdade que o Iraque não impôs muita dificuldade, mas a seleção brasileira tem bons motivos para comemorar o retorno de Kaká. No amistoso de ontem, o meia que já foi o melhor do mundo voltou à seleção brasileira depois do fracasso na Copa do Mundo de 2010, marcou um gol, deu outro para Oscar e foi o grande nome da vitória por 6 a 0 sobre o time de Zico, em amistoso realizado em Malmoe, na Suécia.
rafael ribeiro/cbf
Kaká presentou Oscar com um belo passe para um dos gols do camisa dez e recebeu cumprimentoKaká presentou Oscar com um belo passe para um dos gols do camisa dez e recebeu cumprimento

Sabendo da necessidade de uma boa apresentação, mas também de que não havia motivo para grande esforço, o Brasil alternou momentos de futebol vistoso e longos minutos de apatia. Foi o suficiente para golear, com dois gols de Oscar (ambos no primeiro tempo) e Neymar, Kaká, Lucas e Hulk fazendo um cada um. No ataque, a seleção parece estar bem servida.
Nem a presença do craque do Real Madrid, que volta à boa fase, atraiu bom público ao pequeno estádio de Malmoe. A maior parte da torcida, aliás, era dos asiáticos, uma vez que a cidade sueca é reduto de iraquianos. O Brasil volta que a jogar na próxima terça, às 9h10 (de Brasília), em Wroclaw, na Polônia, contra o Japão. Chance para a seleção mostrar futebol contra um time mais poderosos que os também asiáticos China e Iraque, que, juntos, levaram 14 gols do time de Mano Menezes. Até o fim do ano, mais um amistoso, diante da Colômbia, em 14 de novembro, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
O técnico Mano Menezes confirmou o que já havia indicado e escalou Oscar e Kaká juntos no meio de campo. A resistência do Iraque não demorou a ser vencida, após 15 minutos de futebol fraco, Neymar resolveu o problema com uma boa arrancada pelo meio e linda assistência para Oscar sair na cara do goleiro e tocar no canto para fazer 1 a 0. Cinco minutos depois sairia o segundo gol. Novamente Neymar começou a jogada, tocando em profundidade para Kaká, que foi até a linha de fundo e rolou para o meio. Oscar, com o gol aberto, só escorou. Na segunda etapa, as coisas ficaram mais fáceis. Logo com dois minutos, Kaká arrancou desde o meio de campo, entrou na área e bateu forte para fazer o terceiro. Hulk, em jogada pela direita da área, passou por um marcador, chutou cruzado e rasteiro e fez o quarto.
Depois de alguns minutos de sono, em que o Iraque inclusive criou uma chance de gol, o Brasil só fez o quinto aos 30 minutos, quando Kaká já havia dado lugar a Lucas. Neymar fez jogada pela esquerda, puxou para trás e bateu de direita, tirando do goleiro. Quatro minutos depois, Lucas arriscou de fora e fez o sexto.

Mineiro decide apoiar Carlos Eduardo



Durante reunião com o diretório municipal, militantes e correlegionários do Partido dos Trabalhadores (PT), com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro ficou definido o apoio à candidatura de Carlos Eduardo (PDT) na disputa do 2º turno para a Prefeitura de Natal.

A resolução do Diretório Municipal d o PT propõe um "voto crítico" a Carlos Eduardo. A definição oficial pelo apoio ao ex-prefeito foi anunciada durante entrevista coletiva com a presença de Fernando Mineiro, da deputada federal Fátima Bezerra e do presidente do PT em Natal, Carlos Araújo.
 
"Nós vamos apoiar para a vitória com Carlos Eduardo, sem qualquer interesse no futuro governo. Estamos prontos para integrar a campanha", declarou Mineiro.
 
Para a deputada federal Fátima Bezerra a escolha foi pela aproximação entre os projetos e a oposição ao DEM. "Pela aproximação que temos com o PDT e os partidos da base federal foi o diferencial na escolha, além da oposição local ao governo do DEM", declarou a deputada.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SUS deve baixar idade mínima de redução de estômago para 16 anos



O Ministério da Saúde deve reduzir a idade mínima recomendada para cirurgia de redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de 18 para 16 anos. A proposta foi incluída em uma consulta pública, aberta no dia 24 de setembro e prevista para terminar na próxima segunda-feira (14).
A partir daí, será feita a versão final do texto, que será aprovado, publicado e começará a vigorar em todo o país.
A operação bariátrica é indicada para pacientes até 65 anos com obesidade grave ou moderada que tenham doenças associadas ao problema – como diabetes, hipertensão, colesterol alto e alterações nos ossos ou nas articulações.
Na opinião do endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo, a iniciativa do ministério acompanha uma tendência observada na população, e no futuro essa faixa etária pode ser ainda menor.
"Acho a medida ótima. Antes, só não se operavam adolescentes porque não havia estudos clínicos com eles. Além disso, o risco em pacientes jovens é menor", diz o médico, que também já operou pessoas com mais de 70 anos e viu casos de adolescentes de 13 sendo submetidos ao procedimento no HC, com autorização dos pais.
"Esse intervalo dos 16 aos 65 anos é apenas um protocolo, pois o médico pode indicar a cirurgia bariátrica em casos extremos, que fogem desse limite", afirma Halpern.

Casas Bahia abre 52 oportunidades de emprego em Natal




Depois de muita espera o dia se aproxima para a abertura da primeira loja das Casas Bahia em Natal.
O local: Midway Mall.
Assim, já abriu a seleção para 52 oportunidades de emprego, em diferentes cargos e níveis:
São eles:
Para os cargo de Vendedor Interno, Caixa, Auxiliar de Estoque,  Analista de Crédito e Cobrança, os requisitos são: requisitos: ensino médio completo e experiência na função.
Para  Auxiliar de Limpeza: desejável ensino médio completo (mínimo Fundamental completo) e experiência na função.
Auxiliar de escritório: Ensino Médio ompleto
Para se candidatar, cadastro no www.casasbahia.com.br, ou encaminhando o currículo para viavarejoexpansao@gmail.com (informar vaga e região no assunto).

Detran-RN abre inscrições para curso de instrutor e examinador de trânsito

Publicação: 11/10/2012 06:38 Atualização: 11/10/2012 06:44
Da redação do DN Online

O Detran-RN abre inscrições nesta quinta-feira (11), para o curso gratuito de Formação de Instrutor e Examinador de Trânsito. A iniciativa é destinada aos servidores do Detran interessados em atuar posteriormente nas duas funções. O curso oferece 40 vagas, das quais 38 destinadas aos servidores efetivos, relotados ou redistribuídos, e duas para os cargos comissionados ou cedidos à autarquia.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 18 de outubro na sala do Setor de Cursos, localizada na sede do Detran, no horário das 9h às 14h, quando devem apresentar a cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH),  comprovante de residência e o currículo resumido, além de preencher a ficha de inscrição (ver link do edital, abaixo, com todos os requisitos do processo seletivo).

Em seguida, o Serviço Nacional do Transporte (SENAT), parceiro  na elaboração do curso, realizará avaliação psicológica para fins pedagógicos com os inscritos. "Daí sairão os 40 matriculados", disse Fátima Holanda, funcionária do Detran e responsável pelas inscrições. O Diário Oficial do Estado, de 10.10.2012, divulga o edital 01/2012, que rege o processo de seleção. 

"O objetivo do curso é capacitar os servidores do Detran para atuar nas atividades de instrutores e examinadores, fazendo com que os conhecimentos deles aumentem e a função de Instrutor e Examinador de Trânsito sejam exercidas por pessoas ligadas ao Detran",  ressaltou Fátima Holanda. Entretanto, não poderão participar da seleção os servidores da área de informática, vistoriadores, emplacadores e assessores técnicos de áreas específicas.

O início das aulas está previsto para o dia 29 deste mês, no Setor de Cursos do Detran, das 14 às 18h. O curso, que tem um total de 208h, é regulamentado pela Resolução 358/2010 do Contran e será ministrado por servidores da autarquia e funcionários do SENAT. Confira edital aqui

CHANCES NO NE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PE LANÇA EDITAL PARA 254 VAGAS.

Chances no NE: Tribunal de Justiça de PE lança edital para 254 vagas

Publicação: 10/10/2012 12:10Atualização:

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lançou edital para preencher 254 vagas nos cargos de notários e registradores. As chances serão ocupadas de acordo com os critérios de provimento ou remoção. Organizado pela Fundação Carlos Chagas, o certame também prevê oportunidades para portadores de necessidades especiais.

Todas as inscrições serão realizadas pela Internet no endereço www.concursosfcc.com.br entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro. A taxa vai de R$ 150 a R$ 300 e o candidato poderá escolher a disputa para provimento ou remoção.

Divido em quatro fases, a seleção pública vai compreender provas objetiva (em caráter eliminatório), escrita, prática e oral e exame de títulos. A primeira fase deve ocorrer no dia três de fevereiro de 2013.

Quem quiser participar deve ter conhecimentos de registros públicos, direitos constitucional, administrativo, tributário, civil, processual civil, penal, processual penal e comercial/empresarial, língua portuguesa, além de conhecimentos gerais.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Joaquim Barbosa é eleito presidente do STF e toma posse em novembro




O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu na tarde desta quarta-feira (10) o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, como novo presidente para um mandato de dois anos. (Nos vídeos ao lado, veja o momento em que ele foi eleito e seu agradecimento.)
Barbosa será o primeiro negro a ocupar o comando do tribunal e assumirá a vaga que será deixada por Ayres Britto, que se aposenta em novembro.
O vice-presidente da corte será o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão.
O resultado já era esperado, uma vez que a sucessão do comando segue a ordem da antiguidade – os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal e o segundo mais antigo passa a ser o vice.
O critério faz com que o atual vice sempre seja o próximo presidente. Aquele que termina o mandato vai para o fim da fila, para possibilitar a alternância.
O mandato de Britto terminaria somente em 2014, mas a eleição teve de acontecer agora porque o atual presidente se aposentará compulsoriamente em novembro, quando completará 70 anos. Ainda não há data exata para a posse de Joaquim Barbosa.

O resultado foi proferido por Rosa Weber, ministra com menos tempo de tribunal. Joaquim Barbosa recebeu nove votos para o cargo de presidente e Ricardo Lewandowski, um.
Para a função de vice, Lewandowski recebeu nove votos e Cármen Lúcia, um. A eleição foi rápida e ocorreu antes do início da sessão para o julgamento do processo do mensalão.
Barbosa se disse honrado com a escolha de seu nome. "Gostaria de agradecer a todos os colegas pela confiança em eleger-me ao cargo de presidente da corte e também dizer da minha elevada honra em ser eleito e futuramente exercer a presidência da casa,” afirmou.
O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que Lewandowski e Barbosa formarão uma “dupla à altura” da história do tribunal. “Eminente ministro Lewandowski formará com Joaquim Barbosa uma dupla de dirigentes à altura das melhores tradições do Supremo Tribunal Federal em sua larga história de serviços prestados", disse Britto.
Relator do mensalão, Barbosa protagonizou várias discussões com Lewandowski, revisor do processo, ao longo do julgamento.
Após ser eleito vice-presidente do Supremo, Lewandowski afirmou que assumirá papel "coadjuvante".
"O papel de vice-presidente da corte não é papel de protagonista, mas é papel de coadjuvante e colaborador. Barbosa poderá ter a certeza e convicção de que tudo farei para que sua excelência tenha uma administração plena de êxito como merece e o Brasil espera", disse Lewandowski.
O ministro Joaquim Barbosa, diante dos autos do mensalão no STF (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro Joaquim Barbosa, diante dos autos do
mensalão no STF (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Ministro com mais tempo de Supremo, Celso de Mello discursou em homenagem a Joaquim Barbosa. Ele disse estar certo de que o presidente eleito agirá com “prudência” na chefia do Judiciário.
“Desejo todo o sucesso no desempenho das funções. Tenho certeza de que saberá, agindo com sabedoria, com prudência e com segurança enfrentar e superar os obstáculos que são tão comuns ao exercício da Suprema Corte do Brasil.”
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a palavra para falar sobre a eleição de Joaquim Barbosa. Ele lembrou que Barbosa foi integrante do Ministério Público. “É motivo de orgulho e de honra. Desejamos todo o sucesso à frente da Suprema Corte”, afirmou.
O tricampeão brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet veio acompanhar a eleição do ministro Joaquim Barbosa para a presidência do Supremo. O ex-piloto é amigo do relator do processo do mensalão. Piquet se sentou na primeira fileira de poltronas reservadas às defesas dos réus.
Ao falar em nome dos advogados, Roberto Caldas disse que o país está em “júbilo” com a eleição de Barbosa para a presidência do STF.
“A nação encontra-se em júbilo com a eleição do ministro Joaquim Barbosa. Ao manter a tradição de eleição do mais antigo da corte, o Supremo Tribunal Federal terá no próximo presidente a sabedoria da condução do tribunal, pelos desígnios e desejos que a nossa nação espera do Supremo Tribunal Federal.”
Primeiro negro a comandar STF
Barbosa, atualmente com 58 anos, será o primeiro negro a presidir o Supremo. Ministro do STF desde 2003, nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal.
Nascido em Paracatu, noroeste de Minas Gerais, Barbosa tem origem pobre. O pai, já falecido, era pedreiro e a mãe é dona de casa. Em Brasília, morou de favor na casa de parentes e estudou em escola pública. Trabalhou como faxineiro e foi compositor gráfico no Senado Federal.
Manteve intensa vida acadêmica ao longo da carreira. É doutor e mestre em direito público pela Universidade de Paris. Também terminou mestrado em direito e estado na Universidade de Brasília (UnB).
É professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Barbosa fala quatro idiomas: francês, inglês, alemão e italiano.
Como ministro do STF, ganhou notoriedade depois de ser sorteado o relator do mais complexo processo penal que já passou pela corte, o do mensalão, e é conhecido pelos embates acalorados com colegas de plenário.

Polêmicas
Em abril de 2009, Barbosa protagonizou uma discussão com o ministro Gilmar Mendes. Disse que o colega tinha "capangas" no Mato Grosso.
Recentemente, criticou o colega Marco Aurélio Mello, sugerindo que ele foi indicado para o STF em razão do parentesco com o ex-presidente Fernando Collor de Mello, de quem é primo.
Também acusou o revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, de fazer "vista grossa" para as provas dos autos.
Ao contrário de outros magistrados, Joaquim Barbosa não costuma receber advogados dos processos nos quais atua.
Nos últimos anos, passou a ter problemas em razão de uma inflamação na base da coluna e chegou a tirar diversas licenças. Durante os julgamentos, costuma levantar e se ausentar do plenário para sessões de fisioterapia.

CONFIRA, MAIS UMA DA DEP. FÁTIMA BEZERRA


MEC garante mais de R$ 30 milhões para investimentos em educação no RN

Publicação: 10/10/2012 17:05 Atualização:
DN Online  para o CA.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) e a professora Ângela Paiva, reitora da UFRN, participaram nesta terça-feira (09) de audiência com o secretário Executivo do MEC, Henrique Paim, em Brasília. Ocasião em que foi anunciado mais de R$ 30 milhões para implantação de banda larga em escolas, investimentos na UFRN e UFERSA.
Henrique Paim assegurou que R$ 16 milhões serão destinados para implantação de internet banda larga em 631 escolas (estaduais e municipais) da Região Metropolitana. Trabalho será custeado pelo MEC em parceria com a UFRN e o governo do RN.
“A liberação da emenda de bancada no valor de R$ 13 milhões para investimentos na UFRN foi outra boa notícia que tivemos na reunião com o MEC”, acrescentou Fátima.
O secretário assegurou mais R$ 1,8 milhão para os cursos de bacharelado em Tecnologia da Informação e Técnico em T.I.
Fátima Bezerra reivindicou a liberação da emenda de bancada para investimentos na UFERSA. “A noite da terça-feira foi bastante produtiva para a educação do RN”, finalizou a deputada.
Reunião contou também com a presença do ex-reitor da UFRN, professor Ivonildo, e da secretária de Educação do RN, professora Betânia Ramalho.

Joaquim Barbosa é escolhido novo presidente do STF



Publicação: 10/10/2012 17:10Atualização:
Estado de Minas
O ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa foi escolhido o novo presidente do tribunal. A eleição ocorreu no início da sessão desta quarta-feira, antes da Corte voltar a julgar o caso do mensalão. Barbosa recebeu nove votos e o ministro Ricardo Lewandowski um. Barbosa será o 9° mineiro a ocupar a presidência do Supremo e deve ocupar a função nos próximos dois anos, tempo de mandato no STF. Já Lewandowski, que é revisor do processo do mensalão, foi eleito para a vice-presidência também com nove votos, contra um para a ministra Cármen Lúcia.
Joaquim Barbosa será o 50° presidente do STF desde o período do império e o 44° desde que foi instaurada a República no Brasil. O ministro Celso de Mello parabenizou o novo presidente. “Desejo todo o sucesso no desempenho das elevadíssimas funções”, disse. O Progurador-Geral da República, Roberto Gurgel, também se manifestou dizendo que é “motivo de orgulho e honra” a eleição de Barbosa, que passou pelo Ministério Público Federal durante 19 anos.
Conforme o regimento interno do Supremo Tribunal Federal, a eleição deve ser feita no mês que antecede a saída do mandato do atual presidente. Atualmente Barbosa já ocupava a vice-presidência da Corte ao lado do ministro Ayres Britto, que se aposenta no próximo mês. O mandato é de dois anos
Ao agradecer as manifestações, Barbosa foi discreto. “Eu gostaria de agradecer a todos os colegas a confiança em eleger-me presidente da Corte e dizer da minha satisfação em ser eleito e futuramente exercer a presidência da Casa”.
A posse de Barbosa só ocorrerá em novembro, quando, no dia 18, o atual presidente do STF, Carlos Ayres Britto, se aposenta compulsoriamente por completar 70 anos. Mas ainda não há a data precisa para a cerimônia de posse do novo presidente da Corte Suprema.
Confirmado o nome de Barbosa, ele será, segundo a Fundação Palmares, o primeiro presidente negro da Corte Suprema. Indicado para a instituição em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa tem uma trajetória de vida que demonstra esforços pessoais e determinação.
Filho de dona de casa e pedreiro, nascido em Paracatu, em Minas, ele ajudou o pai, foi oficial de chancelaria, professor universitário e procurador do Ministério Público Federal.

Candidatura de Carlos Eduardo pode ser impugnada nesta quinta-feira



Publicação: 10/10/2012 17:11 Atualização: 10/10/2012 17:53
Por Sergio Vilar, do DN Online

A candidatura de Carlos Eduardo Alves à prefeitura de Natal pode ser impugnada na manhã desta quinta-feira. O Tribunal de Justiça julgará os agravos da Câmara Municipal e da Prefeitura. O julgamento acontece na 3ª Câmara Cível do TJ/RN a partir das 8h.
Os responsáveis pelo processo serão os desembargadores Vivaldo Pinheiro (relator), Amaury Moura (revisor) e Sulamita Pacheco (convidada). Dois votos contra e o candidato do PT, Fernando Mineiro já assume o lugar de Carlos Eduardo na disputa do segundo turno contra Hermano Morais.
O ex-prefieto pode recorrer da decisão sob pedido de efeito suspensivo (uma nova liminar) junto ao STJ ou STF, segundo o advogado especialista em direito eleitoral, André Castro. "Ele teria que solicitar esse pedido rápido, e imagino eu que seja no STF, poque se trata de matéria constitucional", disse.
A Câmara já havia reprovado as contas do candidato pedetista em maio. Carlos Eduardo disputou o primeiro turno graças à liminar impetrada pelo juiz Geraldo Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública, que suspendeu a decisão da Câmara.
“A reprovação das contas nestes moldes implica em supressão da garantia do contraditório e o consequente desrespeito ao amplo direito de defesa, que impõe por fazer suspender os efeitos do Decreto Legislativo proferido em desconformidade com tais parâmetros. Não se reconhecendo tal direito, evidentes prejuízos serão impostos ao autor, sobretudo no âmbito eleitoral, em face das consequentes resultantes da inelegibilidade para o pleito deste ano”, escreveu Mota, na decisão.
Se a decisão do TJ cassar a liminar e acompanhar o decreto da Câmara, Carlos Eduardo fica inelegível por oito anos, segundo versa a Lei da Ficha Limpa. A favor de Carlos Eduardo está a decisão do Tribunal de Contas do Estado, responsável pelo parecer técnico. Ainda segundo Mota, a Câmara reprovou contas do ex-prefeito sem o crivo da análise técnica do TCE.
Ao ser questionado sobre a expectativa para o julgamento, o ex-prefeito Carlos Eduardo afirmou ter plena confiança que a decisão será favorável. "Consegui o registro de candidatura dentro da normalidade, então não terei problema com relação a isso e acredito que a Justiça vai levar em consideração o julgamento positivo das minhas contas", ressaltou.
Em resumo, os três desembargadores do TJ votarão em favor do decreto da Câmara Municipal ou do parecer técnico do TCE – ambos, órgãos fiscalizadores do poder Executivo.
Quem quiser acompanhar online o parecer do site do TJ, o número dos processos é: 2012008800-1 e 2012009279-4

Procurador diz que os crimes eleitorais são muito praticados


Procurador diz que os crimes eleitorais são muito praticados
Paulo Sérgio ressalta que a prática persiste devido à conivência dos eleitores

O procurador regional eleitoral, Paulo Sérgio Rocha, admitiu ontem que os crimes eleitorais ainda são muito praticados e pouco punidos, como mostrou reportagem publicada n'O Poti/Diário de Natal do último domingo, sobre esquemas montados para a eleição de vereadores em Natal. Segundo Paulo Sérgio, essa prática persiste devido à conivência dos eleitores, que, na visão dele, incentivam os crimes. A reportagem revelou práticas de compra de votos, caixa 2 e corrupção no poder público, entre as estratégias usadas para eleger parlamentares com "retorno financeiro".

Paulo Sérgio: há compra de votos. 
"O povo participa, ajuda, estimula e incentiva a compra de votos. A quantidade de eleitores que aceita vender seu voto é muito, muito grande. E os eleitores vendem o voto por diversos motivos: para receber medicamentos, para conseguir uma consulta médica ou que um advogado acompanhe um processo seu, por dinheiro, por combustível, em troca do pagamento de suas contas de água e luz atrasadas, pela promessa de receber uma casa popular ou um cargo comissionado ou simplesmente porque o candidato prometeu 'ajudar lá em casa'", criticou. 
De acordo com uma fonte d'O Poti/Diário de Natal lotada na Câmara, uma campanha para vereador da cidade custa mais de R$ 700 mil, valor que um parlamentar ganha em salários durante os quatro anos de mandato. A fonte disse que esse dinheiro, em sua maior parte não declarado, é gasto para comprar votos. O reembolso, segundo revelou, ocorre com a apropriação do dinheiro da verba de gabinete, empregos de laranjas como assessores e nos cargos indicados nas estruturas governamentais.
Mas o procurador advertiu que, seguindo a política mercantilista de negociação de votos, o próprio eleitor sai prejudicado do processo eleitoral. "Votando com essa mentalidade, de preferir vantagens imediatas em vez de votar por ideologia em alguém com o sincero propósito de melhorar a sociedade, o eleitor não só é partícipe da compra de votos como perde o direito de reclamar de buracos, da falta de escolas, hospitais, segurança etc. E desse jeito por mais fiscalização do Ministério Público, da Justiça ou da Polícia que exista, a compra de votos não vai acabar nunca". 
De acordo com o procurador, a fiscalização é difícil também devido ao fato de as operações criminosas ocorrerem de forma discreta. "A compra de votos não acontece às claras. Sempre há uma forma de esconder. A distribuição de dinheiro, o pagamento das contas de água e luz atrasadas ou a entrega dos remédios acontece à noite, em sítios, em casas particulares de parentes ou em lugares supostamente insuspeitos. Num contexto desses, por melhor que seja a fiscalização, dificilmente se consegue descobrir a compra de votos". 
A iniciativa do eleitor de se vender é, de acordo com Paulo, o principal "esconderijo" da prática do crime. "Notadamente, porque o próprio eleitor que vendeu seu voto ajuda a esconder tudo. Além disso, por mais que se esforcem, o Ministério Público, o Judiciário e a Polícia não dispõem de efetivo suficiente para dar conta de tanta comprade votos. É como disse antes: a compra de votos acontece demais, é algo rotineiro, básico, comum, frequente. Só não se consegue descobrir", reiterou.
Sérgio disse que, apesar das dificuldades, há um interesse em coibir essas práticas. "Tenho visto um esforço cada vez maior de Promotores e Juízes Eleitorais para que o processo eleitoral como um todo seja mais sério. Isso em todas as fases, desde o alistamento eleitoral, para impedir que alguém transfira seu domicílio eleitoral de um lugar para o outro sem que tenha nenhum vínculo, até o resultado do pleito, com a impugnação daqueles que venceram as eleições por meio de algum tipo de abuso", disse. 
O procurador reiterou também o interesse da Justiça em acabar com a impunidade. "Também tenho percebido o empenho de Promotores e Juízes Eleitorais para que a campanha aconteça de um modo mais civilizado, sem tumultos e sem violência. É preciso que a jurisprudência dos tribunais dê respaldo à iniciativa desses Promotores e Juízes Eleitorais para que o processo eleitoral fique mais aperfeiçoado nas próximas eleições".

EX-PREFEITO CARLOS EDUARDO NÃO ENTENDE A OBSESSÃO DO SEU PRIMO, HENRIQUE ALVES.


"Não entendo a obsessão de Henrique de me derrotar"
A afirmação foi feita ontem pelo ex-prefeito Carlos Eduardo ao dialogar com internautas no chat do DN Online
Candidato à sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV), o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) disse ontem, em chat do DN Online, que não entende a "obsessão" do deputado federal Henrique Eduardo (PMDB), seu primo, em derrotá-lo. "Eu realmente, às vezes, fico sem entender a obsessão de Henrique Alves de tentar me derrotar de todas as maneiras, patrocinando uma campanha de baixarias e jogo sujo contra mim e envolvendo até a figura do meu pai. Agnelo Alves (PDT), que está fazendo um tratamento de saúde e vê o seu nome envolvido de uma forma injusta, mentirosa", declarou.

Ex-prefeito na redação do DN Online, ontem à tarde, conversa com internautas. 


Carlos observou que seu sucesso eleitoral depende exclusivamente da população. Ele ressaltou que os líderes da sua família, Henrique e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB), estão patrocinando o "jogo sujo" contra sua candidatura. "Se eu tiver de fazer uma carreira política que continue com êxito deverei isso à população de Natal, porque até os políticos da minha família são contra. E são contra de uma forma radical, sem medir esforço e comportamento, nada usual para uma política com 'P' maiúsculo", avaliou.

O ex-prefeito citou o anúncio do voto da prefeita Micarla de Sousa declarado a ele como uma artimanha dos seus primos para derrotar sua candidatura. "Até as pedras de Natal sabem que isso foi mais uma armação de Micarla, Hermano e Henrique Eduardo, junto com Garibaldi, para tentar me prejudicar. Tudo isso é em vão, pois o que Micarla fez durante o seu mandato todo foi tentar desconstruir a minha administração. Depois me perseguindo e perseguindo pessoas ligadas a mim e tudo que ela não quer é passar a faixa de prefeito para mim", enfatizou

O pedetista lembrou que a gestora move duas ações judiciais contra ele. O candidato ameaçou vasculhar a prefeitura para encaminhar possíveis irregularidades à Justiça. "Somos inimigos pessoais, respondo a dois processos na justiça movidos por ela contra mim e ela sabe que, com o meu retorno, a vida dela não vai ser fácil. Quero dizer apenas que vou tomar todas as providencias para tudo que estiver errado enviar para o Ministério Público e para o Judiciário", disse.

Perguntado sobre o desequilíbrio emocional que tem sido uma de suas características no decorrer da campanha, Carlos disse que é equilibrado, mas frisou que, em alguns momentos, é necessário agir de forma mais enérgica. "Eu fui prefeito seis anos de Natal e sempre atuei com todo o equilíbrio em todas as situações de dificuldades. Ninguém nunca viu nada de diferente do que eu estou afirmando. Aliás, quando estava em jogo o interesse da cidade, eu sempre desequilibrei em favor do interesse da cidade. Há momentos na vida, também, que a gente não pode ser agredido e baixar a cabeça", ressaltou.

O candidato do PDT criticou o modo como Hermano tem feito críticas a ele, usando o boneco "Nildo" no horário eleitoral. "A política precisa ser tratada com seriedade, até porque a gente sabe que o voto é quem faz a saúde, educação, assistência social, turismo, mobilidade urbana, enfim, e isso não pode ser tratado na base da chacota", comentou. Ele prometeu que, se eleito, direcionará as primeiras ações emergências para a limpeza urbana, recuperação da malha viária e da saúde.

Questionado se considera a campanha ganha, o candidato disse que está otimista. "Eu vejo a campanha com muito otimismo e estou lutando muito para ganhar. Se possível, no primeiro turno", declarou. O candidato preferiu não responder se aceitaria os apoios do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) em caso de segundo turno. "Estou lutando para ganhar no primeiro turno e não quero desviar desse foco", afirmou.

O pedetista enfatizou ainda que, no caso de vencer as eleições, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB), sua vice, ajudará na gestão, mas seguindo suas orientações. "O prefeito é quem conduz a administração. Sou muito sioso de conduzir a prefeitura e não abro mão disso, nenhum milímetro. O papel de Wilma como vice prefeita será de contribuir para a administração, sem ultrapassar os limites da condução por mim de toda as políticas públicas que vamos implementar para melhorar a qualidade de vida dos natalenses", finalizou.                    

Grupos políticos // Violência marca reta final da campanha no interior



A reta final da campanha eleitoral está marcada pela violência no interior do Rio Grande do Norte. Até agora já foram pelo menos dez incidentes registrados, a maior parte em municípios de pequeno porte. Os atos são justificados pelos ânimos acirrados, normalmente entre dois grupos políticos rivais, os que estão no poder e os que fazem oposição, ou motivados por suspeitas de compra de voto. Na Justiça Eleitoral, por enquanto, não há registros formais de nenhuma ocorrência porque os crimes são investigados na Justiça comum. O Diário de Natal fez um levantamento e constatou notícias de incidentes em Mossoró, Santa Cruz, Touros, Francisco Dantas, Monte Alegre, Ceará-Mirim, Caiçara do Rio do Vento, Pau dos Ferros, Antônio Martins e Cruzeta. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o reforço de tropas federais para garantir a segurança da população em 119 municípios potiguares. Mas o pedido ainda não foi julgado. Proporcionalmente, o RN é o estado brasileiro que mais pediu reforços, o que fez com que fossem solicitadas vistas ao pedido pela ministra Carmem Lúcia. Porém, nenhum dos incidentes está sendo investigado pela Corte Eleitoral porque normalmente se enquadram como crimes da Justiça comum. 

TRIBUNAL ELEITORAL CONTINUA ANALISANDO OS MUNICÍPIOS.


 
Eleições ainda podem  ser mudadas em algumas  cidades do Rio Grande do Norte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) continua analisando a validade de registro de candidatos e abuso eleitoral.
O município de  Monte Alegre, as duas chapas que concorrem à Prefeitura estão com problemas de registro junto à Justiça Eleitoral.
 Problemas também em candidaturas nas cidades de Serra do Mel, Triunfo Potiguar, Angicos, Arês, Barcelona, Bento Fernandes, Caiçara do Rio do Vento, Galinhos, Guamaré, Japi, Lagoa de Pedras, Macau, Mossoró, Santo Antônio, São Bento do Trairi, São Gonçalo do Amarante.
PREFEITOS ELEITOS NA REGIÃO POTENGI
São Paulo do Potengi  deu Naldinho, Ielmo Marinho ficou com Bruno Patriota, Santa Maria  foi Celina. São Tomé quem levou foi Gutemberg, Riachuelo está com Mara. Ruy Barbosa fica com Nica, Barcelona  Dr. Aroldo foi o vencedor,. Lagoa de Velhos desta vez deu  Igor Araújo, Serra Caiada mudou para Socorro e Wanderley,  Bom Jesus é Júnior de D. Lourdinha e  Elói de Souza, Kerginaldo.
Observa-se que São Pedro do  RN, região potengi,  não consta em nenhum dos casos a cima. Informa-se que no município houve muitas irregularidades nas eleições e também depende da Justiça Eleitoral.