quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pobreza mundial recua para 1,29 bilhão, revela Banco Mundial

Em quarta-feira 29/2/2012, às 15:39


Washington, 29 fev (EFE).- O número de pessoas vivendo na linha da extrema pobreza caiu em 2008 para 1,29 bilhão, o que representa 22% da população mundial, segundo as últimas estimativas divulgadas nesta quarta-feira pelo Banco Mundial.
Em 2005, o número de pessoas que viviam com menos de US$ 1,25 ao dia era de 1,39 bilhão, o que significava 25% do total da população mundial.
O Banco Mundial indicou que a redução vem especialmente da China, que retirou 660 milhões de pessoas dessa faixa entre 1981 e 2008, e cujo percentual caiu à metade entre 2002 e 2008, de 28,6% para 13,1%.
No ritmo atual, calcula-se que em 2015 o número de pessoas que viverão com menos de US$ 1,25 ao dia rondará 1 bilhão de indivíduos.
Por outro lado, 2,471 bilhões viviam em 2008 com menos de US$ 2 ao dia, o que é considerado o limiar da pobreza, um número que representa 43% da população mundial, contra 47% (2,595 bilhões) de 2005.
"O mundo em desenvolvimento realizou notáveis avanços no combate contra a extrema pobreza, e se mostrou resistente aos recentes choques na alta dos preços dos alimentos e da energia. Mas a acumulação do número de pessoas que vivem justo acima da linha de extrema pobreza ressalta a contínua vulnerabilidade dos mais pobres", avaliou Martin Ravallion, diretor de Pesquisa do Banco Mundial.
A instituição destacou que apesar de ser observado um progresso geral, o número de pessoas que vivem entre a fronteira dos US$ 1,25 e US$ 2 ao dia dobrou entre 1981 e 2008, ao passar de 648 milhões para 1,18 bilhão.
Por regiões, a África Subsaariana continua registrando os piores números no que se refere à população abaixo da linha de extrema pobreza, apesar de um ligeiro avanço nos últimos anos, ao passar de 394 milhões em 2005 (52%) para 386 milhões em 2008 (47,5%).
Enquanto isso, a região Ásia - Pacífico, liderada pela China, reduziu quase à metade sua porcentagem de extrema pobreza, de 27,6% em 2002 para 14,3% em 2008, ao passar de 523 milhões para 284 milhões. EFE

Estudo revela novos indícios sobre ressurreição de Jesus

Nova York, 28 fev (EFE).- Um grupo de arqueólogos e especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York as conclusões de uma pesquisa que apresenta indícios da ressurreição de Jesus a partir de um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas.Leia também:
América Latina abriga 24% dos católicos do mundo
Vaticano expõe os documentos mais valiosos de seu arquivo secreto
Papa nomeia Luiz Henrique da Silva Brito bispo auxiliar do Rio de Janeiro
Crivella diz que é indicado do PRB e não de bancada evangélica

"Até agora me parecia impossível que tivessem aparecido túmulos desse tempo com provas confiáveis da ressurreição de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas essas evidências são claras", afirmou nesta terça-feira à Agência Efe o professor James Tabor, diretor do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, um dos responsáveis pela pesquisa.
O túmulo em questão foi descoberto em 1981 durante as obras de construção de um prédio no bairro de Talpiot, situado a menos de quatro quilômetros da Cidade Antiga de Jerusalém. Um ano antes, neste mesmo lugar, foi encontrado um túmulo que muitos acreditam ser de Jesus e sua família.
Ao lado do professor de Arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e do cineasta canadense de origem judaica Simcha Jacobovici, Tabor conseguiu uma permissão da Autoridade de Antiguidades de Israel para escavar o local entre 2009 e 2010.
Em uma das ossadas encontradas, que os especialistas situam em torno do ano 60 d.C., é possível ver a imagem de um grande peixe com uma figura humana na boca, que, segundo os pesquisadores, seria uma representação que evoca a passagem bíblica do profeta Jonas.
A pesquisa, realizada com uma equipe de câmeras de alta tecnologia, também descobriu uma inscrição grega que faz referência à ressurreição de Jesus, detalhou à Agência Efe o professor Tabor, que acrescentou que essa prova pode ter sido realizada "por alguns dos primeiros seguidores de Jesus".
"Nossa equipe se aproximou do túmulo com certa incredulidade, mas os indícios que encontramos são tão evidentes que nos obrigaram a revisar todas as nossas presunções anteriores", acrescentou o especialista, que acaba de publicar um livro com todas as conclusões de sua pesquisa, "The Jesus Discovery".
O professor reconhece que suas conclusões são "controversas" e que vão causar certo repúdio entre os "fundamentalistas religiosos", enquanto outros acadêmicos seguirão duvidando das evidências arqueológicas da cristandade.
Anteriormente, essa mesma equipe de pesquisadores participou do documentário "O Túmulo Secreto de Jesus", produzido pelo cineasta James Cameron. Na obra, os arqueólogos encontraram dez caixões que asseguram pertencer a Jesus e sua família, incluindo Virgem Maria, Maria Madalena e um suposto filho de Jesus.
Segundo o documentário, as ossadas encontradas supostamente apresentavam inscrições correspondentes às identidades de Jesus e sua família, o que acaba reforçando a versão apresentada no livro "O Código da Vinci", de Dan Brown, o mesmo que indica que Jesus foi casado com Maria Madalena e que ambos teriam tido um filho juntos.

Pesquisadores criticam recursos para combate ao fogo na Antártica

Do G1, com informações do Jornal Nacional para o CA



Pesquisadores que estiveram na Estação Comandante Ferraz, na Antártica, atingida no último sábado por um incêndio que matou dois militares da Marinha, criticaram as instalações e os equipamentos de combate ao fogo da unidade. Um alerta semelhante tinha sido dado por inspetores de outros países sete anos atrás.
Mas nem todo o dinheiro destinado ao programa antártico brasileiro foi aplicado. O site Contas Abertas fez um levantamento sobre o dinheiro destinado ao programa antártico brasileiro nos últimos 11 anos.
Nesse período, o programa teve autorização para gastar R$ 145 milhões, mas só gastou, de fato, menos de R$ 115 milhões - deixou de aplicar R$ 30 milhões.
A partir de 2006, os recursos para o o programa aumentaram, mas por causa das emendas de parlamentares. Em 2009, por exemplo, o governo havia destinado R$ 8 milhões. As emendas acrescentaram mais R$ 19 milhões, e o total foi para R$ 27 milhões.
saiba mais
O orçamento deste ano é o menor desde 2006: R$ 11,8 milhões, que não serão suficientes para a reconstrução da estação, praticamente destruída no incêndio.
Problemas na estação já tinham sido apontados, em 2005, num relatório feito por inspetores do tratado internacional que regula a presença dos países na Antártica.
O relatório diz que a estação começa a mostrar sinais de velhice e recomenda uma revisão dos equipamentos de combate a incêndio com urgência. O Brasil respondeu dizendo que já tinha um plano para substituir os extintores e mangueiras e atualizar todo o sistema de combate a incêndio.
O pesquisador Patrick Simões Dias, que estava na estação na hora do incêndio, reclama da falta e do mau funcionamento dos equipamentos para combater o fogo. "Não tinha equipamento de proteção de respiração, não tinha equipamento de resistência ao fogo mesmo, macacões próprios, luvas próprias para todo mundo."
O professor Alexandre Lerípio, especialista em gestão ambiental, esteve várias vezes na estação brasileira e informou a Marinha e o Ministério do Meio Ambiente sobre riscos no local.
"A nossa estação era constituída por um único grande conglomerado de módulos que constituiam uma única edificação [...]. Nessa mesma única instalação estava a praça de máquinas com combustíveis, enfim, com chamadas fontes de ignição", afirmou.
O antropólogo Luis Guilherme Resende de Assis, da Universidade de Brasília (UnB), passou cinco meses na estação em 2010 e diz que há preocupação com a manutenção do local.
"Há um esforço de manutenção permanenete. Não há pessoas na Antártica, na Estação Comandante Ferraz que de certa forma não se envolva obrigatoriamente com os trabalhos de manutenção
A reconstrução da estação brasileira na Antártica ainda deve demorar. Provavelmente, terá que esperar até outubro, quando começa o verão no continente gelado.

Em nota, a Marinha informou que modernizou o sistema de monitoramento e alarme de incêndio e que fez uma série de melhorias na estação. Para a Marinha, o acidente não ocorreu em razão de falta de investimentos na estação.


Veja como planejar os estudos para concursos do magistério

Do G1, em São Paulo



Na coluna de vídeo desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado* responde a dúvidas dos internautas sobre como planejar a rotina de estudos para concursos do magistério.
"Sou graduada em licenciatura plena de matemática e vou fazer um concurso para magistério. O concurso é para professor de matemática da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul e gostaria de algumas sugestões para ficar entre os 20 primeiros colocados", solicita a internauta Miriam Carmo.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
"A minha sugestão é distribuir as matérias considerando seis horas de estudo por dia, sendo três pela manhã e três na parte tarde, deixando um intervalo de 15 minutos durante o turno. Não coloquei nenhuma programação de estudo nem para a noite e nem para o fim de semana. Fiz uma tabela para você poder guiar os seus estudos", afirma Lia Salgado.

Segunda-feira
Terça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feiraSábadoDomingo
9h às 10h30conhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicosLivre
10h45 às 12h15conhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicoslegislaçãoconhecimentos pedagógicosLivre
14h às 15h30portuguêsportuguêsportuguêsconhecimentos da áreahabilitação profissionalLivre
15h45 às 17hportuguêsportuguêsconhecimentos da áreaconhecimentos da áreahabilitação profissionalLivr


A indicação da especialista é que a candidata comece a estudar com pouco tempo e depois aumente esse período. "Inicie com 1h30 e vá aumentando até chegar a 3 horas pela manhã e pela tarde e com o passar do tempo se você sentir que realmente tem condições pode fazer um turno da noite ou estudar no sábado também, mas deixa o domingo para descansar e se recuperar para retomar os estudos na semana seguinte", afirma.
TerceirizadosA dúvida da internauta Maria Coimbra é sobre funcionários terceirizados que ocupam vagas destinadas a candidatos concursados. "Fui aprovada em um concurso para cadastro de reserva de um tribunal e sou a próxima a ser nomeada. Mas ao visitar a comarca verifiquei que tem pessoas terceirizadas desempenhando a função para a qual fui aprovada. Como posso proceder?", pergunta.
De acordo com Lia, o candidato aprovado dentro das vagas do edital tem direito a posse dentro do prazo de validade do concurso. "Quem ficou em cadastro de reserva tem apenas uma expectativa de direito se as vagas surgirem durante o prazo de validade, mas essa expectativa se transforma em direito a posse se houver terceirizado ocupando a vaga que deveria ser preenchida por concurso público e havendo candidato aprovado."
A especialista aponta algumas decisões que foram favoráveis aos concursados. "Há uma decisão com relação ao TJ de Santa Catarina em que um agente de serviços gerais foi aprovado em cadastro de reserva e provou que havia contratação de terceirizados durante a validade, mas a decisão não aconteceu na primeira instância."
Ela também lembra os casos do TRT de São Paulo que garantiu a um candidato aprovado que ele fosse contratado na própria vaga de terceirizado que ele ocupava em Furnas e da 5ª Turma do STJ  que confirmou uma decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho e garantiu nomeação de uma candidata ao cargo efetivo de oftalmologista na Universidade Federal Fluminense. "Você precisa ter fôlego e buscar os seus direitos", recomenda.


Concentração"Decidi há pouco tempo me tornar concurseiro e para aumentar a concentração uso tapadores auriculares e escuto música clássica durante os estudos. Contudo, no dia da prova não poderei usar esses artifícios. Isso poderá comprometer meu desempenho?", questiona o internauta Eduardo Cardoso.
"Recursos desse tipo são muito úteis no início para você construir o hábito de estudo e ter uma boa concentração. Mas com o tempo acho que é importante você ao menos alternar estudar com e sem os tapadores e música clássica até você conseguir manter uma boa concentração sem esses recursos", afirma a especialista.
Segundo a especialista, diversas situações podem tirar a concentração dos candidatos durante a prova e eles precisam estar preparados para não perder o foco.  "Sei de alguns casos extremos de que havia uma obra próxima ao local com serra elétrica e com todo o tipo de barulho e outro caso pior que tinha churrasco com música alta. O candidato tem que saber lidar com isso porque esses casos são extremos, mas é muito comum ter algum candidato perto de você abrindo um pacote de biscoito, espirrando ou assoando o nariz e você tem que estar preparado para não ficar irritado e não perder a concentração."
*Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Tubarão de 2 metros e 180 quilos é encontrado no litoral Sul de Sergipe

Denise Gomes Do G1 SE para o CA
Tibarão-tigre foi encontrado por pescadores na Praia do Abaís em Estância (SE) (Foto: Divulgação)
Tubarão-tigre foi encontrado por pescadores na Praia do Abaís em Estância (SE) (Foto: Divulgação)
Um tubarão da espécie tigre com 2 metros de comprimento e 180 quilos foi encontrado na manhã desta terça-feira (28) na Praia do Abaís, litoral Sul de Sergipe, no município de Estância, a 68 km de Aracaju.
Segundo moradores, dois pescadores que estavam no mar, foram surpreendidos quando puxaram a rede e encontraram o animal preso e muito agitado.
Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Projeto Tamar foram acionadas e estiveram no local. No entanto, o animal já estava morto.
Banhista atesta as dimensões do tubarão-tigre capturado no litoral Sul de Sergipe (Foto: Divulgação)

Banhista atesta as dimensões do tubarão-tigre capturado no litoral Sul de Sergipe (Foto: Divulgação)

UFC convoca ex-ator pornô gay para o TUF 15

Por Revista Tatame | Yahoo! Esportes – 14 horas atrás para o CA
O UFC revelou, ontem, a lista de lutadores que farão parte da décima quinta edição do reality show The Ultimate Fighter, que terá Dominick Cruz e Urijah Faber como treinadores. Entre os nomes anunciados (que incluem um brasileiro), está o do norte-americano Dakota Cochrane. Dono de um cartel de 11 vitórias em 13 lutas e companheiro de treinos de Jason Brilz e Jake Ellenberger, ele tem um passado pra lá de inusitado: sob a alcunha de “Danny” e “Sean Cody”, ele fez carreira na indústria pornô gay.
Mais notícias no site da revista Tatame
Em sua carreira como profissional, Cochrane venceu cinco das 11 lutas nas quais triunfou por finalização, e outras cinco por decisão dos juízes.Ele vem de derrota no evento RFA 1 (Resurrection Fighting Alliance) disputado em dezembro do ano passado.

Comissão aprova o texto-base da Lei Geral da Copa

A comissão especial da Câmara que discute a Lei Geral da Copa aprovou nesta terça-feira o texto-base do relator Vicente Cândido (PT-SP). Resta ainda a votação de dez destaques, o que pode provocar alterações no texto. O presidente do colegiado, Renan Filho (PMDB-AL), convocou nova reunião para esta quinta. Após a conclusão da análise pela comissão o projeto seguirá para o plenário da Câmara antes de ir ao Senado Federal.
Uma alteração feita durante a votação pelo relator abre brecha para que novas leis federais garantam meia-entrada a alguns segmentos da sociedade. Está em tramitação no Senado o Estatuto da Juventude que garante esse direito aos estudantes. Pela nova redação, se a proposta for aprovada sem restrição, os estudantes passariam a ter esse direito na Copa. Atualmente, só a lei federal de meia-entrada para idosos que será respeitada nos eventos da Fifa.
O projeto reserva 300 mil ingressos da Copa de 2014 e 50 mil bilhetes da Copa das Confederações para serem vendidos a preços populares. Estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família poderão pagar cerca de US$ 25,00 por estas entradas. Se houver sobra de ingressos nessa categoria, a Fifa poderá vender os bilhetes a US$ 50,00 para outros brasileiros.
Em relação à responsabilidade civil da União, Vicente Cândido manteve o texto do governo em que o país só será responsável por prejuízo decorrente de "ação ou omissão" do governo ou problemas de segurança, desde que a Fifa não tenha concorrido para esta situação. A entidade do futebol desejava um texto mais amplo que desse garantias expressas mesmo em caso de possíveis desastres naturais ou atentados terroristas. Segundo o relator, a Advocacia-Geral da União (AGU) deverá emitir um parecer dando mais garantias à Fifa.
O projeto inclui na legislação brasileira novos crimes para atender à entidade e seus patrocinadores. Quem usar símbolos oficiais de forma indevida ou divulgar marcas com fins de atingir lucros por associação com o evento poderá ser condenado a detenção, além de pagar multa. A proposta ainda permite ao governo federal decretar feriado em dias de jogos do Brasil e a estados e municípios tomar a medida quando sediarem qualquer dos jogos dos eventos.
O relatório prevê férias escolares em todo o país durante a Copa de 2014 e que aeroportos militares possam ser usados para atender possível excesso de demandas. Há também no texto a criação de um prêmio para os jogadores campeões das Copas de 1958, 1962 e 1970. Eles receberiam R$ 100 mil além de uma pensão de cerca de R$ 3,9 mil mensais. Ambos os benefícios podem ser repassados a seus dependentes.

Mano reconhece fraca atuação de Ronaldinho

O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, concordou com as críticas à atuação de Ronaldinho Gaúcho na vitória por 2 a 1 no amistoso desta terça-feira contra a Bósnia, em Saint Gallen, na Suíça.
- Acredito que o Ronaldinho esteve abaixo do que é Ronaldinho. Ele não conseguiu dar aquele passe de qualidade que costuma dar - explicou Mano Menezes.
O treinador reconheceu que a entrada de Ganso no lugar do jogador do Flamengo deu mais fluidez ao meio de campo da equipe.
- O Ganso entrou bem e o crescimento no setor aconteceu porque a bola passou a ter continuidade naquele setor. Nem sempre é possível colocar alguém na cara do gol. O sistema de jogo do adversário não permite isso - justificou o comandante.
Outro que também teve atuação abaixo do esperado foi o zagueiro David Luiz. O jogador perdeu a bola no primeiro gol da Bósnia.
- O David Luiz teve uma atuação abaixo de David Luiz. Tivemos uma conversa pós-jogo e disse que o erro faz parte da vida de um jogador. Você não pode deixar que isso interfira na sequência da partida - argumentou Mano.

Com 92% dos votos, Rafa é eliminado do BBB12

Rafa levou 92% dos votos e foi o sétimo eliminado da casa do BBB12. Esse número fez o brother ser o segundo mais rejeitado de todas as edições do programa.
Na despedida, Renata e Monique choraram muito. Já Fabiana disse para Yuri que ele só ficou porque está evoluindo.
Rafa se despediu de Yuri e Renata. (Reprodução)
Fora da casa, Bial perguntou ao brother se ele irá esperar a Renata e ele respondeu que 'sim'.
"Eu vou cuidar de vocês duas, eu sou super, lembra?", falou Yuri para Renata e Monique, que não conseguem parar de chorar. Na cozinha, Jonas comentou com Fael e Monique que o carioca fará falta.
Acompanhe a cobertura completa de tudo o que rola na casa mais vigiada do Brasil aqui no

Dois mil ficam de fora da convocação do Estado

Publicação: 29 de Fevereiro de 2012 às 00:00 P/CA
A secretaria estadual de Educação, Betânia Ramalho, informou que dos 2.900 professores aprovados no concurso público, serão chamados imediatamente 900 concursados para substituírem os estagiários que ocupam cargos de servidores efetivos do magistério.

Betânia Ramalho disse que, posteriormente, serão chamados os concursados que vão substituir os professores contratados em caráter temporário. A lista de homologação publicada na edição de ontem do "Diário Oficial do Estado", é de candidatos para o "suporte pedagógico" nas mais de 699 escolas da rede no RN.

Segundo a secretária, inicialmente serão preenchidas as vagas para suprir "as necessidades emergenciais" nos polos I e II de Natal; polo III, em Caicó; polo IV, em  Mossoró e polo V,  Pau dos Ferros.

Com a homologação do resultado final do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento dos cargos efetivos de professor e especialista de educação, os candidatos terão 30 dias contados, a partir da data da nomeação, período no qual está incluído o prazo para obtenção do atestado de saúde ocupacional.

Os requisitos para a contratação são a apresentação dos documentos originais e com cópias autenticadas como prova de conclusão de curso de habilitação para o cargo, mediante a apresentação do respectivo diploma, ou de documento oficial da instituição de ensino superior que ateste a conclusão do curso pelo candidato, acompanhado de protocolo de requerimento de expedição do Diploma e Histórico Escolar. A lista de toda a documentação está disponível na página da Secretaria  de Educação.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Veja dicas sobre como responder às perguntas de entrevistas de emprego

Marta Cavallini Do G1, em São Paulo para CA
      A entrevista é a etapa decisiva para quem está procurando emprego. Por isso, é a mais temida dos candidatos. De acordo com especialistas, não há respostas prontas para as perguntas, pois vai depender do que a empresa busca no profissional, e isso inclui características não apenas técnicas, mas principalmente comportamentais. Há quatro meses procurando emprego, o analista de marketing Leonardo Marchetti já passou por seis entrevistas desde outubro do ano passado. Marchetti acha que muitas perguntas são subjetivas e causam dúvidas na hora de responder.

“Algumas como ‘Qual a posição você acha que mais adequada ao seu perfil, ‘Quais são seus pontos fortes e onde você enxerga chances de desenvolvimento’ e a clássica ‘O que você almeja para os próximos cinco anos’ eu não sei se respondo falando de mim, de coisas mais técnicas do trabalho ou de tudo junto”.

Leonardo Marchetti (Foto: Arquivo pessoal)

O analista de marketing Leonardo Marchetti passa boa parte do dia se cadastrando em sites de empregos

O analista de marketing ficou cinco meses na Austrália fazendo intercâmbio, e ele conta que em todas as entrevistas teve de dizer por que estava há tanto tempo sem emprego. De acordo com ele, além das perguntas técnicas sobre a experiência, outras perguntas se repetem em todas as entrevistas como "O que você pretende trazer para a empresa se for contratado" ou "Onde você se vê daqui a cinco anos". “Você não conhece a empresa por dentro ainda, não sabe se o que está falando pode ser um absurdo. As coisas acontecem tão rápido e tão de repente que cinco anos é um tempo longínquo. Acredito que são perguntas desatualizadas que não provam muito a capacidade do candidato para a vaga”, diz.
Para Marchetti, muitas questões tentam desvendar a personalidade de um modo forçado. “Acredito que muita gente vai a entrevistas com respostas já pensadas, para falar aquilo que o recrutador está querendo escutar, e isso tira a chance de muitos que são até mais capazes na função, mas não têm esse jogo de cintura para respostas prontas.”


(Veja no vídeo ao lado dicas em reportagem do Jornal Hoje sobre comportamento na entrevista).Rudney Pereira Junior, gerente de projetos do Grupo Foco, acha que a entrevista ideal é aquela que pede para o candidato dar exemplos de como se comporta em certas situações. “Eu vou conseguir saber os pontos fortes e fracos através das perguntas sobre comportamento”, afirma.

Pereira Junior diz que não dá para escapar de clichês como criativo, dinâmico, ansioso, flexível nas respostas para perguntas que pedem para o candidato falar dele mesmo. Mas ele alerta que se optar por algumas dessas palavras, é recomendado citar uma situação em que uma dessas características predominou. “Até quando for falar que é ansioso cita o exemplo, isso pode ser visto como qualidade”, diz.

“Ao responder questões como "Onde você se vê em cinco anos ou dez anos", não pode dizer que quer ser dono de uma empresa. Por que a empresa vai contratar alguém que não quer ficar no emprego? Nem que quer ficar no mesmo lugar porque dá a ideia de ser estagnado”.

Sobre o motivo da saída do emprego anterior, Pereira Junior diz que não é preciso mentir, pode até falar de problema de relacionamento com o chefe, mas sem se aprofundar. E sobre o motivo de querer sair da empresa atual? “Pode dizer que não está mais aprendendo na função, que quer assumir mais responsabilidades e ter mais oportunidades de crescer”.

E se o recrutador perguntar o porquê de ter ficado muito tempo sem emprego, Pereira recomenda sinceridade na resposta. “Pode dizer que estudou, que viajou, que cuidou da empresa da família e que passou por algumas seleções que não deram certo”.

O gerente de projetos diz que o entrevistado tem o direito de perguntar se tiver dúvida. “Pode questionar, por exemplo, se o recrutador quer que ele aborde o aspecto pessoal ou profissional na resposta”, diz.

O G1 reuniu algumas perguntas que são comuns em entrevistas de emprego e pediu para o coach Roberto Recinella, para a gerente da área de expertise sales & marketing da Hays, Amanda Oliveira, e para Renato Grinberg, diretor-geral da Trabalhando.com, darem orientações sobre as respostas. Veja abaixo.

QUAIS SÃO OS SEUS PONTOS FORTES?
Roberto Recinella: Fale a verdade e tenha exemplos de situações em que pôde usá-los. Lembre-se de que cada função exige um ponto forte, então se você está se candidatando ao posto de auxiliar de escritório, liderança não é um diferencial, já disciplina, sim. Não aja como “papagaio de pirata” tentando dizer o que o entrevistador quer ouvir.

Danielle Mendonça: Foque sua resposta em características profissionais e evite cair em clichês como liderança e trabalho em equipe. Diga sempre a verdade e cite como projetos realizados e situações para expor as características. Se você citar como ponto forte a capacidade de tomar decisões rápidas, conte alguma situação em que tinha um grave problema e que, com poucas informações e pouco tempo (sempre definindo e detalhando qual eram essas informações e tempo), você tomou determinada decisão. Importante contar como foi esse processo de tomada de decisão e os resultados.

Renato Grinberg: Seja objetivo e fale o que realmente acredita que você tem como qualidade. Alongar-se demais pode demonstrar um excesso de autoestima ou prepotência.

QUAIS SÃO OS SEUS PONTOS FRACOS?
Roberto Recinella: Diga a verdade e exemplifique reforçando quais ações que você está tomando para melhorar os pontos fracos. Por exemplo: não domino inglês, mas estou fazendo um curso X ou não sou formada, mas já estou cursando a faculdade Y, estou me aperfeiçoando na área de vendas fazendo um curso em gestão comercial.

Danielle Mendonça: Os exemplos devem ser sobre ações que têm sido feitas para melhorar os pontos fracos. Se citar como ponto fraco ser impaciente, conte uma situação em que isso ocorreu, os impactos negativos que foram causados, o que fez você tomar consciência dessa fragilidade e o que está fazendo para melhorar.

Renato Grinberg: Nesse caso, seja direto e sucinto – tudo que disser pode contar pontos negativos, mas não adianta esconder uma deficiência que mais cedo ou mais tarde aparecerá.

QUAL É O SEU MAIOR DEFEITO?
Roberto Recinella: Perfeccionista ou muito sincero não são defeitos. Já dificuldade em trabalhar em equipe, inflexibilidade, mau humor são defeitos. Todos têm defeitos, ter ciência de quais são e como lidamos com eles é o que faz a diferença.

Danielle Mendonça: Os exemplos a serem dados devem ser sobre ações que têm sido feitas para melhorar os defeitos.

Renato Grinberg: Clichês como “muito organizado ou perfeccionista” não pegam bem. Diga coisas que você acredita que tenha como defeitos, mas que não o atrapalhariam na contratação como ser ansioso, por exemplo.
FALE UM POUCO DE VOCÊ.
Roberto Recinella: Fale da sua experiência de vida, viagens, empregos e projetos anteriores. Caso tenha se destacado em alguma área fora da profissional, por exemplo, musical ou esportiva, pode citar.

Danielle Mendonça: Conte sua experiência de maneira resumida. Aqui é importante achar um ponto de equilíbrio entre ser prolixo e superficial. Descreva suas funções, responsabilidades, projetos realizados, resultados obtidos, desafios e os porquês das mudanças. Não é necessário voltar até a época de faculdade, a não ser que seja questionado, que seja uma entrevista para o primeiro emprego ou um curso muito diferente de sua profissão.

Renato Grinberg: Seja generalista, não se aprofunde ou fale demais sobre você mesmo. Diga coisas leves e sempre positivas, mas seja sucinto.

ONDE VOCÊ SE VÊ DAQUI CINCO ANOS? E DAQUI DEZ ANOS?
Roberto Recinella: Resista a responder “em seu lugar ou CEO da empresa”. Prefira ser genérico, dizendo que espera ser uma pessoa feliz que enfrentou diversos desafios, fez diversos cursos, aprimorou sua formação e que através de suas competências e comprometimento conseguiu contribuir com os objetivos da empresa.

Danielle Mendonça: Seja realista e sincero, entenda a estrutura da empresa antes de dizer algo. Por exemplo: não é possível querer ser diretor em uma companhia que não possui o cargo. Faça uma autoavaliação e analise se suas pretensões são viáveis. Pode tanto falar de planos pessoais como profissionais, desde que sejam coerentes entre si. Por exemplo, não fale que quer crescer rápido profissionalmente, mas também ter qualidade de vida.

Renato Grinberg: Fale de possibilidades concretas em relação ao seu trabalho. Foque em o que você quer estar fazendo e não no tipo de cargo.

POR QUE VOCÊ QUER DEIXAR SUA EMPRESA ATUAL?
Roberto Recinella: Diga que deseja mudar de ramo porque não está satisfeito naquele em que está atuando ou que está à procura de novas oportunidades de crescimento, por exemplo. Nunca cite salário nem insatisfação com a chefia.

Danielle Mendonça: Tome cuidado para não expor pessoas e situações sem necessidade. Isso demonstra imaturidade. Foque mais na sua carreira, nos seus objetivos e como esse novo desafio pode ajudar a alcançá-los.

Renato Grinberg: Nunca fale mal das pessoas com quem trabalha ou do chefe. Isso pega mal. Se esse for o caso, diga que não está satisfeito com o ambiente do local em que está trabalhando e dê algum exemplo.

POR QUE VOCÊ SAIU DA EMPRESA?
Roberto Recinella: Fale que está em busca de novos desafios e que quer mudar de ramo de atuação.

Danielle Mendonça: Seja sempre coerente e analise sempre os dois lados da história: o seu e o da empresa que você deixou. O mais indicado é sempre focar nos seus objetivos de carreira, as mudanças devem estar alinhadas com eles.

Renato Grinberg: Tudo vai depender do motivo real da mudança e lembre-se, que se mentir, na hora de pedir referências suas, o entrevistador vai descobrir a verdade, mas não fale mal da empresa. Procure o melhor ângulo do que realmente aconteceu.

FALE DO SEU EMPREGO ANTERIOR.
Roberto Recinella: Fale de suas conquistas, dos bons momentos, dos desafios que enfrentaram juntos, dos bons colegas, tentando sempre exemplificar as conquistas com fatos e histórias.

Danielle Mendonça: Explique suas funções, responsabilidades, projetos realizados, resultados obtidos e desafios.

Renato Grinberg: Não aproveite esse momento para desabafar. Falar que estava acumulando funções, que estava cansado de tantas atribuições, etc. Não fale mal da empresa ou do ex-chefe, foque nos pontos positivos da sua última experiência.

POR QUE HOUVE UMA LACUNA NO SEU EMPREGO ENTRE ESSE PERÍODO?
Roberto Recinella: Pode dizer que estava se aperfeiçoando, que precisou da pausa para criar seu filho, que cuidou de um familiar que estava doente, por exemplo, desde que as opções sejam verdade. Caso não, diga que está retornando ao mercado depois de um período de reflexão sobre o rumo que deveria dar à sua carreira ou que ainda não tinha encontrado o cargo que almejava compatível com suas competências.

Danielle Mendonça: Seja sincero, explique por que ficou fora do mercado por um tempo ou as dificuldades de se recolocar. Se ficou sem trabalhar para fazer cursos na área ou fora da área de atuação ou para viajar para outros países, pode dizer, pois muitas vezes esse tipo de atitude demonstra coragem e vontade de aprender e inovar. Deixe claro como tomou essa decisão e que isso fazia parte de um plano de carreira. Por exemplo, se deixou o emprego para viajar por um ano, importante dizer que tipo de conhecimento e experiência buscava e como isso poderia ser benéfico para sua carreira.

Renato Grinberg: Mesmo que por um motivo ou outro não foi possível conseguir trabalho nesse período, seja sincero, mas mostre que você usou esse tempo de uma maneira produtiva. Fez cursos, investiu em autoconhecimento, etc.

O QUE VOCÊ PODE OFERECER QUE OUTRO CANDIDATO NÃO PODE?
Roberto Recinella: Diga que não pode responder adequadamente, já que não conhece os demais candidatos, além disso, uma competência valorizada no mercado é justamente o trabalho em equipe. Você pode falar sobre as suas competências, mas nunca da falta delas nas outras pessoas.

Danielle Mendonça: Analise bem os pré-requisitos da posição e faça uma relação com seus pontos fortes, principalmente aqueles que já foram reconhecidos por gestores anteriores. Se você sabe que a posição busca alguém para gerenciar um grande projeto de reestruturação, conte uma experiência em que já liderou um projeto parecido, ou equipes em transformação, ou como fez parte de uma empresa que estava passando por uma grande mudança. Explique como foi essa experiência e quais ações suas agregaram positivamente.

Renato Grinberg: Essa pergunta tem a ver com autoconhecimento e conhecimento do cargo e empresa. Busque o que você tem de melhor para oferecer que seja relevante para aquele cargo/empresa.

CITE TRÊS COISAS QUE SEU EX-GERENTE QUERIA QUE VOCÊ MELHORASSE.
Roberto Recinella: Pode dizer algo do tipo: "O meu ex-gerente eu não sei, mas eu acho que devo melhorar..." Isso demonstra autoconhecimento e proatividade. Seja honesto e demonstre o que você está fazendo para melhorar as coisas citadas.

Danielle Mendonça: Diga a verdade, mas traga também exemplos de atitudes recentes para melhorar.

Renato Grinberg: Seja coerente com o que você acha que tem que melhorar, mas que obviamente não eliminariam você daquela função. Por exemplo, se a função é analista financeiro e você disser que tem dificuldades com números, não será contratado.

Qual seu objetivo na empresa?
Roberto Recinella: Pode dizer que pretende se empenhar ao máximo, superar desafios e auxiliar a empresa a atingir os resultados desejados e, se for reconhecido, crescer conforme as oportunidades oferecidas.

Danielle Mendonça: Se seu objetivo é crescer profissionalmente, mencione como você imagina que essa posição pode lhe proporcionar conhecimento, exposição, desafios e, assim, alavancar seu crescimento.

Renato Grinberg: Fale que quer contribuir para o crescimento da empresa, sempre trabalhando em equipe e também aprender novas coisas, se desenvolver e evoluir profissionalmente.

POR QUE A NOSSA EMPRESA DEVE TE CONTRATAR?
Roberto Recinella: Não fale que precisa aprender uma nova função, pois a empresa não é uma instituição de caridade ou uma escola. O melhor caminho é falar sobre seu comprometimento e citar situações em que você fez a diferença em cargos anteriores , os aprendizados e como deseja aplicá-los na empresa.

Renato Grinberg: Diga que está apto a atender às demandas e expectativas da empresa e dê alguns exemplos do que você acha que são essas expectativas.

QUAL O TIPO DE POSIÇÃO VOCÊ ACREDITA SER MAIS ADEQUADA AO SEU PERFIL?
Roberto Recinella: Diga que pode ser qualquer posição que possa fazer a diferença utilizando as competências da melhor forma. Cite resumidamente essas competências e em quais áreas elas seriam melhor utilizadas, como vendas, marketing , logística, administrativo, controladoria, etc. Aproveite a chance para recapitular e reforçar algumas de suas contribuições em empresas anteriores.

Renato Grinberg: Fale sobre liderança e motivação, mas não se esqueça de manter os pés no chão, tenha noção de quais as funções você pode desempenhar de acordo com sua experiência profissional.

O QUE VOCÊ ALMEJA NA SUA CARREIRA PROFISSIONAL?
Roberto Recinella: Diga algo na linha: ser um profissional reconhecido pelas minhas habilidades em gerar resultados sem que para isso eu precise desrespeitar normas e pessoas, além disso, ser capaz de reconhecer novas oportunidades que apareçam em minha trajetória profissional.

Danielle Mendonça
: Mencione aspectos de aprendizado profissional como conhecimentos específicos, participação em algum projeto, gerenciamento de equipe pela primeira vez; e de aprendizado pessoal, como lidar com pessoas diferentes de você, vencer grandes desafios, etc.
Renato Grinberg
: Pode dizer que quer se desenvolver profissionalmente e alcançar cargos cada vez mais relevantes na empresa, ou seja, ser capaz de cada vez mais agregar valor à sua função.
QUE TIPOS DE FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES VOCÊ APRECIA NO TRABALHO?
Roberto Recinella: Sugiro algo como aquelas que me desafiem, mesmo sabendo que muitas vezes terei que realizar muitas tarefas entediantes e rotineiras que são igualmente importantes para o sucesso do meu trabalho, mas algumas tarefas me encantam como finanças, vendas , logística, etc.

Renato Grinberg: Seja sincero e diga o que mais aprecia profissionalmente, mas sempre prestando atenção no perfil da vaga à qual você está concorrendo. Nunca diga: odeio falar ao telefone para uma vaga de vendas, por exemplo.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS E ELEMENTOS DO SEU TRABALHO QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTES?
Roberto Recinella: Trabalho em equipe, a soma do trabalho de todos que faz a empresa ser bem-sucedida e alcançar seus objetivos. Ter humildade de reconhecer quando preciso de ajuda para realizar uma tarefa e assim aprender como realizá-la. Proatividade para apresentar soluções e melhorar procedimentos e resultados.

Renato Grinberg
: Fale o que realmente você acha que é relevante para aquela função.

QUAL É A COISA MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊ APRENDEU NOS ÚLTIMOS ANOS?
Roberto Recinella: Pode dizer que não sabe tudo ou nem sempre tem razão, que existem muitas pessoas que possuem habilidades e conhecimentos diferentes dos seus, proporcionando a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional. Pode dizer ainda que a entrevista, independente de você ser selecionado ou não, já está proporcionando um aprendizado.

Danielle Mendonça
: Busque algum exemplo de aprendizado que seja um pré-requisito para essa posição e que possa ser utilizado pelo gestor. Exemplo: se um dos pré-requisitos é gestão de equipe, conte algum desafio que teve com sua equipe anterior.

Renato Grinberg: Fale sobre coisas profissionais que você realmente tenha aprendido e que sejam importantes para a nova função que você deseja assumir.

COMENTE UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ BUSCOU UMA NOVA RESPONSABILIDADE QUE DESAFIADA SUAS HABILIDADES.
Roberto Recinella: Sempre é aconselhável que antes de qualquer entrevista você revise seu arquivo mental de histórias e experiências profissionais, tanto as bem como as mal sucedidas. Nessa hora você deve acessá-las e comentar o acontecimento com objetividade, através da exposição de fatos e não de sentimentos.

Danielle Mendonça
: Busque algum exemplo de aprendizado que seja um pré-requisito para essa posição. Se você sabe que um dos pré-requisitos é gestão de equipe, e citou que um dos seus pontos fracos é impaciência, conte como alguém da sua equipe anterior o ajudou a melhorar essa característica.
Renato Grinberg
: Comente algo que tenha realmente acontecido, não minta, sempre explorando seus pontos fortes.
COMENTE UMA OCASIÃO NA QUAL VOCÊ TROUXE UMA NOVA E CRIATIVA IDEIA QUE IMPACTAVA A PERFORMANCE DE SUA EQUIPE.
Roberto Recinella: Se isso aconteceu mesmo, conte com detalhes de fatos, caso não tenha nada para dizer, não se preocupe, isso é o que geralmente acontece. Responda honestamente que você ainda não teve essa ocasião, mas isso não impede que ocorra a qualquer momento. Apenas não minta ou discorra sobre uma ideia esdrúxula ou comum só para poder responder.

Danielle Mendonça
: Se você sabe que um dos pré-requisitos é liderar um projeto de mudança ou reestruturação, conte exemplos em que, de forma diferente de tudo o que já havia sido feito, motivou e treinou sua equipe, e que assim eles se tornaram agentes de mudança na empresa, influenciando outras áreas.
VOCÊ SE SENTE PRONTO PARA MUDAR DE UMA FUNÇÃO PARA OUTRA?
Roberto Recinella: Se responder que sim, diga que desde que seja um desafio e contribua para a carreira e com isso possa contribuir com a empresa em sua estratégia de crescimento. Mas fale isso só se realmente pensar assim.

Danielle Mendonça: Foque sua resposta em 3 pontos: experiências prévias com exemplos de sucesso que o qualifica para a função, desejo de aprendizado e desenvolvimento nos pré- requisitos que você não possui e alinhamento entre essa função e seus objetivos profissionais.

Renato Grinberg: Diga que sim, e forneça um exemplo de flexibilidade. Por exemplo, um projeto que você realizou ou contribuiu e que teoricamente não era sua função na empresa.

VOCÊ SE SENTE PRONTO PARA MUDAR DE PAÍS OU ESTADO?
Roberto Recinella: Pode dizer que depende do estado, do país e das condições para a família quanto ao acesso e qualidade dos serviços de educação e saúde. Mas não deixe claro que não pode tomar nenhuma decisão sem antes falar com a sua família. O fato de você estar interessado em uma empresa ou determinado cargo não significa que deva “vender a alma” para conquistá-lo. Ouça seu coração. Mudanças devem ser pensadas e planejadas.

Danielle Mendonça: Não faz sentido buscar posições globais ou que tenham muito contato com outros países se o profissional não tem disponibilidade para viagens.

Renato Grinberg: Só responda positivamente se for verdade e se isso fizer sentido para você. Falar que sim e depois voltar atrás é um tiro no pé.

NO QUE OS CANDIDATOS DEVEM PENSAR ANTES DE DAR AS RESPOSTAS? SEMPRE NO LADO PESSOAL, PROFISSIONAL OU NOS DOIS?
Roberto Recinella: Nos dois. O candidato deve aliar sua trajetória profissional com a sua qualidade de vida. É um ser humano que tem vida pessoal e profissional e por isso deve responder pensando em sua experiência de vida como um todo.

Danielle Mendonça:
Ambos. O importante é manter a coerência, tanto o lado profissional quanto o pessoal devem estar alinhados.

Renato Grinberg: Trata-se de uma entrevista de emprego, portanto, as respostas devem ser profissionais, não pessoais.

Pesquisas afetadas por fogo na Antártica estudavam clima

Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo / CA
Ainda é cedo para avaliar com precisão os danos que o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz provocou para as pesquisas brasileiras na área, segundo os cientistas que trabalhavam no local ouvidos pelo G1. No último sábado (25), o acidente matou dois militares e feriu um. Os sobreviventes tiveram que ser retirados às pressas e levados para Punta Arenas, no Chile.
Segundo os pesquisadores, ainda não se sabe o total das perdas. Uma reunião na próxima semana vai tentar levantar o quadro completo do que foi perdido e do que vai poder ser retomado.
Parte dos computadores da base foi destruída pelo fogo, mas muitos dados podem ser recuperados nos aparelhos pessoais que os cientistas mantinham no local e conseguiram resgatar a tempo.
A maioria das pesquisas, porém, depende de amostras que são coletadas na Antártica e analisadas no Brasil. Alguns cientistas já tinham enviado parte dessas amostras de volta, mas outros não. As que ficaram na base devem ser perdidas, mesmo as que não foram atingidas diretamente pelo fogo – os laboratórios de meteorologia, de química e de estudo da alta atmosfera ficam em outro prédio, mas as amostras são mantidas em temperaturas condicionadas dentro de geladeiras, que vão parar de funcionar devido à falta de energia.
INCT-APA
Dos 30 pesquisadores que estavam na base, 26 estão vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA). Todos eles tinham o retorno previsto para o início de março. O projeto reúne especialistas de diversas áreas e instituições de todo o País, com o objetivo de estudar o ambiente antártico.

O INCT-APA possui quatro linhas de pesquisa – chamadas de “áreas temáticas” –, e cada uma dela tem atividades separadas que podem ter sido afetadas pelo incêndio em diferentes graus. Nem todas essas atividades estavam sendo conduzidas no momento do acidente, logo há estudos que poderão ser continuados normalmente. 
Estação Antártica Comandante Ferraz, em 2011 (Foto: LPP/Ufes)
Estação Antártica Comandante Ferraz, em 2011.

A área temática mais afetada foi a “Ambiente Marinho”, que tinha 15 pesquisadores no local. O objetivo dessa linha de pesquisa é estudar os efeitos do impacto ambiental – seja natural ou provocado pelo homem – nos organismos marinhos e identificar novas espécies. Isso abrange desde os pequenos seres que formam o plâncton até peixes e mamíferos do mar.
Seis cientistas pertencem à área temática “Ambiente Terrestre”. Essa área pesquisa as alterações sofridas pelas espécies vegetais da região e analisa o comportamento das populações de aves. Esses estudos também dizem respeito às mudanças ambientais do planeta.
Um pesquisador é da área “Gestão Ambiental”, setor que cria e opera projetos para preservação ambiental da própria região antártica.
A área temática “Atmosfera” tem como objetivo monitorar frentes frias, colaborar com a previsão do tempo no Brasil, estudar o efeito estufa na Antártica e alterações químicas da atmosfera, como o buraco da camada de ozônio, como o buraco na camada de ozônio. Quatro pesquisadores desse grupo estavam na estação.
Inpe
A "Atmosfera" é coordenada por Neusa Paes Leme, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O instituto tinha ainda dois funcionários presentes no local.

Nesta segunda-feira (27), o Inpe divulgou nota oficial sobre suas perdas no incêndio. No texto, informa que seus laboratórios não foram atingidos, mas ainda não estão devidamente protegidos para o inverno. Os pesquisadores avaliam retornar para evitar danos aos aparelhos.
O Inpe tem ainda mais dois projetos no local, realizados em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras.
Bioincrustação
O projeto “Bioincrustação”, do Instituto Almirante Paulo Moreira, que pertence à Marinha, tinha três pesquisadores no local. Ainda não foi feita uma avaliação dos prejuízos desse projeto.

O objetivo dessa pesquisa é estudar organismos marinhos para obter substâncias anti-incrustantes. Essas substâncias são usadas na tinta de navios e plataformas, pois têm a propriedade de evitar o acúmulo de organismos marinhos nos cascos. Tintas anti-incrustantes são, portanto, menos agressivas ao meio ambiente.
Pinguins e Skuas
O projeto “Pinguins e Skuas” é coordenado por João Paulo Machado Torres, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estava na base no momento do acidente. Seu objetivo é estudar o estresse sofrido por pinguins e skuas – a skua é um tipo de ave local – devido aos micropoluentes.

Parte das amostras colhidas nesse verão será levada para o Brasil por um navio da Marinha que está dando apoio aos militares que ficaram na estação. Porém, a maioria dos dados, inclusive os mais recentes, foi perdida.
Criosfera
Outro projeto importante do Brasil na Antártida é o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia da
Criosfera. Esse projeto não foi afetado em nada, pois está estabelecido longe da estação, em um módulo que foi posicionado perto do Polo Sul, à latitude de 84 graus sul – a Estação Comandante Ferraz fica a 62 graus.
“O projeto antártico vai além”, afirmou o coordenador Jefferson Simões, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Nem tudo depende de Ferraz”. Segundo ele, é possível fazer pesquisas em navios em caráter emergencial.
Esse projeto coleta informações sobre a mudança do clima e a meteorologia, além de investigar a presença de poluentes do ar na região.

Pesquisadores criticam recursos para combate ao fogo na Antártica

Do G1, com informações do Jornal Nacional /CA
 
Pesquisadores que estiveram na Estação Comandante Ferraz, na Antártica, atingida no último sábado por um incêndio que matou dois militares da Marinha, criticaram as instalações e os equipamentos de combate ao fogo da unidade. Um alerta semelhante tinha sido dado por inspetores de outros países sete anos atrás.
Mas nem todo o dinheiro destinado ao programa antártico brasileiro foi aplicado. O site Contas Abertas fez um levantamento sobre o dinheiro destinado ao programa antártico brasileiro nos últimos 11 anos.
Nesse período, o programa teve autorização para gastar R$ 145 milhões, mas só gastou, de fato, menos de R$ 115 milhões - deixou de aplicar R$ 30 milhões.
A partir de 2006, os recursos para o o programa aumentaram, mas por causa das emendas de parlamentares. Em 2009, por exemplo, o governo havia destinado R$ 8 milhões. As emendas acrescentaram mais R$ 19 milhões, e o total foi para R$ 27 milhões.
saiba mais
O orçamento deste ano é o menor desde 2006: R$ 11,8 milhões, que não serão suficientes para a reconstrução da estação, praticamente destruída no incêndio.
Problemas na estação já tinham sido apontados, em 2005, num relatório feito por inspetores do tratado internacional que regula a presença dos países na Antártica.
O relatório diz que a estação começa a mostrar sinais de velhice e recomenda uma revisão dos equipamentos de combate a incêndio com urgência. O Brasil respondeu dizendo que já tinha um plano para substituir os extintores e mangueiras e atualizar todo o sistema de combate a incêndio.
O pesquisador Patrick Simões Dias, que estava na estação na hora do incêndio, reclama da falta e do mau funcionamento dos equipamentos para combater o fogo. "Não tinha equipamento de proteção de respiração, não tinha equipamento de resistência ao fogo mesmo, macacões próprios, luvas próprias para todo mundo."
O professor Alexandre Lerípio, especialista em gestão ambiental, esteve várias vezes na estação brasileira e informou a Marinha e o Ministério do Meio Ambiente sobre riscos no local.
"A nossa estação era constituída por um único grande conglomerado de módulos que constituiam uma única edificação [...]. Nessa mesma única instalação estava a praça de máquinas com combustíveis, enfim, com chamadas fontes de ignição", afirmou.
O antropólogo Luis Guilherme Resende de Assis, da Universidade de Brasília (UnB), passou cinco meses na estação em 2010 e diz que há preocupação com a manutenção do local.
"Há um esforço de manutenção permanenete. Não há pessoas na Antártica, na Estação Comandante Ferraz que de certa forma não se envolva obrigatoriamente com os trabalhos de manutenção
A reconstrução da estação brasileira na Antártica ainda deve demorar. Provavelmente, terá que esperar até outubro, quando começa o verão no continente gelado.

Em nota, a Marinha informou que modernizou o sistema de monitoramento e alarme de incêndio e que fez uma série de melhorias na estação. Para a Marinha, o acidente não ocorreu em razão de falta de investimentos na estação.

Seleção perde para Michel Teló em noticiário dos jornais de St. Gallen

Por Márcio Iannacca Direto de St. Gallen, na Suíça para o CA

Parte da delegação da Seleção Brasileira já está em St. Gallen, na Suíça. Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Mano Menezes... Porém, o noticiário dos jornais locais deu pouco destaque ao amistoso entre o time canarinho e a Bósnia, na próxima terça-feira, às 16h (de Brasília). O brasileiro com maior espaço era o cantor Michel Teló, que fará um show em Zurique, no dia 6 de março.
jornal Michel Telo jogo Seleção (Foto: Márcio Iannacca / GLOBOESPORTE.COM)
Show de Teló é destaque em jornal suíço nesta segunda (Foto: Márcio Iannacca /

O jornal “20 Minutes” de St. Gallen dá amplo espaço para o show e anuncia uma promoção de um shopping, que dará ingressos para a apresentação do artista brasileiro, que canta os hits “Ai se eu te pego” e “Fugidinha”. Muito se deve também ao horário em que os jogadores que atuam no futebol brasileiro desembarcaram na cidade suíça.

Nesta segunda-feira, os atletas que atuam no exterior se apresentam ao técnico Mano Menezes. Na parte da tarde, o comandante realizará um treino, às 16h (de Brasília), na AFG Arena, local do confronto diante da Bósnia.

A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o duelo em Tempo Real.
 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cobra venenosa é encontrada presa em lata de refrigerante na Austrália

Do G1, em São Paulo p/CA
Considerada uma das dez mais perigosas do mundo, uma cobra-tigre foi encontrada presa em uma lata de refrigerante em Thurgoona, na Austrália, segundo o jornal "Border Mail". Devido ao poder do veneno, uma pessoa picada por essa espécie pode
morrer em apenas 30 minutos.
Cobra foi encontrada presa em uma lata de refrigerante. (Foto: Reprodução)
Cobra foi encontrada presa em uma lata de refrigerante. (Foto: Reprodução)
Veneno da cobra-tigre pode matar em 30 minutos. (Foto: Reprodução)
Veneno da cobra-tigre pode matar em 30 minutos. (Foto: Reprodução)

Cruzeiro com mais de mil a bordo está à deriva no Oceano Índico

Do G1, com agências internacionais p/CA



Um navio de cruzeiro da empresa Costa Crociere, com mais de mil pessoas a bordo, está à deriva no Oceano Índico, próximo às Ilhas Seychelles, após um incêndio na casa das máquinas, informou nesta segunda-feira (27) a empresa em um comunicado.
O navio "Costa Allegra" vinha de Madagáscar com 627 passageiros e 413 tripulantes a bordo, segundo a companhia.
O comandante afirmou que todos estão bem e pediu às autoridades que dirijam as operações de socorro.
A companhia afirmou que o incêndio foi extinto e não se espalhou para nenhuma outra parte do barco.
Entre os passageiros há dois brasileiros, um uruguaio, 15 espanhóis, 135 italianos, 127 franceses e 97 austríacos, revelou a Costa Crociere.
Segundo Moretti, diretor de operações marítimas da Costa Cruzeiro, o navio utiliza atualmente baterias de emergência para as operações estritamente necessárias.
As hélices, o ar refrigerado e a cozinha estão paralisados.
Mapa Madagáscar (Foto: Arte/G1)

O comandante Moretti garantiu que "a situação é tranquila" e que um helicóptero levará na manhã de terça-feira (28) alimentos frescos para o navio.
Nove militares italianos, especializados no combate à pirataria, estão a bordo do "Costa Allegra" para evitar eventuais ataques e o navio não corre o risco de encalhar, garantiu Moretti.
Vários navios mercantes que estavam na região, a cerca de 200 milhas marítimas a sudoeste de Seychelles, deram o primeiro socorro, segundo a companhia.
Os passageiros foram informados sobre a situação e estão agrupados em pontos apropriados para isso dentro do navio.
A Guarda Costeira da Itália, que está acompanhando a situação, informou que o barco tem meios de se comunicar, mas não tem "força de propulsão" para seguir viagem.
A empresa é a mesma dona do cruzeiro de luxo Costa Concordia, que naufragou em 13 de janeiro próximo à ilha de Giglio, na costa italiana, matando 32 pessoas e gerando polêmica sobre as responsabilidades no acidente.
O Costa Allegra no porto italiano de Gênova em foto não datada (Foto: AP)O Costa Allegra no porto italiano de Gênova em foto não datada (Foto: AP)

Proposta da Lei Geral da Copa prevê meia-entrada só para idoso

Novo relatório da Lei Geral da Copa, protocolado na tarde desta segunda-feira (24) na comissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar a proposta, prevê meia-entrada apenas para idosos e 300 mil ingressos populares para estudantes e beneficiários de programas de transferência de renda.
O texto, do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), será votado nesta terça (28) na comissão especial. Se aprovado, segue para votação do plenário da Câmara. Depois, ainda passa por análise do Senado Federal.
Pessoas com mais de 60 anos também estão incluídas entre os beneficiários da chamada "categoria 4", de ingressos baratos (previstos para serem vendidos a US$ 25, cerca de R$ 43, na cotação atual), mas não poderão pagar metade se optarem por essa modalidade de entrada. A Copa do Mundo terá quatro categorias de ingressos, sendo que a "categoria 1" será a mais cara.
O novo texto da Lei Geral da Copa estabelece que a Fifa deverá sortear a quantidade mínima (300 mil) de ingressos populares "prioritariamente" entre estudantes, idosos e beneficiários de programas de transferência de renda que se candidatarem. O texto prevê a possibilidade de que mais ingressos, além dos 300 mil, sejam vendidos na "categoria 4", para qualquer pessoa. Neste caso, porém, o valor subiria para US$ 50 (cerca de R$ 85).
A proposta afasta a incidência de outras leis federais ou estaduais que estabeleçam meia-entrada. Com isso, se for aprovado o Estatuto da Juventude, que prevê meia-entrada para estudantes, a legislação não terá validade durante os jogos da Copa do Mundo. O estatuto foi aprovado neste mês na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ainda precisa passar por três comissões antes de ser apreciado em plenário.
"As disposições constantes de lei federal, estadual ou municipal referentes a descontos, gratuidades ou outras preferências aplicáveis aos ingressos ou outros tipos de entradas para atividades esportivas, artísticas ou culturais e de lazer não se aplicam aos eventos", destaca o relatório.
O relatório de Vicente Cândido diz ainda que os "ingressos para indígenas e proprietários de armas de fogo" que aderirem a campanhas de desarmamento serão "objeto de acordo" com a Fifa (Federação Internacional de Futebol).
Uma novidade no relatório do deputado petista é a exigência de venda de ingressos da categoria 4 na Copa das Confederações. "A Fifa colocará à disposição, para as partidas da Copa das Confederações de 2013, no decurso das diversas fases de venda, ao menos, 50 mil ingressos da categoria 4", diz o texto.

Bebidas
A versão mais recente do relatório do deputado Vicente Cândido mantém a previsão de venda de bebidas alcóolicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo. O texto não estende a liberação para outros campeonatos.

O Estatuto do Torcedor veta a presença nos estádios de "bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência".

De acordo com o parecer de Cândido, a "venda e o consumo de bebibas, em especial as alcoólicas, nos locais de oficiais de competição, são admitidos desde que o produto esteja acondicionado em copos de plástico, vedado o uso de qualquer outro tipo de embalagem."